O Nascimento e o Crescimento do Hip Hop

Luciano Leon

Resumo
A cultura Hip Hop iniciada nos E.U.A. nos anos 70 é uma das mais difundidas mundialmente e onde ela se estabelece obtém a mesma finalidade que tem como principal meta tirar jovens das ruas e se opor aos principais problemas sociais e cotidianos que a população mais desprovida economicamente e através desta grande diversidade artística oferecida pelo Hip Hop os componentes das classes menos favorecidas tem uma outra opção além do crime.

Palavras ? Chave: Cultura Hip Hop, Movimento Social, Arte, Luta

Abstract
"The Hip Hop culture started in the U.S. in 70 years is one of the most widespread worldwide and where it gets down the same purpose as its main goal to take people off the streets and oppose the major social problems and everyday that the people who are poorest and economicallythrough this great artistic diversity offered by Hip Hop components of the disadvantaged class has another option besides the crime."

Introdução
Este material acadêmico tem por finalidade esclarecer a população a principal finalidade deste movimento social que muitas vezes é mal interpretado, e seus adeptos por muitas vezes são sofredores de um pré-conceito constituído com uma porcentagem elevada de ignorância e por ter sua historicidade banalizada.

A História da Cultura Hip Hop
A história da Cultura Hip Hop tem raízes na Jamaica, onde na década de 40 começaram e ser realizadas festas de ruas nos bairros carentes das principais cidades da ilha, mas toda esta alegria foi abalada no início da década de 70 por uma forte crise econômica que se estabeleceu sobre a Jamaica que obrigou a um número considerável de jamaicanos migrarem para outros países da América.
Por outro lado, nos E.U.A., a população vinha demonstrando insatisfação social desde a crise de 1929, que abalou as principais potências econômicas mundiais e grande parte dos dançarinos de cabaré e músicos ficaram desempregados passando a ganhar a vida nas ruas e com grande parte dos jamaicanos que migraram foram para os E.U.A. ouve uma fusão cultural que começou a se manifestar através da arte no inicio dos anos 70 nos guetos de Nova Iorque onde a maior parte da população era negra ou mestiça, principalmente no Bronx , local onde se instalaram a maioria dos novos imigrantes.
Desde a década de 40 os americanos já enfrentavam a revolta de um grupo feminista conhecido como as ´´Black Panthers`` as Panteras Negras lutavam contra os governistas opressores, e sucessivamente contra a desigualdade feminina e racial que estava cada vez mais acentuada , mas foi só no final da década de 1970 que as manifestações populares ganharam força e ritmo no sentido literal da palavra.
O Hip Hop é um movimento Sócio-Cultural iniciado por manifestações artísticas que reivindicam a pobreza, falta de infra-estrutura, tráfico de drogas, racismo, violência, falta de espaço de lazer para as crianças e foi usado como uma forma pacífica de confrontar as formações das gangues que causavam vastos conflitos violentos e funcionavam de forma opressora dentro das próprias periferias.

Este movimento cultural e social é composto por quatro elementos fundamentais para uma batalha formal, que são: O MCing, que anima as festas com suas rimas improvisadas e usando suas letras musicais para mandar mensagens opositoras a regimes governistas ou situações cotidianas como violência policial, drogas e etc. A instrumentação dos DJs que é herança dos imigrantes caribenhos que tinham como principal manifestação popular as festas de rua com grandes aparelhagens de som ao ar livre para que todos pudessem se divertir sem distinção social, racial ou de gênero. Os B. BOYS ou breakdance que marcavam encontros nas principais esquinas de Nova Iorque para travarem uma batalha sem violência, estes dançarinos confrontavam se com passos de danças e coreografias elaboradas deixando de lado as antigas brigas sangrentas, desta vez a guerra era artística. E por fim o Grafite, arte das ruas que enfeita as grandes e pequenas cidades apagando pichações e aproveitando o espaço vago em muros e paredões para enviar mensagens de incentivo e educação aos cidadãos.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias dos jovens ligados aquele movimento social que nunca deixou de ser cultural e artístico de fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Máster Flash, Grand Wizard Theodore, Grandmixer DST (Hoje DXT), Holyood e Pete Jones, entre outros observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço.

Hip Hop no Brasil
O Hip Hop só veio a incrementar nossa cultura no ano de 1980, tendo como seu berço a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro e permanece como base primordial a cidade paulista que abrange uma enorme quantidade de manifestações sociais e culturais continuas que obtém alguns derivados como eventos esportivos nas favelas, tais como o basquete de rua, campeonato de movimentos acrobáticos e saltos, movimentos que compõe o break, que no Brasil é uma modalidade diferenciada e superior as dos norte americanos, os movimentos dos B. BOYS brasileiros são inspirados nos golpes e saltos da Capoeira, arte marcial que é genuinamente nossa, fazendo de nossos dançarinos os melhores do mundo e tem como principais pioneiros a dupla Thayde e DJ Um, e Racionais MCs, grupo conhecido como revolucionário através da agressividade de suas letras. Em 1983, os primeiros movimentos começam a ser identificados em Rio Grande, tendo como pioneiros em Rio grande DJ Lima ou Tatá, MC Piva, Paulo Jarrão, DJ Aires entre outros, tendo como local principal de seus eventos que na época era denominado como movimento Black o ginásio do Esporte Clube Onório Bicalho, que foi destruído completamente em um temporal ocorrente na cidade de Rio Grande/RS em Novembro de 2009, e o Clube Braço é Braço, hoje já inexistente. Mas o movimento Hip Hop na famosa Noiva do Mar, está mais vivo do que nunca e existe em torno de 20 grupos de Rap na cidade, assim como vários grafiteiros e dançarinos, além de ONGS que exercem seu trabalho em cima da cultura Hip Hop como podemos citar como principal exemplo o grupo Mente Sem Limite, que realiza um trabalho sócio-cultural que visa tirar jovens das ruas incluindo os nestas grande diversidade artística oferecida pelo movimento Hip Hop.