Em Deus, há uma missão específica para cada um. Em Lucas 5, Pedro tem um chamado direto, e vendo o Filho de Deus, o Salvador do mundo em ação, estremece. Reagiu assim por reconhecer em si um pobre pecador. Não merecedor do esperado Messias no seu barco. O rude pescador é chamado, temeu, e Jesus fala ao seu coração: “Não temas! Doravante serás pescador de homens.”

Após uma noite de labuta, sem ter nada apanhado, Jesus entra no barco e diz a Pedro: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. Ele responde: Nada apanhamos, mas sob tua palavra lançarei as redes.” A pesca foi abundante. A quantidade de peixes tão grande, que tiveram que chamar outro barco para socorre-los. Quase foram a pique. Foi tão maravilhoso, que esses pescadores ficaram aterrorizados. Pedro, não se achando digno de ter Jesus no seu barco, é ministrado por o “Não temas!”

O lugar onde pescavam era o lago de Genezaré. Também chamado Mar de Tiberíades. A ordem foi para pescar novamente, e no “mar alto”. Podemos ser direcionados por Deus para labutar ao longe, independente de termos nos fatigado a “noite toda”. Deus quer fazer transbordar nosso barco. Derramar seu poder e milagres em nossa vida. Nos surpreender. Isso pode nos deixar espantados por não sermos dignos, mas é Ele que nos chama e capacita.

É maravilhoso saber que Ele não só nos resgata do Império das Trevas, como nos lava e nos põe como seus pescadores. “Não temas! Doravante serás pescador de homens” O mar é o mundo, os peixes são os homens, nós somos os pregadores do Reino. Deus nos dará uma direção específica, uma palavra, sob a qual nos lançaremos em alto mar. Dará um belo barco. O material específico para cada tipo de pesca, e companheiros irmãos. Homens do mar. Temos pela frente uma pesca magnífica, com quantidade e qualidade. Chegou um tempo novo e significativo.

“E arrastando eles o barco sobre a praia, deixaram tudo e o seguiram.” O antigo barco foi abandonado. Ficou para trás a velha labuta. Vazia e fatigante. Nasceu um projeto do coração de Deus. O cobiçado peixe agora é aquele que é “sua imagem e semelhança”. Ele nos ensinará a fabulosa arte de envolver homens com cordas de amor. Essa é a grande paixão de Deus. Não temas!