Como já sabemos, os consumidores estão se tornando cada vez mais espertos e, também, sobrecarregados com as enxurradas de tentativas de vendas e mensagens de marketing que recebem. Quer saber? Eles começaram a fugir de tudo isso. Com uma infinidade de fatores contribuindo, há uma clara mudança ocorrendo: as pessoas estão se afastando das metodologias tradicionais de vendas e dando mais atenção a uma abordagem consultiva e educativa para comprar no mundo moderno.

Quem tem tempo?

O público de hoje é menos propenso a responder às técnicas de vendas tradicionais. Mas posso dizer que é um pouco difícil apontar onde essa mudança começou, mas foi certamente influenciada pelo crescimento da Internet como um meio de publicidade predominante.

Deixando a Internet de lado por um momento, percebemos que os anúncios de televisão, rádio e outdoors também têm crescido exponencialmente e avançado tecnologicamente. Para dizer a verdade, isso tudo causa uma sobrecarga de informações. E não admira que as pessoas estejam começando a tirar férias de celulares e desligando seus computadores por uma hora, um dia, ou uma semana inteira só para ficar longe dessas invasões constantes.

Sendo assim, está mais claro que nunca que as táticas tradicionais de vendas estão completamente ultrapassadas.

Hoje em dia, todo mundo tem o tempo curto, e ninguém quer gastar seus valiosos minutos ouvindo um discurso de vendas para um produto que ele sabe que não precisa. Os vendedores precisam trabalhar ainda mais para se destacar nessa multidão e chamar a atenção dos seus potenciais clientes.

As empresas de vendas que aprendem a ter uma abordagem mágica e diferenciada, e dão de presente ao seu público informações educacionais, que ajudam na tomada de decisão sobre uma compra, são capazes de ganhar a confiança e se posicionar como uma empresa que valoriza a opinião e preferência das pessoas.

Ao começar a trilhar o caminho das vendas de forma evolvente, com abordagens convincentes, e que correspondem a uma necessidade, os vendedores dão um passo gigante à frente da concorrência.