Os veículos de comunicação como, televisão, rádios, jornais, revistas e sites, constroem seus próprios meios de sustentação, através da propaganda. É ela quem move o dinheiro do mundo atual, ela publica, incentiva, proíbe, descreve e possibilita a capitalização e desenvolvimento de um país.

                São exatamente essas características da propaganda que causam algumas discussões entre especialistas. Alguns dizem que o tamanho da influência que a publicidade vem trazendo à população, é o causador das mudanças na sociedade. De fato, as mudanças foram grandes, ainda mais depois da criação da TV, pois quem nunca viu aquelas ótimas promoções de produtos e não desejou comprá-los? E quem nunca viu aqueles comerciais de lojas de Junk Food e teve aquela imensa vontade de possuir um daqueles lanches enormes por um preço acessível?

                São essas as mudanças que os especialistas criticam negativamente. Eles afirmam que em decorrência da propaganda, o número de doentes, obesos e endividados aumentou. Eles acreditam que a propaganda é algumas vezes positiva, quando trata de assuntos reais, diretos e necessários à sociedade.

                As propagandas são sempre criadas de uma forma chamativa, e procuram transparecer o máximo de suas qualidades ao público-alvo. É por isso que vemos sempre a melhor camada de comerciais, sempre são preços ótimos, produtos atuais e interessantes e nunca vemos serviços ou produtos do passado, desatualizados, caros ou antipáticos à população.

                Não podemos esquecer que se influenciadora ou não, a propaganda é importante ao povo para a atualização de ações governamentais, ou novos ideais de vida à sociedade. Ela é capaz de mudar e intervir na história mundial. É o que podemos perceber durante o Nazismo alemão. Adolf Hitler, o líder nazista, usou a propaganda para conquistar o povo da Alemanha, suas campanhas eram de extrema persuasão, e conseguiu através do principio: “Atingir a razão e não a emoção”, revoltar os alemães para o início da Segunda Guerra Mundial.

                A opinião de um internauta sobre a propaganda e o papel da mídia foi registrada: “A mídia hoje em dia tem total influencia nas nossas vidas, hoje em dia compramos muitas coisas por passarem em televisões, ou verem em propagandas visuais, ate mesmo os padrões de beleza são impostos pela mídia. Nossa vida é movida pela mídia.” Diz Breno P.

            Sendo para o bem ou para o mal, a propaganda faz sim o mundo girar. É uma parte muito importante de uma empresa ou projeto. Para não viramos consumistas ou ficarmos endividados, o correto para nós é sempre avaliar um produto ou serviço, pesquisar sobre ele, e manter o controle da mente, que é nossa.

 

Vânia S. Faleira - 2011

Email: [email protected]

São Paulo, Brasil