CONSUMO EM MODO STANDBY

Com a evolução da tecnologia hoje muitos de nós temos o conforto de aparelhos que ficam em "modo de espera" o famoso standby.
Mas muitos desconhecem o consumo do modo standby, será que existe consumo de energia, ou será que este consumo da inocente "luz vermelha" no aparelho é representativo na minha conta de energia elétrica?
SIM! Esta é a resposta para tal pergunta, o modo standby pode representar 20% em média da sua conta de energia elétrica, mas por que isso acontece?
Quando em modo de standby muito dessa energia é consumida pelas fontes que convertem corrente alternada (AC) em corrente continua (DC), assim mantendo de certa forma o eletrodoméstico com parte da sua memória ativa, seja esta para liga-lo em uma hora programada ou simplesmente para deixar o relógio digital indicando a hora ou outras funções especiais.
Após estudos que eu realizei, descobri que em média os aparelhos eletrodomésticos em modo standby como por exemplo: a televisão, micro ondas, aparelho de som, micro computadores, maquinas de lavar e secar automáticas tem um consumo em média de 1,5% de seu consumo nominal e segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o consumo pode chegar até 10% do seu consumo nominal.

Deixo aqui algumas dicas para economizar energia em sua casa:

Desligue o aparelho no botão desliga tirando ele do modo standby: filtros de linha e computadores devem ser desligados da tomada após o uso: verifique sempre no manual do aparelho na pagina da ficha técnica o consumo do mesmo em modo standby: não deixe caixas de som do micro computador ou do aparelho de som conectada a rede elétrica, retire os carregadores de celulares da tomada após carrega-los, desta forma todos estarão economizando energia elétrica e com isso preservando o meio ambiente e sua saúde finaceira.