O MODERNISMO EM MATO GROSSO

ORIGEM:

No começo do século XX houve uma série de transformações em todo o mundo nos mais variados campos da sociedade. A Europa vê o crescimento da Democracia e do capitalismo ao lado do socialismo e do comunismo. A ciência e a indústria progrediram assustadoramente. O mundo sofre o balanço de duas grandes guerras.

No campo literário aparece Marinetti com seu "Manifesto do Futurismo" pregando a era da velocidade, da agressividade e da máquina. Tentava abolira tradição acadêmica na literatura. Dizia que a literatura deveria voltar-se para o presente. Queria a liberdade total da arte.

No Brasil o Modernismo teve como precursor Oswald de Andrade em 1912 que trouxe o ideal de Marinetti para o Brasil e Manuel Bandeira assimilou a nova corrente na Suiça.

Em 1917 Anita Malfatti realiza uma exposição de pinturas baseada no Cubismo italiano. Acabou merecendo uma crítica de Monteiro Lobato denominada "Mistificação ou Paranóia?"

Em 1922 foi lançada em São Paulo a Semana da Arte Moderna. Esta semana constou de exposições, debates, palestras, declamações, tudo se base ando no novo estilo. Foi o marco do Modernismo.

CARACTERÍSTICAS:

As características do Modernismo são, quase sempre, contra os conceitos tradicionais como: total liberdade de forma de expressão, uso da linguagem coloquial, uso do verso livre, sem rima, sem métrica, descontinuidade cronológica e espacial, humor na poesia, nacionalismo da paisagem e sensibilidade da história da terra, regionalismo, folclore, lendas, mitos brasileiros, pouca descrição dos personagens, linguagem direta, universalismo e muitas outras.

MODERNISMO EM MATO GROSSO:

A fundação da biblioteca pública e o centro Mato grossense de Letras,vieram contribuir majestosamente em nossa literatura.

O grupo liderado por Rubens de Castro, João Antônio Neto e Agenor Ferreira Leão funda o jornal literário "Ganga" que publicou alguma coisa do novo estilo, porém o jornal teve vida curta.

Rubens de Mendonça, Gervásio Leite e João Batista Martins de Melo fundam em 1939 a revista Pindorama. Aí começa definitivamente o novo estilo no Estado.Mais tarde Gervásio Leite, Rubens de Mendonça e Euricles Motta lançam o movimento Graça Aranha.

Pindorama foi o grito contra o academismo, seguia os conceitos de Marinetti. No começo foi difícil de se implantar o Modernismo. As idéias não eram bem aceitas.

Arquimedes Pereira Lima foi o único jornalista solidário com os novos poetas, chegando a escrever: " Chega de academias e de centros literários! Basta de doutores e dos bacharéis". Por ironia do destino, a maioria deles, se tornaram acadêmicos.

POESIA:

O Modernismo Mato Grossense possuiu uma poesia muito rica. São muitos os poetas que escreveram nesta corrente. Entre eles vamos encontrar João Antônio Neto. Sua poesia é ainda um pouco passadista, mas já se encontra integrado ao novo estilo.De sua obra destacam-se os sonetos que apresentam uma certa sentimentalidade, lirismo, sensibilidade comunicativa. Vejamos um exemplo:

DONA SAUDADE

Dona Saudade, um dia, entrou quase à tardinha,
pelo meu corredor, e me apertou a mão:
"Soube que vives só... também vivo sozinha...
eu serei tua irmã; tu serás meu irmão...

Eu lhe dei, com prazer, o conforto que eu tinha,
a sombra do meu teto e as flores do meu chão...
e ela, boa e gentil, a todo instante vinha,
adoçar o meu fel e doirar o meu pão...

Pouco a pouco - nem sei como isso aconteceu...
tomou conta de tudo... urdiu, falou, teceu,
e dentro do meu lar, fazia e desfazia...

E vejo sem rancor que essa intrusa singela,
veio para viver em minha companhia...
e eu agora é quem vivo em companhia dela!

Gervásio Leite foi um dos fundadores do movimento Graça Aranha onde pregava a solidariedade, a compreensão, a paz. fundou em parceria com Rubens de Mendonça a revista Pindorama.

Rubens de Mendonça produziu muito nos mais variados gêneros literários. Foi um inovador nas letras mato-grossenses. Suas obras possuem fundo histórico, jornalístico ou folclóricos. Destacamos este poema do autor:

CUIABÁ

Glória a ti canaan, audaz, Paschoal Moreira
que escreveu a maior epopéia da história
quando um dia ao partir à frente da bandeira
de "Tordesilhas" rompe a linha divisória...

Ave! A ti Cuiabá, terra boa e altaneira!
Que te importa dos maus a fúria transitória
se podes orgulhar a Pátria brasileira
ostentanto imortal-passado de glória...

Glória a Miguel Sutil! Glória pois os teus filhos
que na guerra ou na paz desconhecem
Glória ao teu ouro bom-glória ao teu céu azul!

Bendita sejas tu, ó minha terra amada...
tu que és do meu Brasil a pérola engastada
- Em pleno coração da América do Sul!...

Também Corsíndio Monteiro integrou-se ao Modernismo. Autor de bons poemas e também autor de obras de Direito.

Agrícola Paes de Barros escreveu poemas modernos distribuindo-os pelos jornais e revistas do Estado.

Carmindo de Campos deixou-nos um livro compilado pela fundação cultural. Recebeu o título de "Pérolas Esparsas".

E assim tivemos outros escritores como: Euclides Motta, Alceste de Castro, Lobivar de Mattos, Manoel de Barros, Clodoaldo D?Alincourt Sabo de Oliveira, Amália Verlangiere e Francisco Leal de queiroz e muitos outros.

A PROSA:

A prosa não vai ser tão rica quanto a poesia. Tivemos alguns romancistas,contistas e historiadores bons, porém produziram pouco. Entre eles temos Rubens de Mendonça que escreveu muito sofre fatos históricos e folclóricos, Luis Philipe P. Leite também escreveu nos ramos da história e geografia, J. Lucídio N. Rondon publicou livros de história e geografia, Lenine de Campos Póvoas publica obras de história e geografia, Francisco Alexandre F. Mendes no folclore, Frederico Augusto Rondon de Geografia e História. são Poucos os que publicaram contos e romances. O destaque maior fica mesmo para a historiografia a qual chama a atenção dos escritores do Estado.

AUTORES E OBRAS:
1.João Antônio Neto - Nasceu em Couto Magalhães em 1920. Veio para Mato Grosso em 1929. Estudou em Guiratinga e em Cuiabá. Formou-se em Direito no Rio de Janeiro. Foi advogado e procurador Geral em Cuiabá, Juiz em Várias comarcas do Estado. Lecionou na Universidade Federal de Mato Grosso e foi presidente do Departamento de Letras da UFMT. Obras: "Remanso", "Vozes do coração", "Poliedro", artigos de literatura e Direito.

2.Rubens de Mendonça - Nasceu em Cuiabá em 1915 e faleceu em 1983. Autodidata. Funcionário da Secretaria da fazenda. Colaborador de vários jornais. Professor da Escola Técnica de Mato Grosso. Historiador. Principais obras: "História de Mato Grosso", "História da Literatura Mato-Grossense","Dicionário biográfico Mato Grossense", "Cascalhos da ilusão?, "Roteiro Hisórico & sentimental da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá","Poetas Mato grossenses" e outros.

3.Lobivar de Matos: nasceu em Corumbá em 1914 e faleceu no Rio em 1949. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Poeta e jornalista. Foi diretor do Departamento estadual de Estatística. Publicou duas obras: "Aerotorare", "Sarobá".