1. INTRODUÇÃO 

O modelo gestão econômica (GECON) trata-se de um modelo de atuação baseado em um sistema de informação que busca gestão por resultados econômicos, visando mensurar o Valor Econômico da Empresa (VEE) a qualquer momento.

Este modelo de gestão permite a simular, planejar e controlar a atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado.

O seu sistema de informação  utiliza conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o processo de tomada de decisão. Isso, impulsiona diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômicos-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa.

O sistema é extremamente válido, uma vez que não está voltado somente para a eficiência, mas sobre tudo para a eficácia empresarial, mensurando os eventos das atividades relevantes da empresa, através de receitas e custos. Isso gera resultados econômicos, descaracterizando a figura tradicional do centro de custo que será substituída pelo centro de resultado, centro de investimento e área de responsabilidade.

Neste trabalho serão abordadas informações do sistema GECON, no intuito de dar total suporte no planejamento, execução e controle dentro das empresas com base na sua missão.