1 INTRODUÇÃO 

            O estudo de mitos no Amazonas faz crer que a cultura do Estado do Amazonas em que se traduz numa sabedoria popular dos povos amazônicos. Neste sentido, São milhares de história que sintetizam e sistematizam a sua visão de mundo e expressa seus anseios, suas indagações acerca da vida resultando um acervo cultural que guarda nossas origens.

            O mundo atual fortalecido pelo capitalismo, onde a cultura pelo consumismo, tornou-se bastante desgastante para a natureza humana. Tais tradições devem ser preservadas, para até mesmo balizar o homem, ou seja, freia-lo na sua busca incessante de consumir. Sabemos que através dos mitos, varias áreas estão conservadas. Pois através dos mistérios que a floresta mostra para seus desbravadores reduziu, um pouco o desmatamento da floresta e a poluição dos rios.                                                     

            O devaneio que o nexo do mito traz para os povos. Índios e ribeirinhos freia seus impulsos de desbravar a floresta utilizando o desmatamento e a poluição dos igapós como forma de descobrir novas áreas.

            O mito possui uma compreensão que além do seu suporte material, um sentido que deve ser procurado por intermédio da leitura em um nível de sentido mais profundo. Mesmo racionalizada. Essa leitura do mito apela para o sensível, para aquilo que é perceptível de modo intuitivo e inconscientemente.

            Os estudos dos mitos e lendas constituírem uma verdadeira base para que a crença tenha seu papel no cenário cultural dos povos amazônicos.