Um retrospectivo da história do mercúrio partindo da época alquímica aos tempos atuais, do ponto de vista do desenvolvimento da química como ciência, é um assunto de suma importância, sendo este metal um dos primeiros e mais importante dos elementos estudados na época.
Desde os primórdios da civilização onde os povos usavam o conhecimento popular primitivo e não-científico o mercúrio era explorado. As antigas civilizações tais como chinesa e indiana, foram as primeiras a terem este metal como alvo de interesse.
Este foi encontrado em sepulturas datada de 1500 a. C., seu nome originou-se do grego, hydro significa água e argyros era o nome grego da prata, assim os romanos latinizaram o nome para hidrargirium obtendo-se Hg como o símbolo químico do mercúrio.
É o único elemento químico metálico que permanece líquido à temperatura ambiente, onde pode ser encontrado no meio ambiente associado a outros elementos, o mais comum é o enxofre, com quem forma o minério cinábrio (HgS), composto de cor vermelha ou preta.
Desde o século IV a. C., a principal fonte de mercúrio eram as minas de Sesape (Almadén) na Espanha, o qual era extraído do minério de enxofre.1 Uma atenção significativa foi tida ao mercúrio na época da alquimia, momento histórico no qual as pessoas se concentravam na procura pela riqueza, utilizando uma idéia de transmutação, mediante operações místicas.
Nesta época o mercúrio foi empregado das diversas formas possíveis, desde sua utilização para a extração de ouro e prata até aplicações medicinais.
Deve-se considerar que a possibilidade de envenenamento por esse metal na época alquímica era pouco explorada. Conhecimento este que torna a aplicação atual do mercúrio bastante restrita.
Dessa forma, tem-se como objetivo, neste estudo, identificar o percurso do mercúrio desde os primeiros estudos desde metal até a utilização atual do mesmo.
Metodologia Trata-se de um trabalho produzido por meio de um levantamento retrospectivo de artigos científicos e livros que possuem como tema relatar a história da química. Os artigos e livros selecionados foram todos nacionais, estes então foram lidos com atenção e as idéias principais listadas; as quais serviram de embasamento para o presente trabalho.