O mercado público de Timbaúba-PE 

   Pode-se dizer que a função dos mercados públicos é colocar em oferta as mercadorias que são produzidas ou compradas em outras freguesias para ser colocadas à venda.

   Os vendedores do mercado público são antigos, vendem de tudo: cereais, lanches, lojas de equipamentos e complementos para celulares, farinhas, fava, roupas, livros, há eletrônica, produtos de umbanda e tantas outras coisas.

   Um dos seus ocupantes é o Sr. Mirivaldo, que há várias décadas vende cereais e farinha em seu boxe, ele resiste às mudanças e as crises que acontece de quando em quando.

   Um dos administradores do mercado público foi o popular Dedinha, que cuidou da organização dos boxes e seus ocupantes, mantendo e zelando pelo prédio. Ele (Dedinha) organizava todo final de ano o popular Baile da farinha, onde ele lavava todo o piso do mercado e deixava livre o salão, e ao som de belas baladas todos iam se divertir.

   Há o mercado público dos açougues, onde em suas “tarimbas”, o Marchante (açougueiro) faz os cortes da carne (picanha, lombo, mocotó, alcatra, chã de dentro e de fora), vendendo aos fregueses , a carne é abatida no matadouro público e trazidas nas sextas-feiras aos Marchantes que nos dias de feira vendem bastante, garantindo o seu sustento e de sua família.

   Na década de 50 a 80 havia uma parte do mercado público toda com boxes de sapatos, feitos pelos brecholeiros e pelas fábricas de sapatos em Timbaúba, eram bem vendidos e nos tempos áureos dos sapatos trouxe muito desenvolvimento para a cidade, hoje esses boxes de sapatos foram desativados e há outros com lojas de artigos de livros, artigos de celulares, de cereais e etc.

   É importante dizer que antes de ser o mercado público, nesse mesmo local foi a Igreja Nossa Senhora das Dores, que foi demolida e construído seu lugar o Mercado público.