Com as constantes crises que o mundo vem sofrendo, diversos autores da área de economia e mercado dão sinais nada positivos em relação as próximas décadas. No que se trata a abertura do mercado profissional é importante que se saiba e entenda que estamos vivendo uma época de recessão e somente os mais experimentado, capacitados e que não exijam grandes salários poderão sobreviver a este período que não sabemos quando irá se normalizar.

Muitas empresas estão dando férias coletivas e diminuindo suas produções para manterem seus funcionários. E, mesmo assim, existe a possibilidades de os cargos serem atingidos por diminuição de produtividade e queda dos salários e benefícios. Portanto, muita cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém.

Além é claro de muita compreensão e busca de outras atividades complementares. Bem como, reservas, poupanças e menos endividamento com financiamentos etc.

A verdade é que vivemos dias bicudos e comprar por compulsão e não aceitar as novas regras do mercado de trabalho quanto as jornadas de trabalho diminuidas por exemplo é um mau sinal de que você está fadado a perder suas chances de emprego.

Se pudéssemos dar dicas como uma receita eu diria:
1- sempre atualizar-se
2- ler todas as noticias para se enteirar
3- gastar apenas o necessário
4- poupar quando der
5- distribuir em sua rede de relacionamentos, seu curriculum
6- estar aberto as propostas inovadoras
7- conversar com seus maiores parceiros, sua familia
8- não baixar sua auto-estima
9- ser positivo e é claro correr atrás,não fazer corpo mole
10-criar alternativas criativas e planejar-se , a curto, médio e a    
     longo prazo.

Se estas dicas forem executadas, certamente as chances de sobrevivências são maiores do que sem elas.