O MERCADO DE TRABALHO EM PERNAMBUCO E O PERFIL DO PROFISSIONAL EM CINCO PALAVRAS.

LABOUR MARKET AND IN PERNAMBUCO PROFESSIONAL PROFILE IN FIVE WORDS 

JUNIOR, Linaldo Francisco Lima

Graduado em Administração – Uninassau / Recife / PE

RESUMO

Este trabalho foi movido por um desafio, cujo objetivo é proporcionar uma reflexão sobre algumas características dos principais desafios do mercado de trabalho de Pernambuco, bem como fazer uma relação com o nível cada vez mais elevado de exigência quanto ao perfil de profissional que esse cenário almeja. 

Palavras-chave: Mercado de trabalho, Pernambuco, Perfil profissional, Necessidades, Oportunidades, Competências, Requisitos, Empregabilidade. 

ABSTRACT

This work was motivated by a challenge, whose goal is to provide a reflection on some of the main features of the labor market challenges of Pernambuco, as well as making a relationship with the increasingly high level of demand on the professional profile that this scenario aims. 

Keywords: Job Market, Pernambuco, Professional Profile, Needs, Opportunities, Skills, Requirements, Employability. 

  1. 1.     INTRODUÇÃO 

Todas as informações descritas e demonstradas nesse documento são baseadas em artigos publicados em periódicos eletrônicos (internet), e de uma opinião reflexiva do autor, a qual é fruto das experiências adquiridas ao longo de 19 anos de mercado de trabalho, passando por vários níveis hierárquicos ao longo desse tempo.

A reflexão do autor é demonstrada quando o cenário do mercado pernambucano é apresentado em torno de palavras-chaves, as quais são demonstradas a seguir. 

  1. 2.     FATO: Mercado Brasileiro permanece atrativo e Pernambuco cresce duas vezes mais que a média nacional. 

Mesmo com um PIB de apenas 0,9% de crescimento em 2012, o Brasil continua sendo um mercado atrativo para atrair investimentos externos e, principalmente, é um país de consumo interno aquecido. Além disso, Pernambuco é um dos Estados nordestinos que continua crescendo duas vezes mais que a média no Brasil (o outro é a Bahia). E esse crescimento já vem a mais de dois anos. A economia pernambucana cresceu 2,3% em 2012, mesmo tendo sofrido com a seca que assolou todo o Sertão nordestino, proporcionando uma queda de 15% da atividade agropecuária. Com exceção da Agropecuária, todos os demais setores da economia de Pernambuco cresceram acima da média nacional, com destaque para o setor de serviços, com 2,7%. Isso só reforça o fato de que o mercado local continua deveras aquecido e postos de trabalhos ainda não preenchidos.

Com esse crescimento, algumas áreas profissionais estão conseguindo alçar voos no mercado pernambucano, que conta com investimentos em Suape, nos polos automotivo e farmacoquímico e no forte consumo das famílias. Entre os cargos mais demandados estão os de engenharia civil, naval, eólica, mecânica e de produção, controller, gerente de produção, gerente de projetos, administrador de empresas, gerente de marketing e eventos, analista de mídias sociais e outros. Essas são algumas das profissões que devem continuar em alta nos próximos anos. Os salários são bem atrativos (inicial em R$ 5 mil e podem ultrapassar os R$ 20 mil).

Além das profissões, houve uma requisição maior do mercado de mão-de-obra local, segundo Pedro Salles, gestor da Michael Page em Pernambuco. Entre as vantagens do profissional nordestino, ele cita flexibilidade, tomada de decisões mais intuitivas com menos elementos (sem que isso denote amadorismo) e mais vontade de querer fazer.

Ainda segundo Pedro Salles, Pernambuco vive atualmente um momento profissional com predominância técnica, com a chegada de muitas empresas e o erguimento de vários empreendimentos. Mas, já partir de 2013, o mercado passará a ficar ávido por profissionais mais estratégicos, que atuem em áreas como financeira, comercial, de Tecnologia da Informação, de Recursos Humanos, de contabilidade, jurídica e de logística.

É uma prova da evolução do ambiente e da economia. É, sobretudo, um fator de adaptação do mercado, com o desenvolvimento de novas funções e a exigência de novos cérebros pensantes. “Essa é uma evolução natural, que deve começar nos próximos dois anos, quando muitos empreendimentos serão entregues, a exemplo da PetroquímicaSuape (2013) e da Refinaria Abreu e Lima (2014)”, comenta Pedro Salles.

 

 

  1. 3.     REALIDADE: Necessidades & Oportunidades.

 

Com todo esse aquecimento, chega-se a seguinte realidade: O mercado nordestino, mais precisamente o pernambucano, apresenta diversas oportunidades e precisa estar preparado para atender localmente essas demandas; as empresas já enxergam essas oportunidades e, para atende-las, necessita de profissionais capacitados em seus staffs.

O mercado oferece oportunidades, mas continua com necessidades que ainda não foram preenchidas, no que diz respeito à mão-de-obra qualificada. As empresas vislumbram atender as oportunidades que o mercado oferece, mas para isso, precisa atender sua principal necessidade (mão-de-obra qualificada), cuja oferta ainda é pouca.

Do outro lado, os candidatos têm a necessidade de se qualificar constantemente para serem “capturados” por essas empresas. O objetivo é simples:  aproveitar as oportunidades que essas empresas oferecem para atender suas necessidades, e poder atender seus mercados com diferenciação. Esse profissional se torna um recurso valioso para essas empresas, que acabam apresentando diversas vantagens financeiras para retê-los.

Segundo Pedro Salles (manager da Michael Page em Pernambuco) o que as empresas estão buscando é uma boa formação acadêmica e pós-graduação. “Pós deixou de ser diferencial. Assim como o inglês, tornou-se essencial”, alerta.

Há pouco mais de dois anos, Edilson vivia de biscates até que surgiu uma oportunidade de trabalhar no setor de construção civil. Ele aproveitou a chance e agora possui uma profissão: ajudante de ferreiro, e de carteira assinada. “Quando vim pra cá, me deram a oportunidade, que estou abraçando. E no futuro penso ser o mestre da ferragem. Penso nisso: em progredir, evoluir”, disse.

 

 

  1. 4.     REQUISITOS: Proatividade, foco em resultados, eficiência.

 

Com o fim de preencher essas necessidades do mercado em questão, esses profissionais precisam apresentar alguns requisitos que são essenciais para despertar o olhar das empresas, tais como: proatividade, foco em resultados, eficiência. Na verdade, o que as empresas estão buscando nos profissionais são competências, isto é, diferenciais que as tornem competitivas no mercado.

Na Administração, o conceito de competência se refere à integração e coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (também conhecido como o CHA da Competência), cujo resultado é uma atuação diferenciada.

Por serem forçadas a trabalhar com cenários futuros e antever as variações dos mercados interno e externo, essas empresas não se interessam mais por profissionais que apenas reagem às demandas (reativos), como acontecia no passado. Além disso, esses profissionais precisam estar empenhados na busca por resultados efetivos, que geralmente são medidos mensal, trimestral, semestral e anualmente, de acordo com o planejamento estratégico das organizações. Por fim, elas (as empresas) buscam profissionais que “façam mais com menos”, isto é, eficientes.

  1. 5.     PLANEJAMENTO: Carreira, perfil profissional e social marketing. 

Em face de tantos requisitos, o candidato que almeja ser visto como um profissional estratégico para essas empresas deve planejar constantemente sua carreira e desenvolver seu perfil profissional, não se esquecendo de agregar os benefícios do tão conhecido marketing de redes sociais, ou Social marketing.

O planejamento de carreira deve ser iniciado desde o ensino médio, passando pela vida acadêmica, desde o momento em que escolhe seus grupos de trabalho já no 1º período de faculdade, etc. Assim como as empresas fazem benchmark para alcançar a competitividade, como também buscar estar na vanguarda, esses candidatos devem também fazer um benchmark em relação a outros candidatos que disputam as áreas em comum. Esses profissionais devem fazer, também, um planejamento de médio e longo prazo para suas carreiras, podendo iniciar com algumas perguntas, tais como: “Que profissional almejo ser daqui a 05 ou 10 anos?”.

Com base nesse planejamento, é possível traçar um perfil profissional a ser conquistado pelo referido candidato. Esse perfil é composto por um conjunto de competências que o futuro profissional precisa buscar para se diferenciar dos demais. Essas competências são adquiridas através de um bom aproveitamento numa graduação, pós-graduação, curso de idiomas, cursos de extensão, participação em congressos, seminários, projetos sociais, estágios (remunerados ou não), participação em ONGs, etc. Os estágios são de suma importância, principalmente, porque oferecem a oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas no decurso da vida acadêmica.

Um bom perfil profissional também (e fundamentalmente) é composto por princípios e valores pessoais e familiares, os quais serão determinantes para o candidato traçar o perfil das empresas que mais se alinham com esses princípios.

Além desses fatores, soma-se a atenção e dedicação que deve ser dada às redes sociais. Mais do que um espaço para interação entre amigos, as redes sociais também têm impacto nas relações de trabalho. Dependendo de como a pessoa se porta online, ela pode ser decisiva para a garantia (ou não) de um emprego. Cometer gafes em redes sociais pode não apenas facilitar (ou dificultar) uma nova vaga de emprego, como também deixar alguém desempregado. Entre as “dicas” para fazer uma pessoa prejudicar suas relações de trabalho estão postar fotos de biquíni ou sunga, jogar (no Facebook) durante o horário de trabalho ou falar mal do chefe publicamente. Ou seja, a web pode ser usada tanto a favor como contra o usuário. Isso só vai depender da forma em que ele se comportar.

Se tratando de um perfil profissional, talvez nenhuma rede social seja tão benéfica quanto o LinkedIn, que atingiu em 2012 a marca de 200 milhões de usuários no mundo. O Portal Competência apresenta algumas dicas de como utilizar essa ferramenta de maneira eficaz, cujo link é: http://www.portalcompetencia.com.br/conteudo/2/118/o-linkedin-e-sua-carreira. 

  1. 6.     EMPREGABILIDADE. 

O significado do termo é uma referência à palavra inglesa “employability”, e representa o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um executivo ou um profissional importante para a sua organização e para toda e qualquer outra. Por empregabilidade entende-se todo aquele que apresenta a qualidade de empregável, representado, desta forma, um conceito dinâmico referente ao mundo do trabalho e que expressa tudo quanto o indivíduo deve ter para a sua profunda e imprescindível capacidade de se ajustar e se enquadrar neste mercado globalizado. Um profissional é empregável quando pode ser empregado. Diz-se do individuo que está apto a entrar e se manter no mercado de trabalho, graças à adequada qualificação profissional. De CARVALHO (2002, p.457).

O lema da empregabilidade é: Se você quer sobreviver ao mercado de trabalho, priorize-a!

Quando se ingressa no mercado de trabalho, deve-se ter a consciência quanto ao esforço constante de se manter nele. Para isso, é preciso que o profissional esteja sempre alerta ao seu crescimento, no que ele tem de positivo a oferecer à sua área. Isto é empregabilidade.

O termo aqui proposto, na verdade, pode ser entendido como um “fechamento com chave de ouro” para um candidato que se esmera em aplicar as quatro palavras anteriores no desenvolvimento de seu perfil profissional, ao longo de todo o planejamento de carreira. 

  1. 7.     CONCLUSÃO 

Se os fatos propostos neste artigo puderem ser utilizados numa alegoria com uma escada de cinco degraus, então se entende que o candidato terá alcançado o posto de “profissional diferenciado no mercado” terá sido aquele que conseguiu subir cada um desses degraus movidos por atitudes importantes para dar os passos necessários.

Há diversas atitudes que poderiam motivar esse “profissional diferenciado” a chegar no topo da escada, mas uma delas pode, sim, ser chamada de uma das principais, a saber: humildade para aprender.

Aprender de tudo, do simples ao mais complexo e humildade para ouvir e aprender das pessoas mais simples, que muitas vezes não tem os conhecimentos acadêmicos que adquirimos, mas estes são superados por experiências sólidas vividas ao longo de sua carreira profissional e/ou, principalmente, história de vida. 

  1. 8.     REFERÊNCIAS: 

EBRAHIM, Raissa. O mercado de trabalho no Nordeste e as profissões do futuro em Pernambuco. Artigo disponível na internet via WWW, através da URL: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2012/12/24/o-mercado-de-trabalho-no-nordeste-e-as-profissoes-do-futuro-em-pernambuco-67685.php. Acessado em 17/03/2013. 

SANTA HELENA, Faculdade. Mercado de trabalho pernambucano abre oportunidades, mas exige qualificação. Artigo disponível na internet via WWW, através da URL: http://oportunidadespe.blogspot.com.br/2010/07/mercado-de-trabalho-pernambucano-abre.html. Acessado em 17/03/2013. 

FALCÃO, Rosa. Mesmo com seca, PIB de Pernambuco cresce duas vezes mais que a média do Brasil. Artigo disponível na internet via WWW, através da URL: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2013/03/11/internas_economia,427776/mesmo-com-seca-pib-de-pernambuco-cresce-duas-vezes-mais-que-a-media-no-brasil.shtml. Acessado em 17/03/2013. 

CAPITAL, Carta. PIB cresceu 0,9% em 2012, diz IBGE. Artigo disponível na internet via WWW, através da URL: http://www.cartacapital.com.br/economia/pib-cresceu-09-em-2012-diz-ibge/. Acessado em 17/03/2013. 

MATSUKI, Edgard – Portal EBC. Redes sociais são decisivas para quem deseja ganhar (ou não perder) um emprego. Artigo disponível na internet via WWW, através da URL: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/01/redes-sociais-sao-decisivas-para-quem-deseja-ganhar-ou-nao-perder-um-emprego. 

COMPETÊNCIA, Portal. O LinkedIn e sua carreira. Artigo disponível na internet via WWW, através da URL: http://www.portalcompetencia.com.br/conteudo/2/118/o-linkedin-e-sua-carreira. Acessado em 17/03/2013. 

DIRIGIDOS, Equipe de Estudos – Faculdade Maurício de Nassau. O que é Empregabilidade?,  2010. 

IGF, Portal. Empregabilidade: se você quer sobreviver no mercado de trabalho, priorize-a! Artigo disponível na internet via WWW, através da URL: http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=1694.