Para muitos motoristas o som é uma ferramenta fundamental no automóvel. Especialmente para aqueles que necessitam trabalhar com o carro, fazer viagens e até mesmo aqueles que gostam de ouvir músicas enquanto está no trânsito a caminho do trabalho.  Ter um bom sistema de som no seu carro faz toda a diferença.

Hoje no mercado se encontra uma infinidade de modelos e marcas de som para seu automóvel, desde equipamentos básicos, a modelos que aumentam a potência de som, geralmente usados em carros de propagandas. Para esses modelos mais potentes, você acha amplificadores de todos os tipos. Os amplificadores têm como função elevar as ondas sonoras produzidas pelo seu sistema de som. Já existem no mercado alguns aparelhos que possuem pré-amplificadores e amplificadores embutidos no som, vendidos separadamente ou já inclusos no sistema de som, os amplificadores possuem a mesma função, intensificar a potência de áudio do seu som. É importante lembrar que para carros de passeio, o som não pode ultrapassar o volume limite para não prejudicar sua audição, a maioria desses aparelhos de som ultrapassam 110 dB, por isso é necessário ficar atento ao volume.

O sistema de som mais encontrado na maioria dos carros, é a unidade principal, um sistema básico composto de CD players e Dvd players, dependendo da funcionalidade do modelo que você escolher, seu som também encaixa MP3s e pen drives. Se a sua preferência for por um som mais potente, mas sem abusar de caixas de som automotivo, você pode investir em amplificadores para aumentar a potência do som que você já possui.

Em qualquer lugar do Brasil, as variedades de Som para Carro são diversas. Você encontra lojas especializadas em som automotivo, é importante verificar se essas lojas oferecem para o cliente proteção nas compras, e ao escolher uma determinada marca e modelo observe se todas as funcionalidades do produto estão descritas na embalagem e se a explicação de como instalar também está contida. Caso você não tenha experiência com sons, a melhor e mais segura forma é optar pelos especialistas em som para carros.

Os especialistas em som para carros cuidam de toda a parte da instalação até a manutenção do seu som, em algumas lojas você pode encontrar esses profissionais que fazem o serviço juntamente com a empresa onde você adquiriu seu sistema de som. Para os especialistas em som para carros existem escolas de nível técnico que formam esses profissionais para atuarem nesse mercado que atualmente ainda é escasso.