CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS DA COSTA

FLÁVIO NEVES DAMASCENO

LUIS CARVALHO SILVA NETO

9º período de Administração de Empresas no Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú/Universidade Estadual Vale do Acaraú

O MERCADO DE LUXO E O PODER DO MARKETING DIGITAL COMO FATOR ESTRATÉGICO

INTRODUÇÃO

No enunciado pressupõe-se apresentar, o mercado de luxo como um fator diferencial nos dias de hoje. Ter riqueza é ser sinônimo de elite e nobreza, ou seja, é diferenciar dos demais em um mundo cada vez mais competitivo. É de suma importância dizer que, os padrões de beleza e ostentação estão interligados.

Todo esse luxo e glamour são representados pelo poder que as marcas proporcionam. Conseguir esse feito, é outro ponto de destaque que, as celebridades e os anônimos em questão, buscam para satisfazerem seus desejos mais supremos. Além disso, as marcas investem cada vez mais no marketing digital que, tem o poder de atrair os novos consumidores e fidelizar os já existentes.

O presente artigo tem por objetivo, apresentar o submundo do luxo, demonstrar como o marketing digital é capaz de alavancar determinada marca e, como a junção desses dois meios podem influenciar o consumidor.

METODOLOGIA

 É muito significativo dizer que, no sentido mercadológico, o luxo tem atraído inúmeros consumidores interessados em sofisticação e alto padrão que, só o luxo pode proporcionar. É de suma necessidade afirmar que, os produtos e serviços de luxo oferecem um mix maior em que, por exemplo a tecnologia em alguns casos, é mais avançada e privilegiada para esse nicho de mercado.

O marketing digital tem justamente a função de usar todo o poder aquisitivo e diferenciado do mercado de luxo e inserir nas redes sociais afim de, encontrar novos amantes do luxo.  Os aderentes dessa classe, são pessoas que gostam de privilégios mais diferenciados, um conforto maior e, claro demonstrar como estão felizes e repletos de riqueza.

Allérès (2000, p. 19) exemplifica:

Toda criação fora do comum ou do trivial, extraordinária, sinônimo de beleza, de estética, de refinamento, produto mágico, com as marcas da sedução, objeto lúdico, evocativo de sonho, de prazer, promessa de felicidade, é qualificada como prestigiosa, de alta classe, inacessível produto de luxo. Os mais belos, mais bem acabados tesouros de imaginação e invenção, compostos dos materiais mais preciosos, mais raros, capazes de ganhar as formas mais originais ou de adquirir as linhas mais insólitas, se tornam referências universais, eternas, inspirando numerosos poetas e escritores.

Ou seja, o mercado de luxo consegue passar essa mensagem de algo moderno, glamouroso. É possível afirmar que, é uma maneira de ser elegante, refinado e, conquistar patamares de sofisticação e conforto.

A GERAÇÃO MODERNA DO LUXO

É importante frisar que, as marcas estão cada vez mais investindo na satisfação de seus consumidores, desenvolvendo produtos e serviços com qualidade superior se comparado aos tradicionais. É preciso destacar algumas marcas valiosas: Louis Vuitton, Gucci, Hermès, Cartier, Rolex, Coach, Chanel e Prada.

Essas marcas investem pesado no quesito divulgação. O e-commerce é muito utilizado por essas marcas, e, conta com a ajuda do marketing digital na busca de divulgar melhor seus produtos e serviços, com o intuito de alavancar suas vendas online e presencial.

A tecnologia é imprescindível, pois, as redes sociais são de fácil acesso e estão ao alcance de todos, atraindo um público mais jovem, disposto a gastar em produtos de luxo. A geração Y, é propensa a pagar qualquer valor em artigos luxuosos, com a finalidade de satisfazer seus desejos mais ocultos.

É preciso também, ressaltar que, existem exceções, quanto ao mercado de luxo. Claro, não são todos que tem disponibilidade em investir uma fortuna por exemplo, em um carro de luxo, ou em uma bolsa de grife por exemplo. Estamos falando de pessoas com alto poder aquisitivo e que, não medem esforços e nem dinheiro para se ter um produto ou serviço com mais requinte.

CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES DE LUXO

A este respeito, é recomendável dizer que, os consumidores de luxo são pessoas inteligentes, com um nível de conhecimento elevado, estão conectadas diretamente nas redes sociais, procuram por serviços ou produtos diferenciados, apreciam qualidade, inovação e bom gosto e, prezam pela boa durabilidade de produtos.

Com ênfase nos aspectos mencionados, os consumidores desse mercado possuem certas prioridades que, as empresas devem observar com o intuito de definir seu nicho de mercado e atrair em massa um número maior de clientes fidelizados.

Algumas grifes usam as redes sociais e transmitem em tempo real seus desfiles muitas vezes, repletos de celebridades utilizando seus vestidos de luxo. Isso acaba influenciando mulheres poderosas a aderirem determinadas marcas, afim de, demonstrarem seu esplendor ao usarem tal marca.

Os homens por exemplo, apreciam um bom relógio ou um carro esportivo. Isso faz seu poder de sedução muitas vezes aumentar pelo simples fato de estar exibindo certo produto famoso. Todavia, o consumidor de luxo, é acima de tudo, elegante, exigente e vaidoso que, busca ser observado e gosta de usufruir regalias que, só o mercado de luxo oferece.

O CRESCIMENTO NO MERCADO DE LUXO

Apesar da crise existente, os consumidores do luxo continuam crescendo gradativamente e comprando cada vez mais. A razão é que, os compradores desse setor possuem um poder aquisitivo superior, conseguindo driblar a crise e, continuar investindo nesse ambiente.

Essas empresas privilegiam seu design, qualidade, sofisticação, e, procuram oferecer todas as oportunidades possíveis para que, o cliente se sinta feliz e adquira seus serviços e produtos pois, sabem que, seu público está disposto a pagar por aquilo. Em suma, esse mercado sobrevive ao caos financeiro por justamente, oferecem facilidades no pagamento já que, a maioria das marcas possuem um câmbio favorável.

CONCLUSÃO

Dado o exposto, foi possível analisar que, o mercado de luxo tem crescido muito nos últimos anos. O marketing digital é responsável por impulsionar suas vendas e, alcançar elevados índices de satisfação de seus consumidores. O consumidor disposto a investir nesse mercado, possui condições de satisfazer seus desejos, contudo, procura por produtos de durabilidade maior, com uma qualidade diferenciada e especializada.

A nova era tecnológica tem atraído um público maior que, está ligado nas redes sociais pesquisando e observado cada detalhe das marcas. Esses consumidores são atraídos por uma divulgação inteligente capaz de fazê-los comprar. O mercado de luxo é para poucos pois, requer certos privilégios que só os poderosos, ricos ou milionários conseguem usufruir.

Faz-se necessário dizer que, as pessoas são atraídas pela inovação. Procuram por produtos ou serviços que, possam atender seus desejos, pela diferenciação presente naquele produto, e pelos benefícios que podem proporcionar. Por isso, as marcas modernas estão procurando atingir pessoas mais realistas e inteligentes, com o objetivo de vender e claro, persuadir um número cada vez maior de adeptos ao luxo.

REFERÊNCIAS

ALLÉRÈS, Danielle. Luxo: estratégias, marketing. 2. ed. Tradução de Mauro Gama. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

ALLÉRÈS, Danielle. Luxo: estratégias, marketing. 2. ed. Tradução de Mauro Gama. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

 8 marcas de luxo mais valiosas do mundo em 2016. Portal IG. Disponível em: <http://www.forbes.com.br/listas/2016/05/8-marcas-de-luxo-mais-valiosas-do-mundo-em-2016/#foto8>Acesso em: 13 ago. 2016.