Ozinei dos Santos Chaves

Graduando do curso de pedagogia da UNICEL- Faculdade Literatus da turma 4PED1/11N, sob a orientação da Profa. Edivania Hosana da disciplina Literatura Infantil.

O menino que quase morreu afogado no lixo

Em certo lugar desse imenso Brasil, havia um menino chamado Ronaldinho. O nome faz lembrar muito bem de um famoso jogador de futebol que existe na atualidade. Mas esse Ronaldinho da história está longe de ser um talentoso jogador de futebol. Ele era muito talentoso, más seu talento, acredite! Era de jogar lixo, não na lixeira, e sim, fora dela. E pior, essa lixeira era o próprio quarto dele.

Poderíamos dizer que ele era um tremendo bagunceiro. Parecia mais com um porco, levava tudo que encontrava na geladeira para o quarto. Esse quarto era cheio de lixo por toda parte, não só nas prateleiras, nas mesas e cabeceiras onde os lixos geralmente não estão. E isso, se passou por muito, mas muito tempo. Ele comia tanta besteira, tanta porcaria, não limpava e muito menos arrumava seu quarto. A empregada da família sempre chamava sua atenção e sempre dizia: Ronaldinho, você ainda vai se afogar nesse lixo. Mas ele não dava a mínima importância para as broncas da empregada.

Certo dia os pais de Ronaldinho, após conseguirem poupar um dinheirinho resolveram fazer uma viagem. E por incrível que pareça não se sabe o motivo, esqueceram o Ronaldinho. Agora, vocês pensam que ele achou ruim? Adorou tanto que convidou os seus melhores amigos para uma festinha em sua casa. O seu quarto, mas parecia um lixão de tanto lixo armazenado.

Como não gostava de arrumar seu quarto, o sujeito foi acumulando, acumulando... Vocês podem imaginar o que aconteceu? Ah! Vocês não vão acreditar. A bagunça foi aumentando, aumentando, aumentou tanto que ao tentar sair de seu quarto, Ronaldinho ficou preso dentro dele e quando percebeu estava se afogando no próprio lixo do quarto. Mas graças a sua empregada, nada de ruim aconteceu com o “porquinho” chamado Ronaldinho.

 Quando seus pais chegaram de viagem, Ronaldinho contou toda história e decidiu que a partir daquele dia daria mais valor a limpeza, a organização, aos conselhos da empregada e a própria vida. Após alguns meses, Ronaldinho pegou o gosto pela leitura, pela poesia, começou admirar a fundo as obras literárias e a se dedicar pelas histórias baseadas na vida real.

Com isso, decidiu que iria ser um escritor e escreveria um livro contando sua própria história. E dizia que o nome deste livro seria: o menino que quase morreu afogado no lixo. Com essa decisão, Ronaldinho não demorou muito para se tornar um dos mais importante e influente escritor da atualidade.