Leitores. Todos nos sabemos que passamos as horas mais produtivas de um dia no ambiente de trabalho, trabalhamos um terço do dia, dormimos outro um terço e com as 8 horas que nos restam levamos às vezes 4 horas de deslocamento, 2 horas para no alimentarmos e sobra apenas duas horas para ficarmos com a família, resolvermos problemas, assistir um bom filme ou até ficarmos de "papo pro ar?".

Dentro deste contexto a boa relação com os colegas de trabalho torna-se um ponto importante, pois é com eles que passamos a maior parte de nosso dia e o Professor Marins em seu programa semanal trouxe um tema muito importante para nossa reflexão.

Quem é o melhor colega de trabalho? Será o mais antigo? O que trabalha próximo de nós ou aquele que diz ser nosso amigo, aquele que nos acompanha as sextas feiras nos Happy hour aquele momento de encontro informal entre amigos num bar ou restaurante, geralmente após o expediente onde muitas vezes é uma prolongação do expediente onde há momento que podem ser bons ou não dependendo o "rumo da prosa".

Foi através de uma pesquisa feita com um grupo onde havia gerentes, supervisores e a maioria era colaboradores sem cargos de chefia. Entre tudo que foi discutido esses foram os principais pontos.

1. O melhor colega é aquele que nos ajuda em nossas tarefas quando precisamos. Uma ajuda desinteressada sem que tenhamos que pedir e que muitas vezes não fica apenas na palavra;

2. A ajuda deve ser sincera sem que o colega faça publicidade da ajuda que nos deu e isso O Mestre Jesus nos ensinou "não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita" Mateus (6,3);

3. O melhor colega é aquele que tem uma só palavra aconteça o que acontecer,

4. O melhor colega é aquele que reivindica melhora para todos;

5. O melhor colega é aquele que não esconde informações importantes para nosso trabalho só para que todos tenham que pedir a ele e assim ele falar que é por causa dele que as coisas andam.

6. O melhor colega é aquele que não rouba ideias e sim oferece contribuições para essa ideia.

7. O melhor colega é aquele que é "gente" uma pessoa ética, honesta, sincera, leal ,um ser humano com valores elevados.

Com certeza pessoas assim são melhores colegas, aquelas que desejamos, mas devemos nos perguntar. Eu sou bom colega? Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e Blogueiro, www.falandodegestao.wordpress.com).