INSTITUTO MATOGROSSENSE DE PÓS GRADUAÇÃO E SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA

[email protected]

O Material Concreto no Ensino da Matemática para Educação Infantil

Lucélia Ferreira Lindolfo Link[1]

José Olímpio dos Santos²

 

RESUMO: O presente artigo objetiva a análise de educadoras da pré-escola de 4 anos da Escola Municipal Ricieri Berté (E.M.R.B) onde desenvolvem suas práticas pedagógicas, utilizando o material concreto, tendo como subsídio a compreensão dos conceitos matemáticos. Tanto a prática pedagógica, quanto a postura da professora foram verificados durante a entrevista, bem como em relação à aplicação de atividades com materiais concretos para essa turma, com enfoque na concepção da mesma. Nesse contexto o eixo teórico e os dados coletados foram analisados e elencados no desenvolvimento do mesmo. Foi realizada pesquisas bibliográficas e de campo com entrevista qualitativa semi-estruturada. Na análise de dados aplicou-se a técnica qualitativa com análise de discurso, e a partir dos resultados foi possível perceber que uma das educadoras entrevistadas busca trabalhar os conceitos matemáticos levando em conta a importância dos materiais concretos, como subsídio para o ensino e aprendizagem. Pressupõe-se uma relevância significativa no uso do material concreto, sendo visível durante a prática pedagógica, na utilização dos diversos brinquedos e recicláveis, como sucatas e outros objetos que proporcionam o ensino e a aprendizagem desses alunos.

 

Palavras chaves: material concreto, conteúdos matemáticos e professor.

 

ABSTRACT: This article aims at the analysis of teachers of preschool four years of the School Ricieri Berté (EMRB) where they develop their pedagogical practices using concrete material, and as an aid to understanding of mathematical concepts. Both the teaching practice, as the position of the teacher were checked during the interview, as well as for the implementation of activities with concrete materials for this class, focusing on the design of it. In this context, the theoretical axis and the collected data was analyzed and listed in the same development. Was carried out bibliographic and field research with semi -structured qualitative interview. In the data analysis applied to qualitative technique with discourse analysis, and from the results it was revealed that one of the teachers interviewed seeks to work mathematical concepts taking into account the importance of concrete materials, as support for teaching and learning. A significant relevance is assumed in the use of concrete material, being visible during the pedagogical practice, the use of various toys and recyclable as scrap and other objects that provide the teaching and learning of these students.
 
Keywords: Concrete material, mathematical content and teacher.


Introdução

 

O material concreto funciona como um subsídio para o ensino dos conceitos matemáticos, pois proporciona uma aprendizagem prazerosa através da manipulação de objetos. Esses materiais concretos propiciam aos professores a realização de uma aula dinâmica e leva os alunos a raciocinar e a resolver problemas. Para Pais (2006), o uso do material concreto propicia aulas mais dinâmicas e amplia o pensamento abstrato por um processo de retificações sucessivas que possibilita a construção de diferentes níveis de elaboração do conceito.

Diante da importância dos materiais concretos surgi o interesse de pesquisar sobre como funciona o material concreto e como ele pode auxiliar na prática pedagógica da professora. Objetivou-se, ao abordar este tema, e analisar se a professora A da pré-escola de 4anos da E.M.R.B esta desenvolvendo sua pratica pedagógica utilizando o material concreto como um subsidio para compreensão dos conceitos  matemáticos.

Para isso, averiguou a concepção da professora sobre o material concreto como um subsídio para a compreensão de conceitos matemáticos. Para obtenção dos dados foi realizada pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo com entrevista qualitativa semiestruturada com a professora da pré-escola de 4 anos.

A estrutura do presente trabalho, quanto ao seu desenvolvimento é a seguinte: No primeiro capítulo abordam-se conceitos matemáticos numa perspectiva histórica a matemática é uma ciência que foi criada em prol de contar e resolver problemas, com finalidades prática e é considerada como parte da construção da cidadania.

Posteriormente, o segundo capítulo, relata sobre material concreto na educação infantil. Neste sentido, o material concreto se divide em não estruturados, não apresenta função determinada e depende da criatividade do educador, por outro lado o estruturado apresenta como proposta da matemática definida.

Para o educador levar o material concreto para a sala de aula, é preciso planejar e analisar os possíveis avanços para os alunos em determinado conteúdo. O terceiro capítulo aborda a discussão a cerca da função do professor na utilização do material concreto e no quarto capítulo são apresentados os dados obtidos com a aplicação da pesquisa de campo e que foram relacionados no eixo teórico.

 

 

1-Conceitos matemáticos numa perspectiva histórica

A matemática é uma ciência que foi criada em prol de realizar contagens e resolver problemas, com finalidades práticas e é considerada como parte da construção da cidadania. Desde sempre a matemática foi e sempre será uma ampla necessidade humana. É possível constatar nos trabalhos de Piagente e Santos (2010) “que a principio nossos antepassados necessitaram de desenvolver conhecimentos matemáticos a fim de se comunicarem, comercializar produtos e/ou objetos e também para trocá-los”.

Nesse contexto, observa-se que historicamente os princípios básicos da matemática desenvolveram-se e desta forma foram sendo aperfeiçoados. É possível constatar que grandes matemáticos, que ainda exercem fundamental significado atualmente, sugiram antes de cristo, e possuem relevância para a humanidade, pois descobriram novas formulas soluções e cálculos. Desta forma, pode-se perceber que a inteligência do homem está associada ao desenvolvimento matemático, pois há estrita relação no processo histórico de ambas.

Nota-se que vários povos se destacaram no que concerne ao desenvolvimento matemático. Os primeiros povos a usar a matemática foram os babilônios e os egípcios. A utilização matemática, por esses povos, objetivava apenas atender as necessidades básicas individuais e coletivas, isso porque a matemática para estes povos não era usada como conhecimento. Piagente e Santos (2010), discutem esta evolução histórica da matemática, e enfocam que “os gregos a utilizavam como ciência e as dificuldades que tiveram para estudar os problemas relativos ao infinito eles se destacaram na geometria”.

Vale destacar que os babilônicos aplicaram a matemática para aprender e construir modelos, através de objetos concretos. Os métodos empregados pelos babilônios permaneceram por muito tempo, pois por meio destes eles aprenderam e obtiveram descobertas de maneira concreta e não apenas de forma abstrata.

Portanto, segundo Piagente e Santos (2010), “esse povo realizou muitas descobertas, porém muitas destas nem chegou ao conhecimento dos dias atuais, e o que restou não é possível de se decifrar”. Caso fosse possível, tais descobertas poderiam ser bem úteis para os pesquisadores na compreensão da historia da matemática.

Com os avanços e as transformações ocorridas durante vários séculos, essa visão tradicionalista do ensino da matemática evidencia constantes transformações. Entre outras pesquisas sobre o assunto apontam que o ensino da matemática deve acontecer por meio do material concreto, pois desta forma a criança tem possibilidades de se identificar com a disciplina.

Para tanto, pressupõe-se que o material concreto e a mediação do educador, estarão juntos, proporcionando uma compreensão melhor para os alunos, favorecendo a resolução dos problemas no dia a dia da sua realidade.

 

2- Material Concreto na Educação Infantil

 

Atualmente o ensino da matemática encontra-se num momento especial. Estão ocorrendo diversas pesquisas em prol de torná-lo mais eficaz. Isso porque se percebeu uma imensa dificuldade em as crianças aprenderem a matemática com o método tradicional. Este contexto motivou e motiva o surgimento de novas metodologias de ensino. Metodologias estas que visam o uso pedagógico de materiais concretos, mediado pelos educadores com o objetivo de favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos.

Nesse sentido o material concreto funciona como ferramenta que facilita e favorece o ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos pelas crianças na educação infantil. Além de proporcionaràs crianças o desenvolvimento de suas habilidades físicas, motora, criativa, e o desenvolver do raciocínio lógico.

A este respeito Turrioni e Perez (2006, pag. 61) afirmam que “o material concreto é fundamental para o ensino experimental, uma vez que facilita a observação, análise, desenvolve o raciocínio lógico e critico, sendo excelente para auxiliar o aluno na construção dos seus conhecimentos”.

Neste momento é preciso entender o que é material concreto e qual sua relação com a aprendizagem.  O material concreto são objetos que os alunos podem utilizar para aprender matemática ou outra disciplina. A importância do material concreto esta na manipulação dele relacionada com a situação problema criada pelo professor para desenvolver determinado conteúdo e vivenciada pela criança.

Dessa maneira os materiais concretos se dividem em dois grupos: os estruturados e os não estruturados.

Considera: “aquele que ao ser concebido não corporizar estruturas matemáticas, e que não foi idealizado para transparecer um conceito matemático, não apresentando, por isso, uma determinada função, dependendo o seu uso da criatividade do professor.” O autor enfatizar o estruturado, aquele que apresenta concepção matemática já determinada(BOTAS, 2008, p.27).

Entretanto são exemplos de materiais concretos estruturados: o geoplano, o material dourado, blocos lógicos, ábaco e o cuisenare que são os materiais mais usados na sala de aula pelos professores. Por outro lado têm os não estruturados que corresponde: grão de feijão, tampinhas de garrafas, carretéis, palito de sorvete entre outros objetos que contam com a criatividade de quem os utiliza.

O material concreto, de uso comum ou educacional que permita, durante uma situação de aprendizagem apelar para os vários sentidos do devendo ser manipulados e que se caracterizam pelo envolvimento ativo dos alunos por exemplo, ábaco, geoplano, folha de papel etc. (VALE 1999, p.112)

Percebe-se que ambos contribuem para aprendizagem dos conceitos matemáticos de maneira prazerosa, pois para criança e o conhecimento do mundo à sua volta se dá através da manipulação e do tocar.

Portanto é por meio do material concreto que o educador pode estar levando o aluno a desenvolver diversas habilidades, criatividade e o raciocínio voltado para o ensino da matemática, com o objetivo de proporcionar esta aprendizagem de uma maneira que as crianças possam compreender o conteúdo explorando estes materiais.

 

3 - Função do Professor na Utilização do Material Concreto

 

Pressupõe-se que a necessidade de melhorar o ensino da matemática no Brasil se deve ao vinculo metodológico do professor, fazendo com que essa concepção seja vista como uma matéria complicada, difícil de ser entendida pelo aluno, e, ao mesmo tempo, difícil de ser transmitida pelo professor. Criando assim uma nova visão para o ensino da matemática e abrindo portas para novos recursos metodológicos de ensino, podemos apoiar em pressupostos como:

(...) adotar um método mais intuitivo e indutivo, em que são respeitados os conhecimentos já construídos pelo aluno, ao mesmo tempo, que lhes são dados oportunidades de realizar experiências, descobrir propriedades estabelecer relações entre elas, construir hipóteses e testá-las chegando a determinados conceitos (Toledo e Toledo, 1997, p. 10).

Nesse sentido, esses recursos metodológicos foram constituídos a partir de diversos estudos e discussões de educadores. Recursos esses conhecidos como materiais concretos. Para muitos educadores os materiais concretos representam uma solução para falta de compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos. Porém antes de decidir utilizar o material concreto o educador deve ter clareza sobre a coerência em utilizá-los de acordo com os objetivos que pretende alcançar, os conteúdos e conceitos a serem ensinados e a dinâmica para relacioná-los com seus objetivos pedagógicos.

Nesse contexto Lorenzato (2006, p. 21), afirma que “o material concreto pode ser um excelente catalisador para o aluno construir seu saber matemático. Dependendo da forma que os conteúdos são conduzidos pelo professor. Ele devera ter uma postura de mediador entre a teoria/material concreto/realidade”.

Dessa forma o fundamental é que os educadores valorizem o material concreto e não o utilizem como subsidio para atrair e entreter seus alunos. O ideal é que haja um planejamento das atividades que serão desenvolvidas através do material concreto.

Primeiramente, é fundamental que o professor conheça bem o material a ser utilizado. Posteriormente realize o planejamento. Feito isso, o educador deve utilizar o material se posicionando como mediador no processo. Criando um ambiente espontâneo e natural, e intervindo, sempre que possível, através de questionamentos, sugestões, afirmações, etc.

O autor enfatiza os cuidados a serem tomados com o uso dos materiais concretos:

É importante, no entanto, fazer uma alerta: não basta abrir uma caixa cheia de pecinhas coloridas e deixar os alunos quebrarem a cabeça sozinhos. Alguns educadores acreditam que o simples fato de usar o material concreto torna suas aulas “construtivas” e que isto garante a aprendizagem. Muitas vezes o estudante além de não entender o conteúdo trabalhado não compreende o porquê o material está sendo usado. (MARTINS, 2009, p.1)

 

Nota-se, portanto que é de suma importância nesse período que os alunos tenham a oportunidade de agir e refletir, pois desta maneira eles terão mais facilidade para aprender matemática. Quando são utilizados em sala de aula há outro fator que contribui imensamente e positivamente para as vantagens advindas do trabalho pedagógico com o material concreto. Tal fator é o da interação, possibilitada pelo ambiente escolar. Tal interação é promovida pela relação dos alunos com professores, alunos com alunos num ambiente de socialização e aprendizagem.

Para saber se ocorreu à aprendizagem dos alunos com esse método, é preciso que o educador estimule o aluno a mostrar por meio de desenhos, linguagem entres outras formas o que se aprendeu da atividade desenvolvida.  

Os autores chamam a atenção na utilização dos materiais concretos e, diante disso relata que:

Quando se oferecer um material novo para as crianças, a primeira atividade que se recomenda é sempre o jogo livre: apresenta-se o material as crianças e deixa-se que elas utilizam como quiserem (...). A segunda etapa é o jogo com regras, em que se propõe á criança atividades planejada (....). (TOLEDO e TOLEDO, 1997, p.72,73).

                                                                                       

Alem disso é fundamental que o educador perceba que o aluno é o principal ator na formação do seu conhecimento. E que o ensino da matemática não se resume apenas em multiplicações, divisões e formulas. Neste sentido o educador precisa proporcionar meios para que os alunos enriqueçam sua imaginação e ampliem sua criatividade. Sendo o material concreto um bom aliado para que aconteçam situações ricas em trocas de experiências entre as crianças e o meio. Isso de forma que as crianças se divirtam e aprendam envolvidas por regras intrínsecas às atividades aplicadas pelo educador.

Novello (2009), apoia a ideia no sentido de que “O uso do material concreto propicia aulas mais dinâmicas e amplia o pensamento abstrato por meio de um processo de retificação sucessiva que proporciona a formação de diversos níveis de elaboração do conceito”.

Percebe-se que é importante que o educador atue como mediador diante dos materiais concretos para levar a criança a abstrair e relacionar informações obtidas e assim chegar ao conhecimento matemático. Por meio de atividades lúdicas o educador favorece o desenvolvimento da imaginação e da criatividade do aluno.

 

4 - Análise dos Dados

Com o propósito de verificar se a professora utiliza os materiais concretos como instrumentos para tornar as aulas mais atrativas questionaram a ela quais os recursos metodológicos costuma utilizar no ensino da matemática.

A resposta foi seguinte:

Professora “A”: Ao trabalhar matemática na educação infantil eu procuro levar para sala de aula materiais concretos mesmo que a criança vai entrar em contato e vai adquirindo experiência e os conceitos matemáticos através de materiais como sucata, brinquedo, tampinha de garrafa pet. Sempre guardo em casa pote de Danone. Eu procuro todo tipo de material porque acho que a matemática deve ser ensinada assim, mas a concretização do conhecimento pela criança se dá pela manipulação dos materiais.

Pela fala da professora pode-se concluir que esta professora compreende a importância de se trabalhar a matemática de forma adequada para obter um melhor desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Além disso, verifica-se que a professora procura estar sempre levando materiais como, por exemplo, sucata, brinquedo, tampinha de garrafa pet, entre outros, para que os alunos possam ter contato direto com o objeto e assim adquirir experiência e compreender melhor os conceitos matemática.

Quanto às contribuições que devem acontecer em relação ao uso do material concreto podemos verificar na contribuição de que “O material concreto deve proporcionar aos alunos meios de desenvolverem diversas formas de conhecimentos associados ao seu cotidiano, como também contribuir na construção de conhecimentos matemáticos Gomes et all(2010)”.

Com o objetivo de compreender qual a opinião que a entrevistada tem em relação ao uso do material concreto no ensino da matemática com as crianças de 4 anos, considerando que a opinião da professora sobre a importância do material concreto reflete diretamente em sua prática a questionamos e obtemos as seguintes respostas:

Professora “A”: Eu acho interessante, principalmente com as crianças menores que tem que trabalhar a manipulação. Sempre que vou ensinar um conceito matemático realizo uma conversa informal com eles e faço eles aprender esse conceito através da manipulação de objetos. Levo brinquedos, materiais concretos, embasados no conteúdo que eu quero trabalhar. Por exemplo, figuras geométricas podem ser usadas figuras de madeira e ainda pensar em varias outras coisas para trabalhar e tornar as aulas dinâmicas e prazerosas e assim a criança adquire conhecimento e eu atinjo o meu objetivo.

Pela fala da professora “A” nota-se que a professora compreende a importância de ensinar a matemática utilizando os materiais concretos principalmente com as crianças da pré-escola. E ainda averigua-se que a professora utiliza diversos objetos para que os alunos possam manipulá-los e assim chegar a concretização da aprendizagem de forma prazerosa

Em relação ao modo de se trabalhar com os materiais Mendes(2009),relata que:

 

Esses materiais devem ser tocados, sentidos, manipulados e movimentados pelos alunos. Podem ser extraídos das aplicações do dia-a-dia, como balanço, trena, fita métrica, entre outros, ou podem ser confeccionados com a finalidade de representar idéias de matemática, com o quadrante, o ábaco, o astrolábio, plano, blocos lógicos entre outros.

 

Com o propósito de verificar a concepção da professora em relação a sua prática pedagógica e sua postura em relação à aplicação de atividades com materiais concretos na pré-escola questionou-se qual a atitude da professora diante de uma aula planejada com a utilização de materiais concretos no ensino da matemática. A resposta foi à seguinte:

Professora “A”: Eu quando planejo uma aula utilizando materiais concretos, brinquedos, objetos manipulados, procuro agir e intervir nesta atividades mediando aprendizagem e não impondo alguma coisa sobre as crianças e também procuro direcionar aprendizagem no conteúdo que planejei, pois a criança quando está brincando e manipulando esses materiais ela está desenvolvendo varias habilidades, criatividades e o raciocínio por isso procuro atuar diretamente com as crianças para chegar meu objetivo e atuar como mediadora. Pois deixo as crianças livre para o ato de brincar e se expressar diante dos materiais que eu levo para sala de aula e depois entro intervindo para levar a criança a desenvolver e chegar a aprendizagem da matemática. 

Pela fala da professora “A” pode-se concluir que ela consegue planejar e desenvolver sua pratica utilizando os materiais concretos para atuar no processo de aprendizagem da matemática. A professora procura deixar os alunos fazer um conhecimento prévio do material usado e depois entra intervindo nas atividades, com o intuito de chegar ao seu objetivo e levar a criança desenvolver suas habilidades, criatividade e o raciocínio para então chegar à aprendizagem.

 

Quanto a maneira de o professor atuar diante dos materiais concretoso autor pressupõe que:

Compete ao professor elaborar atividades que favoreçam o desenvolvimento da imaginação e da criatividade e para isso retoma-se a importância da utilização do material concreto como um recurso que pode contribuir, por meio de um trabalho cooperativo, na elaboração de conceito e na resolução de problemas (NOVELLO et al, 2009)

Através dos recursos e materiais que a professora utiliza é possível perceber que mesma busca com sua pratica, promover a aprendizagem das crianças. A professora “A” realiza suas atividades fazendo uso de materiais concretos para atingir seus objetivos e levar os alunos aprendizagem dos conceitos matemáticos de forma dinâmica e prazerosa.

 

5 - Considerações finais

 

Considerando a importância de trabalhar com o material concreto, no processo de ensino aprendizagem de conceitos matemáticos buscou-se analisar se a professora da pré-escola da E.M.R. B está utilizando o material concreto no ensino da matemática.

No decorrer dos trabalhos os objetivos elencados inicialmente foram cumpridos, pois com tal pesquisa foi possível averiguar a concepção da professora sobre o material concreto como um subsídio para a compreensão dos conceitos matemáticos. Para atingirmos os nossos objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevista semi-estruturada com a professora que atua na E.M.R. B do município de Santa Cruz do Xingu-MT.

A hipótese elencada foi refutada, pois com o relato da professora pode constatar que a mesma sabe da importância do uso dos materiais concretos e ainda afirma utilizá-los em sala de aula com intuito de favorecer o ensino da matemática. Através dos recursos e materiais que a professora utiliza é possível perceber que mesma busca com sua pratica, promover a aprendizagem das crianças.

Concluímos que a entrevistada compreende a importância de ensinar a matemática empregando os materiais concretos e procura desenvolver sua pratica utilizando os mesmos e para que assim possa proporcionar aulas dinâmicas e aprendizagem prazerosa para seus alunos.

Portanto a utilização dos materiais concretos é de suma importância para o ensino e aprendizagem da matemática, pois através do mesmo a criança desenvolve suas habilidades, criatividades, raciocínio lógico e aprimora seus conhecimentos para resolver problema do seu cotidiano. Este fato torna relevante que o professor inclua no seu planejamento os materiais concretos como um subsídio para a compreensão dos conceitos matemáticos.

Todavia seria interessante que todos os professores tivessem conhecimento da importância dos materiais concretos no ensino da matemática principalmente na educação infantil fase em que fica mais fácil a criança aprender matemática por meio da manipulação de objetos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

LORENZATO, S, Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: Lorenzato, (org). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas Autores Associados, 2006, p3-33 Disponível em: <http://www.editorarelize.com.br/revistas/ephem/trabalhos/poster-302pdf/>. Acesso em: 21 de set de 2014.

FERNANDES, Susana da Silva, A contextualização no ensino de matemática- um estudo com alunos e professores do ensino fundamental da rede particular de ensino do Distrito Federal. Disponível em: <www.matematica.ucb.br/sites/000/68/00000081.pdf - Similares> Acesso em: 02 de out de 2010.

FIORENTINI, Dário, MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática, 2004. Disponível em:  http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_did... Acesso em: 21 de set de 2010.

GOMES, Jacqueline Oliveira de Melo, REGO, Rômulo Marinho do. A formação do professor de matemática: um estudo sobre a implantação de novas metodologias nos cursos de licenciaturas de matemática da Paraíba. Disponível em: <http://www...sbem.com.br/files/ix.../CC02629181456T.rtf>. Acesso em: 11 de out de 2010.

LUZ, Vanessa Silva, et. al. O material concreto articulado nos conceitos matemáticos dos anos iniciais. Disponível em: <http://www.semanaimef.furg.br/anais/relatos/R_9.pdf> . Acesso em: 03 de out de 2010.

 

MARTINS, Raquel. Material concreto: um bom aliado nas aulas de Matemática, ANO 2009. Disponível em: <http://educacaodeinfancia.com/material-concreto-um-bom-aliado-nas-aulas-de-matematica>. Acesso em: 07 de out de 2010.

MENDES, Iran Abreu, Matemática e investigação na sala de aula: Tecendo redes cognitivas na aprendizagem/ Iran A.M- Ed.rev e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física 2009.

MORENO, Heliete Martins Castilho Moreno. O Pensamento matemático: formação e desenvolvimento de conceitos. Cuiabá: EdUFMT, 2008. p.92.

NOGUEIRA, CléliaM. Ignatius, BARROS, Rui Marcos de Oliveira, As Três Crises da Matemática. Disponível em: www.inf.unioeste.br/.../Crises_e_paradoxos_matemática.pdf -Acesso em:02 de out de 2010.

TOLEDO, Marília. TOLEDO, Mauro. Didática da matemática: com a construção da matemática. São Paulo:  FTD, 1997 Disponível  em: <www.editorarealize.com.br/revista/fiped/trabalhos/Trabalho-comunicaçao-oral-947.7fc230438247>. Acesso em: 07 de out de 2014.

NOVELO, Tanise Paula, SILVEIRA, Daniel da Silva, LUZ, Vanessa Silva da, COPELLO, Gláucia Brasil, LAURINO, Débora Pereira, ANO 2009. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos,Disponível em:<www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/31861477.pdfmaterial>. Acesso em:03/10/2014

PIAGENTE, Fernanda Nunes; SANTOS, Rafael dos Santos. História da matemática, Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-matematica/historia-da-matematica-9.php>. Acesso em: 04/10/2010.

TIRRIONI, A.M.S; PEREZ, G – Implementando um Laboratório de Educação – Matemática parra apoio de professores. In: Lorenzato, Sérgio, Laboratório de Ensino de Matemática na sala de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. P 57-76.

Wikipédia, História da matemática. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_matem%C3%Altica> . Acesso em: 16 de set de 2010.



[1]Professora de Educação Infantil pelo Município de Santa Cruz do Xingu-MT, graduada em Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil, pela Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT/2010

²Orientador: Prof. Mestre José Olímpio dos Santos E-mail: [email protected] Cel.: (65) 9981 0482 /8112 0482