Quando se fala em esporte logo vêm à mente pessoas apaixonadas, ou melhor, pessoas fanáticas por alguma determinada modalidade esportiva, atleta, time de competição, etc. É esse público alvo que o marketing esportivo procura atender através de produtos esportivos como camisetas oficiais, uniformes, bonés, entre outros. Algumas empresas aproveitam o grande público no meio esportivo para divulgar suas marcas ou mercadorias. De acordo com autor Wesley Cardia, “o marketing esportivo, sob o prisma das entidades esportivas, é o processo pela qual se suprem necessidades e desejos de entidades esportivas através da troca de produtos e valores com seus mercados”. (CARDIA, 2004, p. 22).

            Para ficar mais claro o entendimento de marketing esportivo, pode-se imaginar que ele é um tipo de marketing promocional, pois, em vez de criar uma campanha publicitária como forma de divulgação da marca ou do produto, a empresa pode investir no esporte e obter ótimos retornos. “O seu objetivo principal é estabelecer um diferencial capaz de aproximar do consumidor sua imagem e seus produtos/marca.” (NETO, 2000, p. 34.)

Mas, quais as vantagens do Marketing esportivo?

Quando uma empresa procura o esporte como uma mídia alternativa para divulgar sua marca, ela procura disseminá-la, ou seja, aumentar o seu nível de conhecimento e aceitação perante o cliente, além da melhoria de sua imagem. Segundo Neto, “as empresas que investem no esporte apresentam algumas características essenciais. Possuem marcas fortes ou potencialmente fortes e buscam novas formas de comunicação com os seus públicos e nos mercados onde atuam” (NETO, 2000, p. 25).

            Uma vantagem, quando se é investido neste marketing, é o retorno que ela possibilita para a empresa, além de o esporte ou clube ser associado à empresa, como se fosse uma marca, fixada na mente do consumidor.

            Desta forma, as maiores vantagens em se apostar no marketing esportivo são de ter pouco ou nenhum risco, custos menores, pois investe-se no esporte e não em produção de produtos ou marcas, e uma grande margem de êxito, visto que o esporte é um mercado amplo e cheio de oportunidades.