PODEM AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

O combustível da economia é o investimento, que provoca desenvolvimento num processo dinâmico e imperceptível algumas vezes.

O marketing trabalha com variáveis controláveis e incontroláveis, como na economia.

O papel do marketing é permitir à ligação da macroeconomia a microeconomia, do coletivo ao individual, do todo ao unitário, ou vice-versa.

Claro que toda e qualquer disciplina ou seguimento de estudo científico pode ser um agente de mudanças, mas poucas são tão interdisciplinares como as duas.

Conhecer mercado e não estudar economia, provavelmente seja o erro de muitos dos profissionais deste seguimento e o mesmo vale para os economistas. Estudar economia e esquecer-se de cenários mercadológicos e das ferramentas preciosas do marketing.

As nossas estruturas sociais estão mudando e com ela à nova maneira de ver a realidade de consumo em pleno momento de transformações nas bases de mercado, crise ou oportunidade, pensarem no futuro e agir no presente, são vetores das escolhas neste contexto econômico atual.

Direcionar a atividade empresarial é importante, mas a seleção natural da concorrência neste momento recai não somente sobre as empresas, mas também sobre os países. A dependência por fontes de financiamento internacionais provou a incapacidade dos Estados de gerir as economias baseadas em políticas e modelos desenvolvimentistas do passado.

A abertura para novas questões ideológicas, que combatam o protecionismo parecem ruir no momento. Parte reflexiva destas políticas afeta o emprego de forma direta.

Compete ao marketing encontrar novas formas de provocar as necessidades de consumo, nestas circunstâncias e a economia de gerar recursos para a prática de negócios do mercado.

O capitalismo mostra claro que precisa de novas regras de conduta que desenvolvam práticas sustentáveis e ecologicamente corretas.

As convulsões sociais que acontecem em vários países são partes de campanhas e informações erradas passadas as populações.

O marketing sempre foi um agente de transformação social, portanto retirar os olhares debilitados sobre a realidade do sistema econômico proporciona a mudança filosófica e cultural da forma de conduzir o mercado.

A economia é a prática da utilização de forma eficiência dos recursos materiais, humanos e sociais da nossa realidade, maximizando suas potencialidades.

O ato de servir o mercado passa a ser o instrumento das premissas básicas na tomada de decisões sobre o investimento.

O ambiente competitivo do mercado no momento exige ousadia, criatividade e busca constante de aperfeiçoamento de produtos e serviços. A comunicação dirigida de forma correta poderá inclusive salvar organizações e governos, portanto a importância de boas campanhas de marketing que preguem a realidade e ao mesmo tempo auxiliem a economia pode ser uma das saídas para o retorno da credibilidade sobre o mercado. Mas são evidentes que o consumidor da atualidade, que acompanha cada passo pela internet é mais exigente e cauteloso, por isso, campanhas que preguem a verdade e realidade dos fatos é importante.

A economia e o marketing precisam integrar-se para realocar estratégias de planejamento no intuito de criar novos mercados e sustentabilidade dos sistemas financeiros do mundo.