A evolução digital está integrada à vários outros movimentos empresariais. A nova era do marketing, por exemplo, conhecida como o marketing de relacionamento é diretamente ligada à evolução digital. O marketing de relacionamento é uma estratégia importantíssima para a fidelização de clientes. A estratégia consiste em estabelecer uma relação mais próxima entre o cliente e a empresa, isso facilita a comunicação e proporciona oportunidades crescentes de negócios.

Este formato de marketing é utilizado para a construção de relacionamentos mais duradouros, uma estratégia a médio e longo prazo. Um dos maiores objetivos do marketing de relacionamento é estabelecer uma relação de confiança e de credibilidade, isso favorece a empresa perante as outras marcas. Conhecer o cliente é uma das premissas fundamentais para este tipo de atuação, saber seus gostos, hábitos, atividades, marcas preferidas, ou seja, todo comportamento que possa ser de interesse comercial. Pesquisas são fontes diretas e eficazes de informação, elabore algumas perguntas e utilize de seu relacionamento para obter o que deseja.

O marketing de relacionamento é muito aplicado na web. As redes sociais são meios importantíssimos de relacionamento, inclusive existem empresas especializadas neste tipo de acessória empresarial, a agência de mídias sociais. Este tipo de agência é a responsável por traçar as estratégias mais eficazes para cada tipo de empresa e de objetivo. Outra forma de manter um relacionamento próximo ao cliente é estabelecer comunicação por e-mail marketing. Esta atividade, geralmente feita por uma agência de e-mail marketing, é eficaz, rápida e traz bons resultados. O importante em todo marketing de relacionamento é saber ouvir o que o cliente tem a dizer, isso valoriza a opinião do seu público alvo e pode trazer melhorias positivas para a empresa. Avalie os resultados e tenha sempre o foco em uma evolução no relacionamento.