No ano 2000 ouvimos a trágica notícia a respeito do naufrágio do submarino Russo que tinha a tripulação de 118 homens. Tudo começou após problemas técnicos que ocasionaram a explosões no submarino. O submarino dessa forma não tinha mais como submergir ficando encalhado em águas consideradas rasas, cerca de 108 metros de profundidade. As autoridades Russas tentaram resgatar aqueles homens, mas não tiveram sucesso. Tudo era realizado em oculto, não pediram ajuda as nações vizinhas e tão pouco admitiram o fato. Após algumas tentativas frustradas de resgate resolveram então, depois de 4 dias, admitir o fato e solicitar ajuda aos noruegueses e ingleses. Novas tentativas foram realizadas e em apenas um dia os estrangeiros conseguiram alcançar o submarino, mas não conseguiram resgatar a tripulação com vida, pois já era tarde.

O drama descrito nos relata uma situação caótica que precisava de um plano perfeito, infalível e que ao ser posto em prática fosse o suficiente para salvar aquelas vidas.

Na história humana sabemos que o homem também vive uma situação caótica da qual precisa ser livrado. O homem se distanciou de Deus por causa do pecado que cometeu. Sabemos que Deus ama ao homem de uma forma sem igual. Quando o homem pecou, Deus  já havia traçado um plano perfeito que possibilitaria trazer este homem ao convívio com Ele, a palavra de Deus nos relata que  o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gen.3.15). Deus já havia traçado um plano na eternidade, algo que fosse capaz de resgatar, salvar, unir, transformar, limpar e eternizar o vinculo entre Deus e o homem. O evangelho de João nos mostra o maravilhoso amor de Deus que providenciou este plano perfeito, “... Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito”...

O Submarino Russo não foi resgatado a tempo em função dos russos imaginarem possuir o plano adequado para aquela situação. Muitas pessoas imaginam possuir o plano perfeito para resolver suas pendências com Deus. Muitas pessoas imaginam que qualquer plano servirá para este propósito, muitas pessoas estão sendo enganadas e caminham a passos largos para a morte eterna.

Deus tem um plano perfeito e este plano não está baseado em teorias humanas, mas em fatos que destacam a vinda do filho de Deus como um de nós. Jesus Cristo esteve entre nós como homem e sentiu como homem na carne todas as dores, que nós sentimos. A Bíblia revela: “era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Is 53.3). Jesus Cristo sendo puro assumiu todos os pecados do mundo. “... Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados (Is 53.5). O plano perfeito consiste no fato de Deus entregar o seu filho Jesus Cristo em resgate de toda humanidade.

Na vida deparamos com várias tentativas do homem mudar esse contexto de separação de Deus. O homem vem criando teorias que visam aproximá-lo de Deus, planos são traçados para que isto aconteça, mas tudo é em vão. Pois boas obras não têm forças para unir o homem a Deus, supostas reencarnações são fábulas é mentira do inimigo de nossas almas, qualquer caminho alternativo ou fora de Jesus Cristo é engano. A palavra de Deus nos revela:

  1. “ em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4.12)  
  2. “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo.14.6)
  3. “ Pois é pela Graça que sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não das obras, para que ninguém se glorie” (Ef.2.8,9)

Só existe um plano eficaz, somente um plano dará certo. E este plano foi exposto por Deus ao mundo na pessoa de Jesus Cristo.

Os russos até reconheceram a sua incapacidade para retirar o submarino do oceano e solicitaram ajuda, mas já era tarde.  Reconhecer a sua incapacidade é o primeiro passo, e isto só é possível enquanto houver vida em seu corpo. Não haverá outra oportunidade o tempo que você possui é este, não existe oportunidade para arrependimento depois da morte, ou em uma suposta reencarnação, e sobre isto a bíblia diz : “ e como ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo.” (Heb 9.27). Os russos demoram 4 dias para reconhecer que o plano que possuíam não era infalível e quando resolveram mudar o plano já era tarde. Reconheça Jesus Cristo hoje, não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje, pois o amanhã é duvidoso.

Os russos reconheceram que precisavam de ajuda, mas aqueles que foram ajudá-los não foram capazes de resgatar a tripulação com vida. O plano de Deus prevê um resgate que acontece em vida e que lhe dará mais vida, Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”(Jo.10.10), ou seja, Jesus acrescentará mais vida a sua vida. O plano perfeito além de livrar o homem da morte eterna garante a este homem vida em abundância e viver de forma abundante significa viver de forma completa, no centro do que Deus planejou para você.  O plano de Deus te salvará e lhe fará viver a eternidade desde já.

O Maravilhoso amor de Deus nos deu um plano infalível de salvação, mas para que este plano seja posto em prática é preciso:

  1. Reconhecer a sua situação de pecador, distante de Deus e incapaz de se achegar a Deus com os seus próprios esforços.
  2. Solicitar socorro a quem tem o plano infalível, Jesus Cristo. Somente através dEle é possível a união entre o homem e Deus.
  3. Aceitar o plano infalível de Deus para sua vida, pois esta é uma decisão individual e que somente você poderá tomá-la.