SINOPSE D'O MANIFESTO COMUNISTA

O Manifesto Comunista é produto de um trabalho científico preliminar de envergadura notável, de um considerável labor de preparação. Sugerindo uma grade de evolução da conscientização do proletariado para a iminente tomada de poder, o Manifesto, com um embasamento histórico nítido, põe em evidência o conflito de classes, conjunto de explorados contra conjunto de exploradores, como sendo a base das relações sociais humanas.

Suas evidências são confirmadas a partir do momento em que se passou a observar ou analisar as condições de miserabilidade, as quais a classe trabalhadora era convenientemente submetida.

Expondo essa assertiva, Marx e Engels puderam instituir um dos critérios mais relevantes contidos no seu trabalho, a condição de transnacionalidade da luta do operariado. A célebre frase "Proletários de todo o mundo, uni-vos!" exprime bem essa ideia.

Em suma, O Manifesto Comunista faz uma severa crítica ao modo de produção capitalista e na forma como a sociedade se estruturou através desse modo. Busca organizar o proletariado como classe social capaz de reverter sua precária situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista, assim como define objetivo e os princípios do socialismo científico.

ANÁLISE SINTÉTICA

Sob um prisma superficial, a teoria de Marx e Engels ganha um foco praticamente condizente com a realidade, visto que a análise histórica, efetuada por ambos para se instituir a obra, representa de forma concisa e precisa a real situação do capitalismo industrial europeu do século XIX.

O jugo ao qual a classe de operários era submetida, foi exposto de forma brilhante e inovadora pelos téoricos. Estes salientavam a importância da conscientização como sendo o caráter principal para desenvolvimento da contenda de classes. Desempenhando um papel racional totalmente diferente dos tratados políticos e econômicos da época, Marx, principalmente, foi um pensador a quem de seu tempo, diríamos até séculos mais avançado do que a maioria dos demais membros daquela época. Visionário por excelência, ele situou como base de todo relacionamento social a busca demasiada por vantagens econômicas, todo ser lutaria por uma melhor condição monetária.

Em síntese, O Manifesto Comunista resume a realidade quando expõe essa concepção materialista das relações entre classes. Esse pensamento se faz verídico, pois como se observa desde os tempos antigos até os dias atuais, o homem utiliza os fatores de produção para servir-se dos bens e serviços, o problema central está na divisão desses bens, e esse se torna o caráter mais relevante das relações entre classes.

À época do aprimoramento do maquinário industrial, a condição do proletariado era realmente péssima, o que levaria a um iminente levante para a reversão dessa situação, sem dúvida algo fácil de se perceber, já que a insatisfação leva à busca por mudanças em todos os sentidos.

APREENSÃO ANALÍTICA

Analisando O Manifesto Comunista de forma mais profunda e crítica, de acordo com a evolução econômica como pensamento, obtém-se algumas características falhas ou ao menos lacunas em aberto. Como aspectos relevantes, deve-se lançar mão destes para corrigir ou aprimorar a tese defendida por Marx e Engels.

Consoante o aludido tratado, o aprimoramento tecnológico, iniciado com a Revolução Industrial no século XVIII, levaria cada vez mais a classe trabalhadora à miséria, desembocando posteriormente uma revolução do proletário.

No entanto, Karl Marx e Friedrich Engels não contaram que a evolução dos recursos de aceleração de produção (tecnologia e divisão do trabalho) abriria espaço para o setor de serviços. Mais pessoas passaram a trabalhar em escritórios e consultórios, diminuindo o número de pessoas que se submetiam a horas e horas de trabalho árduo e pesado numa indústria, por exemplo. Ademais, os constantes avanços tecnológicos diminuíram o esforço físico no trabalho, atenuando os riscos de uma revolução proletária universal. Tudo isso aliado a um número considerável de leis trabalhistas criadas também para atenuar a situação da classe.

CONCLUSÃO

Após a análise do Manifesto, relacionando-o com a evolução econômica, obtém-se a exposição de certas lacunas não observadas pelos seus autores, apesar disso, a obra em questão é classificada como um dos mais importantes tratados político-econômicos da história, não sendo relevante apenas na sua época e abrangendo infindáveis campos com sua demasiada influência.

O seu estudo é necessário na maioria das disciplinas acadêmicas, sendo útil para a apreensão de dados necessários para a análise da conjuntura econômica mundial, tanto do passado como do presente. Entendê-lo em sua essência, é poder situar-se quanto ao caminho da organização das classes em relação ao fator econômico.