As condições de trabalho, o modo de gestão, mas também o comportamento individual são a origem do mal. No plano individual, o  medo, a ignorância e a falta de confiança formam um cerco vicioso de estresse-sofrimento.

Os problemas de saúde mental no trabalho estão a aumentar, atingindo 20% dos trabalhadores dos países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 Isto é o que é enfatizado no último relatório da organização publicado um ano atrás. Com base nesta investigação, o fenômeno é tratado como  "mal estar no  trabalho?

 Mitos e realidades sobre a saúde mental e emprego " mostram que um em cada cinco trabalhadores sofre de um transtorno mental, tal como a depressão ou a ansiedade, e muitos lutam para sobreviver nos 34 países desta zona.

 A OCDE afirma que a proporção de trabalhadores expostos ao estresse ou á tensão no local de trabalho aumentou drasticamente em todos os países da zona; durante a última década.

Em Marrocos, por falta de um barómetro sobre a saúde no trabalho, é o silêncio total. No entanto, o mundo do trabalho, aqui como no exterior é exposto  a este tipo de problemas.

 A maioria dos sociólogos de empresas, asseguram que é importante  melhorar a qualidade de trabalho dos empregados e a eficiência em termos de comunicação; apoiando sobretudo a capacidade das pessoas a trabalhar em grupos para melhorar a  qualidade de vida.

Muitos outros  psicólogos  chamam atenção sobre o excesso do trabalho. Ele prejudica a saúde mental. Neste sentido, a gestão deve favorecer "o desenvolvimento de uma visão compartilhada,  implementando os valores comuns e reabilitando  a pessoa humana no centro das organizações.

A solução é também  individual. É importante engajar no  trabalho para esclarecer em si tudo o que possa interferir em nossa lucidez e nossa capacidade de se colocar em ação.

Os especialistas em recursos humanos dizem a este respeito que o interesse do mundo dos negócios tem tudo interesse a fomentar e incentivar toda iniciativa que seria provável, permitindo aos gerentes e funcionários de se desenvolver em um nível pessoal.

 O problema até agora é que, apesar de algumas grandes empresas, especialmente as multinacionais  desenvolveram leis e programas, diante desta violência social e apesar do Código do Trabalho  confecionado em dtrimento do trabalhador e do prejuízio causado.

 Interogando se os empregados  vão continuar a aceitar a intimidação, a humilhação, a discriminação ... ?

 Esta violência mata. Os estudos estrangeiros têm mostrado os empregados  acabados e cansado de ser deserdado todos os dias em sua dignidade.

 Lahcen EL MOUTAQI

Pesuisador Universitário

[email protected]