O LUGAR DE ADORAÇÃO

 

         Onde devemos adorar a Deus? Quando? Por que? Para que? Qual o lugar para que aconteça essa adoração?

         Conceituemos o termo adorar: prestar culto a (divindade), amar extremosamente; gostar muito de/verbo popular: render culto a si próprio. Honrar, venerar, reverenciar, cultuar.

         O termo altar: mesa que se destina aos holocaustos nas religiões, mesa onde se celebra a missa/ Figurativo: religião, culto.

         Existem duas linhas de pensamento para a palavra adorar: amar a Deus ou a si mesmo.

         Quando Deus criou o homem, Ele o fez para que passasse o tempo em vida, com disposição para adorar, honrar a Deus pelo que é, por ser o autor da criação, reconhecer o lugar de Deus em sua vida.

         Deus criou o homem a sua semelhança, a fim de que este pudesse amar extremosamente ao seu criador; viver para amar e amar para viver em família.

         Ora, o amor é um sentimento que precisa de lugar para ser expresso e, este lugar é a si e ao outro; é fazer o bem para o outro; é querer ver o outro feliz. Criar uma família para ensinar os valores e os princípios do bem e da ética.

         Quando o homem caiu em pecado, traindo a Deus, este passou a amar somente a si mesmo; passou a cultuar a si próprio e desonrou a Deus. Por isso saiu do estado de adoração.

         O estado de adoração é amar incondicionalmente, e não em apenas algumas ocasiões ou situações. Quando se ama, o indivíduo se propõe a permanecer num estado apaixonado.

         O lugar do amor é no coração, que é a alma (mente-vontade) e espírito (sopro de vida). Amar não pode ter condições ou exigências.

         Adorar é cultuar em todo o momento, apesar de passar por situações difíceis e de dor. Adorar a Deus é honrá-lo e amá-lo em todo momento, apesar de muitas vezes não entender o conhecimento ou a sabedoria divina, visto que nosso conhecimento é limitado, por isso adorar é confiar sem reservas.

         Adorar a Deus é um estado constante de espírito e de mente, mas para fazer em família, pois o home não é ilha para viver sozinho, e Deus disse “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” _Bíblia Sagrada- Livro de Gênesis -Capítulo 2, Verso 18. 

         E disse mais: ”Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos multiplicai-vos, enchei a terra e sujeita-a; dominai sobre os peixes,sobre as aves, e sobre todo animal que rasteja pela terra”.- Livro de Gênesis – Capítulo 1,Verso 28.

         Jesus quando esteve na terra, disse: ”Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

         “Deus é Espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Livro de João – Capítulo 4, Versos 23 e 24.

         Qual será a verdadeira adoração? É através de Jesus, pois está escrito que: “No princípio era o Verbo (a palavra- grifo nosso), e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava Nele e a vida era a luz dos homens”. Livro de João- Capítulo 1, Versos1 a4.

         Então se Jesus é a verdade, e se os adoradores adoram a Deus em verdade, precisam de Jesus para fazer a verdadeira adoração. Através do conhecimento de Jesus, de quem ele é, do que Ele quer, pode-se adorar a Deus. Jesus é o próprio Deus que criou todas as coisas para o homem participar em família.

         Só conhecendo Jesus e o seu caráter é que o homem pode voltar ao verdadeiro estado de adoração. Jesus nasceu como homem, num lugar simples e sem comemorações, nasceu em meio aos animais de um estábulo.

         Jesus passou pela infância e ofereceu a Deus sua pureza; passou pela adolescência e ofereceu a Deus a fome pelo conhecimento; passou pela juventude e ofereceu a Deus sua busca pela maturidade; chegou à fase adulta e ofereceu a Deus a sua vida.

         No ato de oferecer sua vida a Deus, Jesus concluiu sua formação e, ao conhecer sua missão e entendê-la, conquistou a posição de sumo sacerdote, visto que morreu por amor aos homens, e ressurgiu também por amor.

         Que amor é este? Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Amor suficiente para desfazer e se despir de sua autoridade divina, entregando sua vida a fim de que o verdadeiro altar ou lugar, que é o coração do homem voltasse a se colocar em estado permanente de adoração e fosse eterno.

         O verdadeiro altar para adoração a Deus é sim o coração do homem, onde existe uma forma exata que se encaixa com a presença de Deus nela, em família, a fim de cultuar e honrar a Deus.