Muitas são as mudanças que vêm ocorrendo na educação no Brasil, dando ao ensino no país mais qualidade e o tornando inclusivo.  O objetivo desta pesquisa é descobrir formas de a criança deficiente visual aprender através do lúdico, tendo como ferramenta auxiliadora jogos e brincadeiras adaptadas que fortalecem o desenvolvimento das habilidades psicomotoras da criança.

            O presente projeto interdisciplinar partiu do seguinte questionamento: “Como o aluno com Deficiente Visual aprende tendo o lúdico como uma ferramenta de aprendizagem? A Aplicação do Projeto ocorreu na turma 3º ano da Instituição Lar das Moças Cegas, situada no município de Santos, SP. Os conteúdos e objetivos trabalhados foram concretizados nas seguintes atividades: Levantamento sobre o conhecimento prévio do brincar; explorando a imaginação com a caixa mágica (Contação de História); construção do chocalho de lata (com arroz, feijão e milho); brincadeira de batata quente; dança da cadeira com orientação da estagiaria e jogo da velha adaptado.

Com este estudo, busca-se esclarecer que a criança deficiente visual aprende e desenvolve suas habilidades de ensino através de ferramentas lúdicas.

PALAVRAS-CHAVE: Deficiência visual; Lúdico; jogos e brincadeiras.