RESUMO                  

O presente artigo, cuja temática é o lúdico na prática docente da educação infantil, surgiu de inquietações pessoais e da necessidade de entender o tema sob a ótica de alguns autores que enfocam as brincadeiras e jogos infantis como de extrema importância para o aprendizado, passando a ser o grande desafio das escolas de educação infantil atuais. Inclui também um breve histórico sobre o processo lúdico presente na educação, enfatizando o papel das brincadeiras e jogos, no universo educacional da aprendizagem sob a visão sociointeracionista. A metodologia utilizada para realização desse trabalho foi o levantamento bibliográfico, a análise dos textos básicos e a escrita do artigo. Neste sentido, ficou claro que o processo educacional infantil passou por várias transformações importantes que colaboraram para dar mais qualidade ao processo de ensinar e aprendizagem de crianças dessa faixa etária.

Palavras-chave: Brincadeiras. Jogos. Ensino/aprendizagem. Educação Infantil.

INTRODUÇÃO                  

A investigação realizou-se por meio de um levantamento bibliográfico em livros, revistas e artigos sobre o assunto em destaque, tendo como objetivo principal fazer análise do valor do lúdico na prática docente na educação infantil e as influências significativas no processo de aprendizagens dos educandos.

A educação sempre teve um papel fundamental para a formação de pessoas críticas e reflexiva, inventivas e criativas que sejam atuantes na sociedade a qual estãoinserida. Daí a importância de investir em educação de qualidade,dando a possibilidade aos educandos de construir seus conhecimentos e se tornarem participantes ativos do processo de aprendizagem, pois a aprendizagem que ocorre no espaço escolar é norteadora e determinante para o desenvolvimento e formação dos indivíduos.

Segundo a LBD 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases Nacional)que norteia a educação brasileira, a educação infantil é a primeira fase da educação básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança que deve se organizar dessa forma: creches que atendam as crianças de 0 a 3 anos;  pré-escola, atendendo as crianças d 4 a 5 anos. Esta é e fasedo primeiro contato da criança com o ambiente escolar, a fase infantil,  cercada de jogos e brincadeiras que podem, ou melhor, devem fazer parte da rotina didática das instituições infantis.

Com esta política educacional, a escola se faz presente desde cedo na vida do ser humano, iniciando na fase infantil onde a criança vivencia e compreende o mundo através do brincar e vai até a fase adulta. Assim, o lúdico aparece como uma ferramenta importante para os trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil, pois as brincadeiras fazem parte deste universo. A escola precisa desenvolver as atividades prazerosas e divertidas para adentrar nesse universo diferente, enigmático, alegre e colorido que é o mundo infantil.

As estratégias lúdicas surgem nesta fase como uma alternativa significativa para a prática pedagógica, com a certeza contribuirá com positivos no aprendizado dos alunos. Incluir brincadeiras diversificadas e jogos no cotidiano de sala de aula, são procedimentos enriquecedores e um caminho eficiente na prática pedagógica na educação infantil.

             O presente artigo contempla três pontos importantes e essenciais para a compreensão da importância do lúdico nas práticas pedagógicas na Educação Infantil: o primeiro ponto faz uma breve introdução sobre o contexto histórico do lúdico; o segundo, trata dos jogos e brincadeiras no universo infantil, usados como metodologia na didática, o terceiro ponto diz respeito às aprendizagens através de brincadeiras e jogos na visão sociointeracionista que coloca a interação e a Zona de Desenvolvimento Proximal como elementos essenciais para desenvolver um aprendizado consistente e de qualidade na educação infantil.

1 O LÚDICO NO CONTEXTO HISTÓRICO

Desde os primórdios a brincadeira faz parte da sociedade como forma de divertimento e lazer. E mais tarde surgiu o termo lúdico que veio do latim ludus e significa brincar, veio para garantir uma nova roupagem para o processo de ensinar e aprender nos espaços escolares infantis. Friedrich Fröebel (1782-1852), Maria Montessori (1870-1909) e OvideDeclory (1871-1932), estudaram e pesquisaram sobre o desenvolvimento da aprendizagem de crianças pequenas e também foram os precursores de uma educação infantil mais lúdica, desenvolvendo uma aprendizagem sensorial, baseada em jogos e materiais didáticos que deixaram a criança livre para aprender brincando.

Assim,

A concepção de educação infantil que vem se forjando historicamente tem reiterado as ideias propostas pelos teóricos de fins do século XIX e início do século XX: a inserção das crianças nas brincadeiras, nos materiais pedagógicos e nos “treinos” de habilidades e funções específicas (WAJSKOP, 2012, p.28).

Fröebel, Montessori e Declory contribuíram de forma significativa na superação da educação tradicional onde o brincar não estava inserido no seu contexto, iniciando uma nova fase na educação na qual as crianças começaram a ser valorizadas e vistas como seres importantes.

Assim, no decorrer do tempo o processo educacional foi ganhando espaço e aos poucos foi se transformando. Mais recentemente, as instituições de educação infantil têm trilhado novos caminhos ao inserirem no seu cotidiano o uso de materiais didáticos, brinquedos pedagógicos, brincadeiras e jogos diferenciados que se utilizados de forma contextualizada serão extremamente importante para o ensino e aprendizagem nesta etapa da educação. A introdução do lúdico no interior da escola surge como uma ferramenta poderosa e sedutora oferecida à criança (WAJSKOP, 2012).

A criança está mergulhada em um contexto social que a identifica enquanto ser histórico, que merece ser compreendido e valorizado no espaço escolar. Estes seres se desenvolve pela experiência social e pelas interações que estabelecem com os adultos e com o mundo, assim as atividades lúdicas como as brincadeiras (de faz de conta, protagonizada ou de papéis, tradicionais) e jogos (de regras e de construção) dos mais diversos são fundamentais para garantir a interação e a construção de conhecimentos da realidade das crianças.

Nesse contexto, os procedimentos pedagógicos que fazem uso do lúdico são a garantia de uma possibilidade de educação da criança de maneira criativa, voluntária e consciente; onde o professor é peça importante para estimular essa prática e quando necessário, fazer intervenções sem prejudicar o andamento de tais atividades.

[...] a brincadeira é uma situação privilegiada de aprendizagens infantil onde o desenvolvimento pode alcançar níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação entre os pares em uma situação imaginária e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos (WAJSKOP, 2012, p.41).

É portando, na condição do brincar que as crianças desenvolvem sua imaginação e comportamento, compreendem a realidade e interagem. As brincadeiras podem ser realizadas sozinhas ou em grupo visto que o lúdico aparece como uma alternativa para resinificar a educação das crianças pequenas e, como se observou, a brincadeira e o jogo que sempre fizeram parte da sociedade como forma de diversão e lazer, hoje perfaz o ambiente educativo com o objetivo de dinamizar a prática pedagógica.

[...]