O lúdico e a aprendizagem na educação infantil

            Mauri Moreira[1]

Resumo

O eixo principal deste artigo fundamenta-se em trazer á luz algumas considerações acerca do lúdico e suas contribuições para a construção do conhecimento do aluno da educação infantil. A partir de Almeida e outros autores, buscou-se direcionar que o lúdico na educação infantil é fundamental para a construção de conhecimentos que estejam ligados a experiências de ensino e aprendizagem. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como a coordenação motora, a atenção, a imitação e a imaginação. Para que as crianças possam desenvolver sua capacidade de criação é preciso haver riqueza nas experiências oferecidas.

Palavras-chave: Lúdico, Educação infantil, Brincadeiras.

 _________________________________________________________________

A Educação infantil corresponde à educação ministrada desde o nascimento até os seis anos, aproximadamente. Nesta fase de desenvolvimento a criança certamente brinca, convive com outras crianças e com outros adultos que não são seus familiares. Esta etapa é a mais complexa. E o seu desenvolvimento no espaço intelectual, emocional, social e motor será mais rica quanto mais qualificada for às condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que o cerca.

De acordo com os PCNs da educação infantil (1997):

 As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.

Portanto o brincar está intimamente ligado à criança e ao seu desenvolvimento motor. E na Educação Infantil pode ser trabalhado em todas as atividades, pois é uma maneira de aprender, de ensinar, despertar o prazer e, dessa forma a aprendizagem se realiza.

As crianças experimentam desejos impossíveis de ser realizados imediatamente, para resolver essa questão, a criança envolve-se num mundo imaginário cujos desejos não realizáveis podem ser realizados. Do ponto de vista do desenvolvimento da criança, a ludicidade traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas, ajudando-as no seu desenvolvimento.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais em especial quando se trata do ensino fundamental o seu foco está voltado para a cidadania e a formação do individuo, o aluno precisa desenvolver suas habilidades, suas atitudes, formas de expressar e de se relacionar e não apenas absorver conteúdo.

A brincadeira é de fundamental importância para esse desenvolvimento infantil, pois na medida em que a criança pode se transformar, ela pode produzir novos significados. A criança estimulada de forma ampla, por meio da exploração do ambiente tem mais chances de praticar as habilidades motoras e, consequentemente de dominá-las com facilidade.

A infância é a idade das brincadeiras. Por meio delas, a criança satisfaz, em parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares. Assim, conhecer a criança em seu contexto cultural implica observá-la no seu dia-a-dia, nos jogos e brincadeiras, os quais possibilitam o aprendizado e a expansão da criatividade, bem como fortalecem a sociabilidade e estimulam a liberdade de expressão. No entanto, o verdadeiro sentido da educação lúdica só estará garantido se o professor estiver preparado para realizá-lo, tendo conhecimento.

Os primeiros estudos em torno do tema em questão provêm da pré-história com as atividades de caça, pesca, dança e luta que além de ser o meio de sobrevivência destes povos apresentava também o aspecto do prazer. Sendo, portanto uma atividade natural.

Com o passar dos tempos percebe-se que em Roma e na Grécia o sentido dado para o lúdico muda conforme aponta Almeida apud Souza (2002,p.28):

já na antiga Grécia pensadores como Platão ( 427- 348 a. c. ) defendiam as atividades lúdicas com valor educativo. Platão introduziu de um modo bastante diferente para a época, uma prática matemática lúdica, tão enfatizada hoje em dia. Ele aplicava exercícios de cálculos ligados a problemas concretos, extraídos da vida e dos negócios, onde o mesmo afirmava: Todas as crianças devem estudar a matemática, pelo menos no grau elementar, introduzindo desde o início atrativos em forma de jogo. (grifo do autor)

Observa-se então que nesta época Platão defendia a importância do brincar se opondo a violência tão comum aos povos desta época. Apontando que a atividade lúdica tem um papel educativo no desenvolvimento da criança. A este respeito Almeida (2003, p. 19 - 20) acrescenta:

Na Grécia antiga, um dos maiores pensadores, Platão (427-348), afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos, praticados em comum pelos dois sexos, sob vigilância e em jardins de crianças.

Nesta mesma época outros filósofos tais como Horácio e Quintiliano afirmam que o sentido prazeroso dado á educação era dado através de guloseimas em forma de letras e de números usados para ensinar as crianças (VIEIRA et al, 2005).

A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas, sendo de grande importância para o desenvolvimento do ser humano. Desde a antiguidade os jogos e os brinquedos estão presentes na vida do ser humano e de maneira especial na vida das crianças. Assim pode-se afirmar que em todas as fases de sua vida o homem aprende coisas novas, sobretudo pelo contato com seu semelhante e com o meio em que vive. Porém, durante muito tempo o ato de brincar foi visto como uma atividade sem muita importância para o desenvolvimento da criança. A este respeito nos afirma Santos (2000, p. 57):

Culturalmente somos programados para não sermos lúdicos. Basta lembrarmos quantas vezes em nossas vidas já ouvimos frases como estas: “Chega de brincar, agora é hora de estudar”; “Brincadeira tem hora”; “Fale a verdade, não brinque”. Assim, fomos construindo nossas ideias sobre o lúdico [...].

Observa-se, portanto que o brinquedo e o jogo começaram a serem valorizados recentemente esses avanços foram possibilitados através de estudos que colocaram em destaque as atividades lúdicas. Independente de qual denominação, toda criança brinca e todos os seus atos estão ligados ao ato de brincar. De acordo com Santos (2000, p. 57) “A palavra lúdico significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras, e é relativo também à conduta daquele que joga que brinca que se diverte”. Assim o lúdico é uma das melhores maneiras para envolver as crianças nas atividades de construção do conhecimento.

A ludicidade é necessária na vida do ser humano em qualquer idade. É na brincadeira que a criança tem a possibilidade de imitar a vida e de transforma-la. Diante dessa realidade o ambiente escolar deve estimular o uso do lúdico de maneira que o seu aprendizado aconteça de forma interessante, divertida e prazerosa estimulando a criança no seu processo de construção do conhecimento.

O lúdico tem origem da palavra “ludus”, que significa jogo (ALMEIDA, 2003). Neste sentido a atividade lúdica não pode ser vista apenas como um passa tempo. Ao desenvolver uma atividade lúdica e educativa a mesma deve ter o papel de gerar situações que estimule a aprendizagem. E como não há possibilidade de desvincular a dimensão lúdica do processo de ensino e aprendizagem os professores precisam está preparados para trabalhar a atividade lúdica no espaço escolar ainda que seja um desafio.

Na educação infantil a atividade lúdica deve estimular a inteligência, a criatividade e a imaginação da criança. Neste sentido Gonçalves (2009, p. 1) reitera:

Com as atividades lúdicas, espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros; participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais; desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, adquira hábitos de práticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, adquira hábitos de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolva o espírito de iniciativa, ornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas.

Nota-se que a brincadeira na educação infantil tem uma função essencial no desenvolvimento da criança e na construção de seu conhecimento. E está explicito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, comprovando que as instituições devem respeitar o direito da criança às brincadeiras, à exploração dos espaços, à liberdade, à expressão de significados pelos movimentos, à interação, pensamento e comunicação.

 O lúdico possibilita que o individuo depare com a sua dificuldade e aos poucos sem perceber os erros desaparecem e os acertos vão aumentando. E com o passar do tempo vem o sucesso, pois o problema foi solucionado.

Então se pode dizer que é através do lúdico que notarem-se os prazeres, frustrações, desejos, e principalmente que o professor faz do jogo ou da brincadeira um momento onde a criança terá um aprendizado significativo no decorrer de sua vida. Assim sendo constata-se que se faz necessário que se trabalhe com as atividades lúdicas, pois ajuda a criança a entrar em contato com o mundo imaginário e o real ao mesmo tempo. Sem contar que facilita as práticas pedagógicas na sala de aula.

Uma aula que tem no lúdico o método para a aprendizagem é uma aula que desperta o interesse dos alunos e não perde seu objetivo. De acordo com Oliveira ( 1985,p.74) é um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural.

 Os professores têm o costume de ficar presos nas práticas rotineiras e em métodos clássicos e formas comuns de ensino e de aprendizagem, onde acabam podando a participação e a criatividade dos alunos. Mas para tanto, existem dispositivos pedagógicos que possibilitam o estimulo e o aprimoramento das relações sociais, com a prática de novas ideias.

O papel do professor deve ser o de mediador, ele está como uma figura que instiga a produção e estimula a criatividade ajudando na construção do conhecimento através do trabalho coletivo. A esta troca de saberes, podemos destacar que o docente tanto ensina quanto aprende e as crianças também vivenciam este mesmo processo.

Sendo assim pode-se dizer que o lúdico é uma das formas da criança constituir-se como indivíduo formulando e compartilhando significados. É merece atenção dos pais e educadores.

Na perspectiva sociocultural, brincar traduz a forma como as crianças interpretam e assimilam o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas. É uma maneira de conhecer o mundo adulto sem adentrar neste mundo realmente. Portanto não há mais duvidas de que é no ato de brincar que a criança se apropria da realidade e lhe atribui significado.

Considerando que o uso do lúdico é primordial na educação infantil como elemento promotor e facilitador no processo de ensino e aprendizagem é que se faz necessário o trabalho com a ludicidade na construção de conhecimentos que estejam diretamente ligados a experiência de ensino e aprendizagem

E neste caso as atividades lúdicas funcionam como exercícios úteis a vida e indispensáveis a aprendizagem sem contar que facilita as práticas pedagógicas em sala de aula.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. Loiola, São Paulo, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais  Educação Infantil. Brasília: Mec/ SEF, 1997.

GONÇALVES, Roseli. A ludicidade no contexto da educação infantil. 2009 Disponíveis em: http://www.webartigos.com/artigos/a-ludicidade-no-contexto-da-educacao-infantil/20894/#ixzz1wDc9vUVX

OLIVEIRA, V.M. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SANTOS, Santa Marli Pires. Espaços Lúdicos – brinquedoteca.In: SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedoteca – a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SOUZA, Lilian Rosy Gomes de. O lúdico na formação de crianças da 2ªsérie do ensino fundamental na escola estadual “santos dumont”.disponível em: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/brincar_com_crianca.pdf> acesso em set.2011.

VIEIRA, Luiza Jane Eyre  de Souza.ARAÚJO,Kaline Lucena de.CATRIB, Ana Maria Fontenelle.VEIRA, Ana Cléa Veras Camurça.O lúdico  na preservação de  acidentes em crianças  de 4 e 6 anos.Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/408/40818205.pdf  >Aceso em set.2011.



[1] Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Pós-Graduada em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.