Ivany Silva

Régia Soares

O Interesse de pesquisar sobre a importância das atividades lúdicas no ensino da matemática partiu de um projeto que foi desenvolvido no decorrer do curso de pedagogia na disciplina práticas pedagógicas, onde apresentamos oficinas aos alunos do curso de formação de professores do instituto Educacional do Pará (IEP). Elaboramos o projeto "jogos matemáticos a partir da arte do miriti.

Com o intuito de investigar as atividades lúdicas no ensino da matemática, a sua importância com recurso didático, onde podemos lançarmãos do brincar,do brinquedos,dos jogos e passeios,para demonstrar aos alunos aquilo que na matemática parece abstrato,trazendo contribuições e subsídios com uma reflexão teórico-prática,possibilitando discussões aos interessados na matemática,numa perspectiva de apropriação e construção do conhecimento Profissional dos professores,tendo em vista o fazer docente de forma significativa.

Segundo Campos (1986) "A ludicidade poderá ser a ponte facilitadora,desde que o professor reavalie o seu fazer docente,questionando-se sobre sua forma de ensinar relacionando a utilização do lúdico como fator motivante de qualquer tipo de aula".

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Nós como educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem e estimular a autoconfiança e a organização, concentração e a socialização.

Para Leontiev (1991) " Os jogos, as brincadeiras enfim as atividades lúdicas exercem um papel fundamental para o desenvolvimento,cognitivo,afetivo,social e moral das crianças".

A Ludicidade recebe sua devida importância quando percebemos que a mesma facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e social, construção do conhecimento, a comunicaçaõ e expressão sendo ela uma necessidade do ser humano que não deve ser observada simplesmente como afirma Murcia (2005)

"A criança é considerada um ser que constrói seu próprio conhecimento e o meio é o agente facilitador dessa aprendizagem".

Acreditamos que a escola deve estar preocupada em propiciar situações de ensino que possibilite aos alunos percorrerem este caminho valorizando a utilização do lúdico nas atividades escolares. A matemática está no nosso cotidiano, em nossas mentes, e por isso depende de muita imaginação para

definir seus conceitos,tornando-se necessário aos processos pedagógicos

considerar a importância de se ampliar a experiência das crianças a fim

de proporciona-lhes momentos de atividades criadoras,sendo relevante evidenciar a importância de se resgatar a imaginação na constituição do

processo de abstração do aluno nas aulas de matemática.Para Vygotsky (1991)"A imaginação exerce um papel fundamental para o desenvolvimento da criança ,ampliando a sua capacidade humana de projetar suas experiências e de poder conceber o relato e as experiências dos outros".

A ludicidade trabalhada em sala de aula tende a algumas possibilidades com a introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão, estratégias De resoluções de problemas,significação de conceitos,a participação do aluno na Construção do seu conhecimento.O lúdico favorece a interação social entre osAlunos e a conscientização do trabalho em grupo,reforçando o desenvolvimento da criatividade,do senso crítico, da competição "sadia" e da observação.

O Educador que não apresenta nenhuma resistência para aplicar as atividades lúdicas, tendo objetivos definidos e claros,são bem aceitos pelos alunos.

A nossa intenção é de informar aos professores das séries iniciais do ensino fundamental para que eles possam estar interagindo com seus alunos de forma lúdica e simultâneamente, auxilia-los a apropriar-se de conhecimento matemático fundamentais na escola e na vida.

REFERÊNCIAS

Grando,Regina Célia.O jogo e a matemática no contexto da sala de aula/Regina Célia Grando.- São Paulo:Paulus 2004.

Murcia,Juan Antonio moreira (org.).Aprendizagem através de jogos. Porto

Alegre: Artmed,2005

Arana,Ivana Denório. A matemática através das brincadeiras e jogos. Campinas, SP.Papirus,1996.

Vigotsky,L.S;Luria,eLeontiev,A.N.Linguagem,desenvolvimento e aprendizagem

SP,São Paulo,ícone.1991.