O lucro na desgraça alheia.

A cada dia me surpreendo mais com o que o ser humano é capaz de fazer com seu semelhante, e depois de estudar tantas atrocidades ao longo da historia da humanidade e de ver com os próprios olhos no dia a dia as barbáries que se sucedem, não deveria, mas me surpreendo.

Lya Luft conceituada escritora, citando um filosofo disse:  “o ser humano é um anjo montado num porco”, é estarrecedor o que presenciamos no dia a dia a respeito da sordidez humana. Como as pessoas conseguem lucrar em cima da desgraça alheia, como conseguem aferir lucros à custa do sofrimento de seu semelhante.

São inúmeros os canais que se beneficiam desta cruel circunstância da vida a fim de obter ganhos, programas de televisão que alardeiam em horários diversos a desgraça humana, se vangloriam de terem imagens exclusivas de mais um corpo que foi brutalmente assassinado, sem contar no privilegio de uma entrevista exclusiva com a mãe do morto, que induzida por perguntas infames de um repórter e ainda sensível a perda do seu ente querido se esvai em lagrimas.

Enquanto isto comercial interrompe a reportagem mostrando a nova futilidade do mercado um aparelho que você sabe que não vai precisar vendido a 1,99 ao dia, uma pechincha que vai endividar o individuo com mais um objeto inútil que vai parar em alguma gaveta ou enfeitando o seu carro, mas que demonstra que ele esta antenado com as novas tecnologias ou com os novos hábitos de consumo.

Mal sabe o pobre e ignorante consumidor da desgraça alheia, transvestida de entretenimento ou informação, que uma ou varias vidas estão sendo ceifadas para que ele tenha um programa que “hoje está imperdível”.

A indústria também se beneficia, as empresas de marketing se beneficiam, então que a desgraça continue acontecendo, que as mazelas continuem acontecendo e inevitavelmente vão acontecer que maridos esfaqueiem suas mulheres, mulheres esquartejem seus maridos, homens e mulheres sejam assassinados por traficantes, guerras armadas para alimentar as indústrias bélicas e que imagens exclusivas vão parar em horários nobres mostrando cada vez mais a crueldade do “anjo em cima do porco”.

Que a miséria humana continue sendo um mal necessário aos ganhos exorbitantes e a manutenção de empregos que infelizmente são mantidos à custa do infortúnio do outro, que o sensacionalismo continue nos atraindo para frente dos monitores, que a desgraça humana seja o nosso alimento.

Ufaaaaa! Acreditem que neste ponto do texto um alivio me ocorreu e na mesma proporção um vazio, quem vai se importar em ler algo sobre a desgraça humana que oferta empregos, rende milhões em publicidade, que alimenta “a indústria da desgraça” aspas minhas, grifo meu. Somente para ressaltar que existe sim uma forte estrutura que se sustenta como sangue suga das misérias que sucumbem o ser humano.

Pode parecer que estou sendo amargo (se é que não estou), mas é que cansei de ver maridos esfaqueando mulher, menores assassinados mostrados como plataforma politica de apresentadores que defendem aquela ou esta ideologia politica (vermelho x azul), cansei de ver mães chorando e sendo usadas como estopim para o aumento da audiência, cansei de ver empresas patrocinarem estes tipos nefastos de meios de informações e não é só o televisivo, estão na internet, nos rádios, e nos meios escritos, simplesmente cansei.

Você deve ter chegado a este ponto e me sugerido, então não os veja, acho que ser indiferente é bem pior que se calar.

Quem sabe um dia alguém vai ler estes pensamentos que não serão mais só meus, quem sabe alguém um dia não resolva publicar em algum meio de comunicação, sei lá talvez o que faço agora não tenho noção da dimensão que possa tomar, talvez ele vá parar num pen drive que será deletado na próxima formatação. Mas o que importa é saber que eu fiz a minha parte e que de alguma forma a desgraça humana ainda aflora meu lado humano, que tem de alguma forma sendo endurecido pelos acontecimentos na humanidade.

“você não pode perder a seguir, mais um corpo encontrado numa lixeira e temos imagens exclusivas” “ainda hoje imagens exclusivas do míssil israelita que atingiu...”. Mas antes um recado do nosso patrocinador.