Tema:
O lixão do Bairro Santa Maria.
Objetivo Geral:
Sensibilizar o Poder Público para que o lixo produzido pelo município tenha um destino adequado minimizando assim, os impactos ambientais.
Objetivos específicos:
 Educar ambientalmente a população;
 Criar um aterro sanitário modelo;
 Implantar coletas seletivas;
 Incentivar a redução, reutilização e reciclagem do lixo.
Justificativa:
O lixo produzido no município de Aracaju é uma problemática que vem aumentando. Grande parte dele coletado, é depositado de forma errônea num lixão a céu aberto localizado no Bairro Santa Maria. A população local é a grande prejudicada, pois além do mau cheiro há um aumento de animais atraídos pelo lixo como, ratos, moscas, mosquitos entre outros que, transmitem doença a comunidade. Contudo o problema não se detém somente a essas questões. O solo assim como os lençóis freáticos fica comprometido, pois o lixo contem diversos materiais tóxicos, como o chorume, resultado final da decomposição de matéria orgânica que por ser líquido penetra facilmente no solo. Infelizmente esse é também um problema socioeconômico uma vez que, muitas famílias sobrevivem do lixo depositado no local desconhecendo o risco que correm. Dessa forma, a aprovação deste projeto é imprescindível, pois, seu objetivo consiste em proporcionar melhorias sociais, econômicas e ambientais a população local e adjacências do bairro Santa Maria.
Metodologia:
O projeto contempla estudos interdisciplinares, para que o lixo ganhe um local adequado não pondo em risco a saúde da população e diminuindo os impactos ambientais. A construção de um aterro sanitário modelo que, atenda as necessidades do meio ambiente como um todo juntamente com separação do lixo que, pode ser reaproveitado e local para a reciclagem do mesmo. Dessa maneira, a agressão ao meio ambiente será minimizada e o trabalho de quem necessita do lixo, facilitado. Todavia, se torna importante um processo se sensibilização e, por conseguinte de conscientização da comunidade local e da população para que o projeto ganhe força e obtenhamos o resultado desejado. Este projeto será entregue as autoridades competentes locais para que seja avaliado e aprovado.
Cronograma:
A partir da avaliação e aprovação do projeto, calculou-se um prazo mínimo de aproximadamente 2 anos.
Atividades Tempo
1- Avaliação da área. 3 semanas
2- Elaboração do Projeto Civil 1 mês
3- Contratação da mão-de-obra e maquinário. 2 semanas
4- Obra 1 ano e 9 meses
5- Projeto de Educação Ambiental com a População. 1 mês
Tempo total: 2 anos


Orçamento:
O equivalente a R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais).
Avaliação:
A avaliação se dará continuamente pelos gestores responsáveis de fiscalizar o andamento da implantação do projeto.
Continuidade do projeto:
Com o êxito do projeto, o mesmo poderá ser publicado cientificamente para que sirva de exemplo e porta para a resolução de problemas similares.