Uma pequena comparação entre o livro e o filme Tropa de Elite 2. Ambos caminham para o mesmo lugar a realidade mesmo dizendo que há ficção mesmo na brincadeira existe verdade como dizem: “Os artistas usam a mentira para revelar a verdade, enquanto os políticos usam a mentira para escondê-la¹”.

Vendo o filme e lendo o livro deparamos com um único fator que é crucial para que haja milícias, traficantes, pessoas corruptas em todos os sentidos eles tem a mesma finalidade poder e dinheiro a maioria está cega neste ponto não visão a proteção da sociedade mais sim lucros.

Passando por cima dos cidadãos de bem meros inocentes sem rostos. Vemos que o livro traz várias histórias mostrando como cada um vê a sociedade como entende, e cada um deles que ajudam a escrever o livro. O que homem pode fazer com quem tenta entrar  no seu caminho, matando ou destruindo com vidas e o preço delas não vale nada, no filme o Coronel Nascimento não quer ser um ídolo ou um herói mas, quer cumprir com sua missão limpar as ruas de pessoas do calibre mais torpe.

Enfim creio que é basicamente deste pressuposto que os autores aqueles que escreveram o livro querem falar mostrar uma sociedade doente que precisa de ajuda que necessita esquecer o consumismo, e se voltar para o valor do moralismo, todos querem paz não é só as pessoas que se dizem civilizados. Mas para alcança-lo deve abrir mão de valores materiais e combater o grande inimigo que é próprio capitalismo desenfreado, mesmos como diz o coronel Nascimento no filme “o policial não puxa o gatilho sozinho ²”. Todos nós aceitamos esta sociedade como ela é para fazer algo pela sociedade teremos que avaliar os nossos conceitos e para isso acontece vamos ter que sacrificar muitas coisas. Talvez é o único jeito de chegarmos mais perto possível da paz de uma sociedade decente, para que as próximas gerações tenham orgulho das gerações anteriores deixaram.

Fontes:

V de Vingança filme estrelado em 2006 ¹.

Tropa de Elite 2 estrelado em 2010 ².