A jornada de Alexarder Supertramp é conhecida mundialmente, seja pelo livro ou pelo filme, “Na Natureza Selvagem”. O livro escrito pelo jornalista Jon Krakauer serviu de grande inspiração para o ator e diretor Sean Peen que dirigiu o filme, estrelado pelo ator Emile Hirsch, e acabou por se tornar uma obra cinematográfica cultuada por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Em seu caminho, Alex tentava convencer a todos que encontrava a lerem o livro “O Chamado Selvagem”, de Jack London. Mas, afinal, o que tem esse livro que inspirou de tal forma o andarilho?

A Editora Dracaena respondeu essa questão ao trazer para o livro para o Brasil. Publicado pela primeira vez em 1903, a história se passa no vale do Rio Klondiki, no Canadá e narra as aventuras de Buck, um cão de trenó que, após a morte de seu dono, foge e acaba liderando uma matilha de lobos.

Tudo começou em 1896, durante a corrida do ouro. Foram encontradas diversas pepitas no Alasca e a descoberta no metal levou vários norte-americanos se juntassem em uma jornada em busca de ouro. Para isso, eles necessitavam levar provisões abundantes e fortes cães para puxar os trenós. Buck, que havia fugido de casa após a morte de seu dono, se vê no meio desse cenário.

Ainda assim, fica a pergunta: o que este cão fez para chamar a atenção de Alex? O trecho do livro de Jack London encontrado grifado junto aos restos mortais do andarilho pode explicar um pouco:

“A besta primordial dominante era forte em Buck e, sob as violentas condições da vida na trilha, ele cresceu e cresceu. Contudo, era um crescimento secreto. Sua nova sagacidade deu-lhe aprumo e controle”.

Alex viu em Buck o mesmo desejo que habitava nele próprio, deixar as rodas sociais recheadas de futilidades e encontrar na Natureza uma razão mais nobre para se viver. Outros autores que influenciaram a jornada de Supertramp foram Henry David Thoreau e Leon Tolstoi.

Cinema e televisão

O livro de Jack London virou filme ainda na década de 70. Outro livro do autor a ir para as telas foi Caninos Brancos, lançado em 1976 e posteriormente regravado pela Disney em 1992. Atualmente um remake está sendo feito com Ethan Hawk como ator principal. O ator também estrelou Caninos Brancos. O legado deixado por London em seus livros marcou gerações e conquistou diversos seguidores.