A medida que o impulso para o mal vem ser inato,não estaria o ser humano fatalmente destinado a cair em tentação e como consequência a pecar.A resposta sem dúvida alguma está no ensino rabínico é um enfático NÃO.Esse elemento da natureza humana,essencial à preservação da raça,está sob seu controle,conforme o texto de Gn.4:7que afirma:"Porventura se procederes bem,não se há de levantar o teu semblante e se não procederes bem,não se há de levantar o teu semelhante e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo;mas sobre ele tu deves dominar".Porém JOSEFO,em seu livro Antiguidades judaicas,declara que a doutrina do livre-arbítrio é caracteristica dos fariseus. O TALMUDE ,por sua vez vem a confirmar essa declaração .Fica então a idéia da capacidade da escolha do ser humano como todo,e é confirmada na interpretação rabínica do texto que está inserida no Livro do Velho Testamento encontrada em Dt,11:26"Vede que hoje eu ponho diante de vós a benção e a naldição".

   O problema filosófico do live-arbítrio foi encarada pelos rabinos,mas eles não permitiram que se limitasse de qualquer forma à crença de que o ser humano,homem,tem o poder de controlar más ações.Eles não tentaram resolver o problema da relação entre a presciência de Deus e o livre-arbitrio,mas ditaram uma norma prática,a saber: "Tudo é previsto por Deus,porém,mesmo assim,é dotado ao homem a liberdade da escolha".Deus intervém no sentido de, uma vez feita a escolha pelo homem,ele providencia os meios para que o siga o caminho escolhido.

AUTOR: PROF.EDNILSON MORAES