A busca por imóveis no litoral, principalmente de luxo, tem movimentado cada vez mais o mercado imobiliário nacional. Juntamente com as diversas opções de praias do litoral brasileiro, existem também inúmeras opções de imóveis de alto padrão, como coberturas de luxo, casas e condomínios.

A escolha por imóveis de alto padrão tem sido constante, principalmente em áreas como o litoral nordestino. Na Bahia, por exemplo, alguns imóveis chegam a custar até 10 milhões de reais, e o local tem se tornado um grande centro da expansão imobiliária que envolve o país. Especialistas afirmam que esse mercado, até 2009, era tradicionalmente voltado à estrangeiros, porém, com a crise européia atual, e a estabilidade econômica nacional, a inversão ocorreu naturalmente e o mercado se voltou para o consumo interno.

O mercado da região está plenamente aquecido e diferente do que ocorria há alguns anos atrás. Construtoras, empreiteiras e imobiliárias disputam e fomentam fervorosos negócios. Alguns desses imóveis são verdadeiros paraísos a céu aberto. Áreas construídas com critérios de sustentabilidade, amparadas e respeitando áreas preservadas, transformam-se em suntuosas casas, apartamentos e condomínios com direito a campos de golfe, heliportos e infinitos metros quadrados.

Outro fator que tem contribuído bastante para essa expansão em áreas como o litoral baiano é a questão tributária. Há alguns anos as taxas de juros têm caído bastante, oscilando de 11% para próximo de 7% ao ano, o que tem ajudado no aquecimento do mercado e atraído cada vez mais investidores na região, principalmente no interior do estado, onde as construções estão a todo vapor.