FACULDADE NOSSA CIDADE 

Curso: Gestão em Recursos Humanos 

Dinâmica Das Relações Interpessoais 

Orientador: Professor Esther Cosso 

Aluna: Alana Trindade de Araújo Silva Nascimento 

Carapicuiba 2013 

Tema: O líder: sabendo lidar com o conflito interpessoal

O líder tem o papel de conduzir de mostrar a direção. Esse poder é baseado em todo conhecimento que um líder possui e constantemente busca atualizar para mostrar uma liderança de confiança e de sucesso. Ele é um ser humano normal com sentimentos e emoções a todo o momento.

“Quase todas as pessoas podem fazer face á adversidade, mas se você quiser testar a capacidade de alguém, dê-lhe o poder”. (A.Lincoln)

Oferecendo a autoridade para alguém delegar o poder de distribuir tarefas é o teste para saber se realmente esse profissional é um líder com o perfil da organização.

Um líder não é um gerente no sentido formal, mas alguém que é considerado o principal responsável pela realização dos objetivos do grupo.                          

A liderança é um meio de um processo na comunicação humana de influencia interpessoal, decorrente de relacionamentos entre determinadas pessoas em um ambiente social empresarial. Muitas vezes o traço do líder influencia em diversos comportamentos, mas é uma força psicológica onde ocorre uma transação interpessoal na qual uma pessoa age de modo para que consiga modificar o comportamento de outra pessoa de modo intencional, isso acontecer muito com os lideres que impõem seu poder sobre os colaboradores.

O conflito interpessoal nada mais é do que quando a pessoa não consegue controlar seus sentimentos e reações do dia a dia. Na organização um exemplo claro é o absenteísmo quando um colaborador começa a faltar pelo motivo de não conseguir controlar seus comportamentos ou até mesmo quando não consegue resolver seu conflito no trabalho é algo negativo para organização que quando percebe isso já está na face final do comportamento.

Um especialista e seu gerente têm percepções e opiniões diferentes sobre como conduzir um projeto no que diz respeito à qualidade, prazos e formas de orientar a equipe. Surgem resistências de ambas as partes e conflitos interpessoais poderão afetar o trabalho a ser feito de forma interdependente.( ANDRADE et.al, 2006, p.25).

Eu e outra pessoal individual. É a situação na qual duas ou mais pessoas divergem na percepção, proposta de ação sobre algum ponto em comum. Pressupondo tentativas de defesa dos interesses e da sua opinião e em oposição provarem á outra parte que está errada. Muitas vezes ocorre troca de insultos e humilhações comportamento onde não consegue controlar emoções negativas e é também resultado de ausência de concordância no sistema de interação entre pessoas começando surgir pontos de vista, interesses, opiniões diferentes em relação aos mesmos problemas que naquela etapa de relacionamento representa um perigo para a interação saudável.

“Nada prejudica tanto uma autoridade quanto o uso indiscriminado dela”. (A. Kingston)

O líder deve mostrar uma postura equilibrada de segurança, ética e respeito com seus liderados para que possa mostrar para que veio o que deseja fazendo se assim uma excelente liderança diante ou não de um conflito.

Referências Bibliográficas

CARVALHAL, Eugenio Rodrigues do; NETO, Antônio André; ANDRADE, Gersen Martins de; ARAÚJO, João Vieira de, Negociação e a Administração de Conflitos. 1. ed:FGV, 2006.