O Lago do Tonico

Seu Antônio tem um sitiozinho, lá pros lados de Itu, com um lago que é uma belezura.
Acontece que com o passar dos anos o danado do lago foi ficando raso e com isso o volume de água diminuiu bastante.
Pra ajudar o calor insuportável que vem se sucedendo nos últimos anos vem ajudando a piorar ainda mais a situação até chegar ao ponto que o danado do lago secou de rachar. 
Tonico, como é conhecido por essas bandas não teve dúvida, aproveitou que o “bicho” estava seco e em vez de se lamentar, tocou a maquina pra dentro do buraco e afundou o danado mais que o dobro do que era nos bons tempos.
Gastou um bocado pra cavar aquele buraco duro, é verdade. Os vizinhos de cerca falavam que ele esta procurando petróleo, que isso era uma questão do planeta e coisa e tal, mas Tonico não dava bola pros comentários, terminou o serviço, o tempo passou, o inverno chegou e o tempo passou de novo até chegar a nova temporada das águas.
O Danado do lago começou a ganhar vida novamente, foi enchendo, enchendo, enchendo. . . e . . . encheu, ficou vistoso, fundão de tudo que dava até medo de entrar.
Só que no verão dessas águas, o tempo esquentou ainda mais que antes. Esquentou tanto, mais tanto, que do mesmo jeito que o lagão encheu, começou a secar de novo. 
E todo mundo deu rizada do Tonico, mais uma vez, que torceu o nariz pra vizinhança, e tocou a vida em frente. 
E o lagão foi secando, secando, secando. . . só que cabia tanta água nesse buracão que o Tonico cavou que o calorão foi embora e o danado do lago do Tonico segurou um montão de água fresquinha, pra tapa a boca dos fuxiqueiros e matar a cede das vaquinhas, umas belezuras de bichinhos. 

João Carlos Pestana Ramos
06/02/2014