O JOVEM E A ESPIRIUALIDADE

Ocorrerá nestes dias dois e três (02,03) de novembro de 2013, o Acampamento Jovem na Vila de Santa Maria do Uruará o qual devemos entender, como um evento que reunirá jovens de todas as comunidades da Região do Uruará e também de comunidades adjacentes, especialmente àquelas incumbidas na propagação de UMA POLÍTICA DE FÉ E ESPIRITUALIDADE. Isso significa que, não apenas se reunirão os jovens, com o intuito de promover a religião ou a espiritualidade, mas em tese será muito mais que isso, como promoção de palestras diversas, as quais abordarão inúmeros temas, como drogas, educação, religiosidade, o ser humano, a atualidade nos moldes de mundo, entre outros assuntos. No entanto, acredito eu, que este evento traz a tona uma questão complexa, aquela que poucos tem a coragem de perguntar ou manifestar-se a favor, no caso a pergunta: Quem somos nós os jovens e o que queremos na sociedade e para a sociedade? É necessário e preciso se perguntar isto, tendo em vista, que o futuro muda completamente aquilo que sonhamos ou acreditamos como coerente e adequado para uma sociedade ideal e igualitária.

Lembro-me que eu e BENEVALDO DOS SANTOS, fomos os primeiros presidentes do Clube de Jovem da Comunidade de São Joaquim, Rio Puru, Município de Prainha, e naquela época, idos anos 80, já tínhamos a grande preocupação em olhar o mundo o qual compartilhamos e vivemos, de vários ângulos e perspectivas. Sabíamos da nossa responsabilidade diante de uma dúzia de jovens, os quais posteriormente deram continuidade no trabalho da catequese local, absorvendo para si e para outrem o que a ESPIRITUALIDADE e a , poderia nos propor nesta longa ou curta jornada da vivência e condição humana.

Assim sendo, vejo de antemão o sucesso do evento, promovido por uma nova geração que acreditamos ter o mesmo pensamento daquele de outrora: OLHAR O MUNDO DE UMA MANEIRA MAIS IGUALITÁRIA, com um olhar do OUTRO E PARA O OUTRO, colocando assim, a DIGNIDADE HUMANA, que aos poucos vemos sumir em um turbilhão de coisas hoje oferecidas pelaMUNDANOCIA, ou seja, os “os valores” estão mais ligados o que a televisão, a internet, os meios de comunicações em si nos trazem para a nossa vida diária, fazendo-nos esquecer, ou mesmo não ligarmos mais para a nossa espiritualidade. E que, existe um ser que não deve nunca ser esquecido por nós: DEUS.

Só lamentamos que o tempo tenha passado rápido demais, quando devíamos ter contribuído também mais com estes jovens que hoje se preocupam em direcionar outros jovens a um caminho seguro de PAZ, de DIGNIDADE, de SENSIBILIDADE com o PRÓXIMO, de ESPERANÇA, de GRATIDÃO, de AMOR, de e de TRANSFORMAÇAO.

Esperamos que tudo se justifique de acordo com os propósitos de você. E aqui desejamos muita sorte nesta empreitada em que a FORÇA DE DEUS, juntamente com JESUS, iluminará o caminho de cada jovem participante deste evento. Sejam orgulhosos de vocês mesmos, pela vitória que virá, isto eu tenho certeza.Com carinho, Professor Sydney Pinto dos Santos!! Um abraço!