UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: CPA ENP ESCOLA NOVA PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA – CUIABÁ/MT

O JOGO TANGRAM – APRENDIZAGEM LÚDICA

AUTORES

Azenir Gonçalves da Silva Teixeira – RA: 380786

Email: [email protected]

Lucinete Maria de Amorim Gregorio – RA: 378299

Email: [email protected]

Maria Madalena Gomes de Moraes – RA: 377001

Email: [email protected]

Maria Meireles de Souza – RA: 390650

Email: [email protected]

Rosely Fatima Sá de Moraes – RA: 376992

Email: [email protected]

 

 

ORIENTADORES:

Professor Lindolfo Martell

Professora: Ana Maria Benedito de Lacerda

 

 

 

 

CUIABÁ-MT

Junho/2015

Dedicatória

Aos que Amamos

“Há sempre alguém na vida da gente... Alguém que nos apareceu sorrindo, alguém que nos deixou chorando, alguém que nos deixou sofrendo. E, por mais indiferente que nos queira parecer, há sempre alguém na vida da gente que é impossível de se esquecer. Os anos de convivência, os momentos de trabalho, estudo ou diversão, a divisão das alegrias, dificuldades, vitórias e tristezas fazem de você alguém impossível de esquecer”.

AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de demostrar a nossa gratidão a todos/as que nos deram apoio e colaboraram direta ou indiretamente, em nossa caminhada, em especial agradecemos a:

Deus por sua infinita bondade, pela força que nos deu para persistirmos em nosso ideal e a ele alcança-lo, porque sem ele presente em nossa vida nada seria possível.

Aos nossos esposos e filhos, pelo carinho e compreensão incentivando-nos a prosseguir nesta caminhada.

Professora Ana Maria Benedito de Lacerda, pelo incentivo e orientação, por ser uma orientadora e amiga, ser exemplo de dedicação, é assim conquistar o nosso respeito.

SUMÁRIO

 

Resumo                                                                                                                                  05

Introdução                                                                                                                 05

2 – Desenvolvimento                                                                                                06

2.1 – Construção das peças do TANGRAM                                                      07

2.2 – Comentários                                                                                             10

Considerações Finais                                                                                              11

Referencias Bibliográficas                                                                                      12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO

O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Professor Benedito de Carvalho em Cuiabá, na regência do estágio supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera. Após diagnóstico prévio, as dificuldades apresentadas pelos alunos eram com relação a figuras geométricas planas, vértice e ângulos. A proposta de estágio teve como objetivo estimular os alunos do Ensino Fundamental a obter conhecimento lógico – matemático por meio de material manipulável – Tangram. Identificamos no mesmo uma possibilidade de interagir conteúdos acerca da geometria de maneira simples e com ações diferenciadas do habitual. O público alvo da pesquisa foram alunos de uma turma do 6º A e 6º B, a realidade dessa unidade escolar no período de desenvolvimento da pesquisa era o índice da evasão escolar, indisciplina e às grandes dificuldades que existem no ensino e aprendizagem.

Palavras chave: jogo, tangram, aprendizagem.

1 - INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido na Escola Estadual Professor Benedito de Carvalho, na turma do 6º A, 6º B do Ensino Fundamental, teve como objetivo proporcionar aos alunos da instituição uma aula diferenciada, com a intencionalidade de desenvolver conhecimentos e habilidades voltados para o convívio social, estimulando - os ao conhecimento matemático através dos recursos com matérias manipuláveis TANGRAM.

A participação do educador é essencial para o bom ensino da matemática. É ele quem deve buscar sempre uma aula diferenciada utilizando atividades lúdicas e pedagógicas desafiadoras, fazendo com que desperte a curiosidade, o interesse e a criatividade dos alunos facilitando assim sua aprendizagem.

Acredita-se que somente a partir do trabalho do professor, os recursos oferecidos para aquisição do conhecimento matemático, podem alcançar a maioria dos alunos. Para tanto é necessário que seja feito, cautelosamente, um diagnóstico dos alunos com dificuldade na aprendizagem de um determinado conteúdo.

Na aprendizagem lúdica, o tangram se torna um recurso didático ativo, proporcionando ao aluno o desenvolvimento cognitivo, estimula a cooperação, a dinamicidade, a iniciativa, a criatividade e, sobretudo, o raciocínio. Podendo trazer alguma agitação na sala, contudo, de forma estimulativa. A recompensa dessa agitação está na participação nos questionamentos elaborados pelos alunos, desencadeando o “querer aprender”, uma vez que estarão muito mais interessados.

2 – DESENVOLVIMENTO

 

Na Escola Estadual Professor Benedito de Carvalho, localizada em Cuiabá – MT foi executado o projeto “O Jogo Lúdico na Matemática – Aprendendo com Emoção.”, uma ação que partiu do diagnóstico que apontava que a maioria dos alunos do ensino fundamental apresentava dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos de: figuras geométricas planas, vértice e ângulos.

Nosso objeto de estudo foi a turma da 6ºA e 6º B, com faixa etária entre onze e doze anos. De acordo com os levantamentos feitos percebe-se que o professor principalmente de escolas pública, onde a demanda de alunos de várias culturas é maior, tem a necessidade de realizar novas experiências educativas que tenham por base socializar e integrar os alunos no ambiente da escola. Devido à indisciplina e às grandes dificuldades que existem no ensino e aprendizagem.

Diante disto, surge uma necessidade urgente de modificações metodológicas no ato de ensinar, com o intuito de tornar as aulas, mais interessantes. Pois a falta de regras e limites por parte dos alunos, tem prejudicado muito no aprendizado, principalmente nos conteúdos relacionados à disciplina Matemática.

Os jogos surgem como uma oportunidade de demonstrar de forma concreta a necessidade de aplicação dos conteúdos matemáticos, a busca de cooperação mútua, do trabalho em equipe na resolução de determinado problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado. Ou seja, o jogo precisa ser interessante e desafiador. Dessa forma, o “professor-facilitador compreende que os estudantes que serão incentivados e estimulados pela sua orientação e conhecimentos, possuem um potencial intelectual e afetivo a ser desenvolvido num caminhar contínuo (...)” (BRITO, Sulami Pereira, 1989).

Durante a semana de 26/09/2014 de à 22/10/2014, trabalhamos com alunos do 6ºA, 6ºB, com aulas diferentes. Confeccionamos os materiais concretos que seriam utilizados durante a aula. Posteriormente, os alunos utilizaram os materiais do TANGRAM para o aprendizado propriamente dito.

Com jogos, pudemos trabalhar de forma concreta as figuras geométricas planas, vértices e ângulos e o que era difícil ficou fácil e prazeroso. Os alunos estavam bastante motivados e demonstraram grande interesse pela oficina e chegaram até pedir para prorrogar as brincadeiras e jogos matemáticos que foram apresentados.

Oliveira, (2007) refere-se à importância de transformar um jogo em motivação em aprender matemática, salientando que:

O aspecto afetivo se encontra implícito no próprio ato de jogar, uma vez que o elemento mais importante é o envolvimento do individuo que brinca. Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do individuo com outras pessoas.

A utilização de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.

2.1 - CONSTRUÇÃO DAS PEÇAS DO TANGRAM (em sala de aula)

Vamos construir as peças do “TANGRAM”. Primeiro, recorte um quadrado de cartolina com lados de 16 cm. Depois, siga as instruções.

No quadrado ABCD, trace as diagonais que se encontram no ponto M.

Depois, marque os pontos médios de:

 
   

Una agora os pontos médios dos lados Depois prolongue até esse segmento. Aí, complete a figura.

O tangram está pronto. Agora, é só recortar os sete polígonos: dois triângulos grandes (TG), um triângulo médio (TM), dois triângulos pequenos (TP), um quadrado (Q) e um paralelogramo (P).

 
   

Você já pode começar a brincar. Por exemplo: foi proposto verbalmente na sala da 6ºA e 6º B que embaralhassem as peças e depois para formar novamente “O quadrado Tangram” com as sete peças. A seguir as atividades foram sendo realizadas de forma que os alunos pudessem construir seu próprio conhecimento. Utilizando o material manipulável Tangram.

No primeiro momento deixamos os alunos usarem a criatividade e fazer com que eles montem sem sobreposição as figuras possíveis (animais, plantas, pessoas, etc) e socializar as figuras montadas por cada um.

 
   

Foto 01: Alunos confeccionando figuras utilizando todas as peças do TANGRAM.

 

A seguir solicitamos aos alunos para criar figuras a partir das formas geométricas, fizemos abordagens durante a aula sobre algumas figuras que foram formadas como exemplo: gato, barco e etc., partindo destas observações, os alunos puderam elaborar frases ou pequenos textos relacionados às figuras.

               
     
       
 
 
 

Foto 02: Figuras de gatos confeccionados pelos alunos em sala de aula – Peças de um TANGRAM.

 
   

Foto 03: Figura de barco, utilizando peças de um TANGRAM.

 
 

No desenvolvimento fomos fazendo perguntas aos alunos se era possível construir triângulos, quadrados e paralelogramos, primeiro com uma peça, depois com duas e, assim por diante, até sete peças. No início eles respondiam com facilidade, mas conforme foi aumentando o número de peças, eles tiveram mais dificuldade. Os alunos foram bem participativos, sempre respondendo o que era perguntado e também fazendo perguntas. Foram construídos triângulos, quadriláteros, determinando a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo, e posteriormente aplicado esse conhecimento para encontrar através da decomposição de figuras, a medida dos ângulos internos de um polígono qualquer. O interessante foi ver a criatividade dos alunos quanto à montagem das figuras, pois ao mesmo tempo em que se descontraiam, fixavam o conteúdo.

Apesar das figuras do TANGRAM darem a impressão de simplicidade, a sua montagem exige reflexão, sutileza e imaginação. O jogo pode ser utilizado tanto individualmente como em grupo.

       
       

Foto 04 e 05: Figuras geométricas utilizando as peças do TANGRAM.

Logo após sem grandes dificuldades a atividade foi transformada numa nova “arte de jogar e brincar”, permitindo que os alunos trabalhassem sem choques nem conflitos. Pois na mente do aluno a escola já vai associada à idéia de estudar e de fazer tarefas. O grande valor do “jogo educativo” ao lado da facilitação da aprendizagem é o de transmitir ao aluno o gosto pelo trabalho escolar.

Exercícios posteriores:

Monte um paralelogramos utilizando três peças do Tangram. Calcule a área do paralelogramo utilizando o triângulo pequeno como unidade de medida. E assim por diante. Conforme foram construindo as figuras fazíamos pergunta como quantos ângulos têm num quadrado, quantos lados e quantos vértices e assim por diante.

Os alunos ficaram extremamente motivados demonstrando grande interesse pela aula e, sobretudo por serem coparticipes do processo. BRITO (1989) contribuí para compreensão desse fenômeno quanto relata que o professor deve assumir uma postura de “professor-facilitador” que compreende os estudantes que serão incentivados e estimulados pela sua orientação e conhecimento, que compreenda o potencial intelectual e afetivo dos alunos a ser desenvolvido num caminhar contínuo. Consubstanciado nessa experiência o Tangram, demonstra responder várias funções, destacamos: a de dar aos alunos uma oportunidade de trabalho concreto com ângulos, polígonos e formas em geral, visando melhorar sua percepção geométrica.

2.2 - COMENTÁRIOS

O uso do tangram cumpre várias funções. Por exemplo: – dar aos alunos uma oportunidade de trabalho concreto com ângulos, polígonos e formas em geral, visando melhorar sua percepção geométrica; – retomar noções de segmento, ângulo, medida de segmento, medida de ângulo, frações e porcentagem.

CONCIDERAÇÕES FINAIS

 

Consideramos que nós educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, fazendo com que aconteça de forma interessante e prazerosa e um dos recursos que possibilita isso são os jogos. Segundo GUZMÁN (1.986), “O interesse dos jogos na educação não e apenas divertir, mas sim extrair dessa atividade matérias suficientes para gerar um conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação”.

Percebemos que os jogos são uma forma interessante e atraente de ensinar e aprender matemática, pois os alunos aprendem errar e acertar, de uma forma positiva, fazendo com que se tornem pessoas autônomas de seus próprios pensamentos, o que de acordo com o PCN (1998, p.46) de matemática: “Os jogos consistem de uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de solução”.

Com o quebra-cabeça tangram, os alunos ficaram interessados e, principalmente, curiosos, indagavam sobre o que não conheciam. Os desafios em sala, proposto pelo jogo, era motivo de competição entre os alunos para ver quem terminaria primeiro. Percebemos que isto é uma forma do professor observar que mesmo aquele que não conseguiu a resposta adequada, torna-se vitorioso, uma vez que tentou acertar. São situações em que o jogo proporciona trabalhar as desigualdades, quer seja no campo social, físico ou mental.

Dessa forma, o aluno terá, a partir desse ponto, comportamentos autênticos, livres de bloqueios, confiando em suas ações, orientando suas dúvidas. Ele reconhecerá seus próprios sentimentos, reagindo sempre de forma coerente e desembaraçada, tendo um inter-relacionamento com os professores e colegas, de maneira harmoniosa. Em suma, o tangram, aliado à dedicação pelo que se faz, pode ser um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Maria José. Praticando Matemática – Coleção Atualizada. 1 ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2002.

BRITO, Sulami Pereira. Psicologia da Aprendizagem Centrada no Estudante. 3ª ed. Ampliada e Revisada. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.

CAMPOS, Maria Célia Rabello Malta. A importância do jogo na aprendizagem. São Paulo: USP, 2001.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 1ª ed. São Paulo: Editora Gente, 2001.

CURY, Augusto Jorge. Treinando a emoção para ser feliz. São Paulo: Academia de Inteligência, 2001. 

GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GUZMÁN, M. O. de. Aventuras Matemáticas. Barcelos: Labor, 1986.

NAME, Miguel Assis. Tempo de Matemática. São Paulo: Ed. Brasil, 1996.

SOUZA, Eliane Reame de. Matemática Criativa. 2ª Ed. São Paulo – SP: Editora Saraiva, 1999.

MARTELLI, Lindolfo A. Manual para elaboração de artigo. [Online]. Valinhos, 2014 p. 01-10. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: março de 2014.

OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Pedagogia Afetiva. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.