UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ ? UVA
CENTRO DE LETRAS E ARTES
CURSO DE LETRAS ? LÍNGUA PORTUGUESA
PRÁTICA DE PESQUISA: MITOLOGIA E LITERATURA
PROFESSOR: KLEBER ROCHA







O JOGO DE DRAMAS NA VIDA DO "MÉDICO", PERSONAGEM DO TEXTO "O ROSTO", DA OBRA "O HOMEM DE DUAS CABEÇAS??, DE ALMEIDA FISHER.










JOELZA RODRIGUES DE OLIVEIRA





SOBRAL-CE
ABRIL DE 2008

1. INTRODUÇÃO


Esse projeto tem como objetivo analisar o conto, O rosto, da obra O homem de duas cabeças, de Almeida Fisher, que tem como personagem principal um médico e narrador, que expressa muito amor por sua filha, mas que se sente incompreendido pelos comentários das pessoas em relação a sua vida. É uma história que narra o pensamento desse personagem, um pensamento meio que confuso e que envolve o leitor através do mistério e que só é desvendado ao final da leitura.

Esse projeto contém observações importantes a respeito da literatura, qual a sua importância, e o que ela influi em nossas vidas através das importâncias do texto em questão, e que poderá servir como fonte de estudo por interesse de outros estudantes.




1.1 JUSTIFICATIVA

O conto, O rosto, de Almeida Fisher, é uma obra que tem um peso trágico por
se tratar do envolvimento de uma criança, é interessante e emocionante, mas ao mesmo tempo pavoroso, é o que chama mais atenção e surpreende o leitor, tornando a obra intrigante.
A narrativa se inicia com o pensamento do médico, indagando que ninguém o compreende e que todos estão lhe julgando, narra de como se sente no ambiente em que está, percebe a friagem das grades brutais que o separa de todos, as pessoas dizem que ele está mentindo e não diz "coisa com coisa" , mas responde que ele pode acreditar em sua realidade e não na dos outros. Fala que as pessoas o dizem ser criminoso, que está em um manicômio e logo será julgado. Mas julgado por quê? Não compreende que crime é este que sujou suas mãos de sangue e todos comentam. Começa a lembrar-se de sua filha, ouviu vários boatos que ela não se parecia nada com ele e que não era sua filha, encontrou uma carta que continha coisas terríveis, mas para ele, ela era dele e o preferia a própria mãe.
Até essa parte da narrativa não sabemos o que realmente aconteceu, é o mistério da história, a arte da literatura que nos prende e nos faz querer saber mais e ir em frente. O personagem diz ser um médico de renome, um excelente cirurgião, amigo de políticos e se vingaria de todos que estão contra ele. De repente lembra-se de Joceli, sua esposa que adorava o mar e chegou a passar várias férias sozinha e com a filha na praia, mas que morrera afogada. Finalmente o personagem começa a desvendar os fatos reais da história dizendo que a filha era dele e precisava modificar seu rosto e tirar a maldita semelhança, pois todos já sabiam seus amigos, seus clientes, toda a população da cidade. Ele precisava arrancar do rosto da filha a semelhança do outro, pois a filha haveria de ser parecida com ele e ninguém mais duvidaria que ele fosse o pai, e que logo sua filha estará viva novamente forte e com um novo rosto.
Podemos perceber perfeitamente os motivos e acontecimentos na leitura, mas o interessante é que não sabemos se realmente o personagem é um médico, se o que o que ele relata é verdade, se realmente essa filha existiu ou não, se ele realmente cometeu esse crime ou sempre foi um louco.
A leitura nos permite identificar importâncias da literatura, o texto passa a sensação de prazer e emoção, a captação de idéias, mesmo que estas sejam confusas, a concepção crítica, ou seja, a capacidade do confronto das idéias do autor com as do leitor, o conto traduz o escritor, caracteriza o personagem e indaga o leitor, pode-se expressar isso através "(...) O conto é a tragédia do tradutor, um homem que percebe a irreversibilidade do mal e enlouquece." (HILDA HILST, 2001, P.84).
A importância do projeto é que através do relato do personagem, podemos conhecer a proposta do autor, ou seja, como o homem pode acreditar numa coisa que nem sabe se existe, as influências das crenças na vida de uma pessoa e como elas são capazes de mudar a vida de um ser, social, física e psicologicamente. Assim alunos como eu, entendemos a diversidade de significados de um texto e o que ele pode influenciar em nossas vidas, o que ele nos leva a pensar e pôr em prática em nossos hábitos.



2. OBJETIVOS

a) Geral: Proporcionar a análise do conto O rosto, na obra "O homem de duas cabeças" de Almeida Fisher, para a compreensão do texto.

b) Específicos:

- Perceber a importância, definição e características de literatura para o conhecimento do leitor;

- Analisar a riqueza da obra, como o mistério e percepção do leitor;

- Proporcionar uma base para futuros projetos relacionados ao tema.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


? FISHER, Almeida, O homem de duas cabeças. Contos/ 3edição- Brasília - DF, Ebrasa, 1971.

? www.wilkipédia. com.br (A enciclopédia livre).

? HILST, Hilda, Contos d?escárnio: textos grotescos/Hilda Hilst.- São Paulo: Globo,2002.- (Obras reunidas de Hilda Hilst).