OBEDEÇER OU NEGOCIAR?

 

Não sou contra riquezas, nem contra curas, revelações, ou qualquer outro tipo de bênçãos que venha declaradamente de Deus, mas é certo e coerente que tudo aquilo que Deus promete na sua Palavra está sujeito a uma simples regra ou condição primordial que é a obediência irrestrita, obediência incondicional a Ele (57)

Escutamos muito como exemplos bíblicos, os nomes de Noé, Abraão, Davi, e outros homens de grande feitos bíblicos. Estes homens que tiveram seus nomes registrados na bíblia foram vitoriosos em suas vidas, mas há duas coisas que precisamos de uma vez por todas aprender com eles se quisermos ser vencedores como eles foram.

Primeiro: eles foram tão falhos como nós somos hoje ou até mais, mas resolveram deliberadamente, espontaneamente em seus corações crer unicamente e definitivamente em Deus. Eles não se deixaram seduzir por nada nem foram manipulados por ninguém resolveram por si mesmos serem fieis a Deus e o foram totalmente, pagando um preço alto por esta fidelidade, o maior preço foi talvez o de vencerem a si mesmos, suas vontades e desejos próprios para obedecerem somente à vontade de Deus.

Segundo: eles obedeceram cegamente sem questionar um só ponto da ordem dada por Deus, não olharam para traz em nenhum momento, não se arrependeram por estarem obedecendo e obedeceram imediatamente.

Quando Deus mandou Abrão sair da terra em que ele morava com os pais, Abrão não perguntou quando nem para onde, mas simplesmente levantou e saiu, (58) quando Deus mandou que Abrão sacrificasse seu filho Isaque, Abrão também não perguntou o porquê, para quê e nem como. (59) Abrão foi e cumpriu a ordem de Deus mesmo sabendo de antemão de toda a dor envolvida no cumprimento daquela ordem, (60) continuou esperançoso de que uma solução Deus daria para proteger seu filho da morte ou mesmo ressuscita-lo. Isso, sem falar que Isaque era seu único filho e filho da sua velhice.

Deus mandou Noé construir uma arca e Noé não perguntou onde arranjaria tanta madeira ou betume ou como iria pagar por eles, (61) por cem anos aproximadamente, sem desfalecer, (62) Noé construiu àquela arca ouvindo as pessoas dizendo que ele estava louco, ouvindo zombaria por parte dos amigos, parentes e de toda a cidade onde morava até que finalmente veio o dilúvio. (63)

Tem muitos crentes querendo ser como Abrão, Noé, Davi, Elias, Elizeu e tantos outros homens que venceram, mas não querem obedecer á Deus da forma que eles obedeceram. Querem ser como eles somente no momento em que receberam as bênçãos não no momento que tiveram de sacrificar a carne, a própria vontade e a si mesmos. Estes mesmos crentes não querem pagar o preço que os heróis bíblicos pagaram para vencerem. (64) Estão na verdade, tentando conseguir algo de Deus negociando com Ele ao invés de obedecê-lo.

Certa vez ouvi um carro de som anunciando pelas ruas de um bairro de Belo Horizonte que numa Igreja daquelas proximidades estaria o “grande homem de Deus” e este “grande homem de Deus” iria orar por “revelação” oração pela qual ele revelaria o nome de alguns presentes naquela reunião, o endereço de suas residências e até mesmo a data de nascimento deles. Apenas falando não dá para acreditar que isso realmente aconteceu, mas eu pergunto ao caro leitor, com que propósito Deus faria este tipo de ação? Será que Deus faria isso para dar ibope ao nome de Deus? Ou chamar para si a atenção? Isto me parece muito mais adivinhação que revelação. Estas tipos de cultos onde pessoas se escondem por traz de revelações para ditar normas de conduta ou apontar o dedo dizendo que Deus revelou pecado, é no mínimo suspeito e deve sempre ser examinado a luz da Palavra.

As pessoas estão aflitas e sedentas por uma palavra que vá ao encontro de seus anseios e se agarram a qualquer mensagem que alimente seus desejos de respostas, principalmente se são mensagens ditas de Deus e vindas do céu.

Por isso, este é um espaço cada vez mais ocupado por charlatões de todos os níveis, basta ter um pouco de conhecimento bíblico e discordar do Pastor da Igreja para o indivíduo sair, montar uma “igreja” e começar a dar consulta espiritual. São charlatões transvertidos na pele de homens e mulheres de Deus.

O crente precisa ter bastante atenção com o que vê e com aquilo que ouve por aí, lembrando que nem sempre tudo que traz o nome de Deus vem realmente de Deus. E fazer o que a bíblia orienta a fazer: “Provar os espíritos” (65)

Lendo a Palavra de Deus descubro Jesus dizendo assim: “...Aquele que quiser vir após mim...” (66) Jesus nunca forçou ninguém a segui-lo, muito menos usou de artifícios para que as pessoas o seguissem. Jesus deixou que as pessoas o seguissem por obediência e decisão própria, (67) Jesus quer as pessoas, seguindo-o voluntariamente por sentirem necessidade espiritual dele, não por outro motivo qualquer. Será que hoje, Jesus mudou de idéia a respeito disso? Ou nós é que estamos invertendo o evangelho?

Tem pessoas que enganosamente pensam poder negociar com Deus o recebimento de curas, prosperidades, ou outra benção material qualquer mediante a troca de favor. Deus não precisa do favor de ninguém, ao servir a Deus não estamos fazendo favor nenhum a Ele.

Servir a Deus é favor que fazemos a nós mesmos, o homem é que precisa desesperadamente de Deus. Li uma frase em um adesivo pregado em um carro certa vez que é uma verdade, a frase dizia “você sem Deus é ninguém, mas Deus sem você continua Deus”. Deus não precisa do homem por isso mesmo não aceita restos, nem aceita que o sirvamos apenas com parte de nós ou do que temos, mas aceita apenas a totalidade e o melhor de nós e daquilo que possuímos.

Numa das sete cartas escritas para uma das Igrejas da Ásia antiga, escrita para a Igreja de Laodiçéia, O Senhor Deus diz “...dizes; estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu“ (68) “aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres” (69) a Palavra do Senhor nos diz também que”. Deus é poderoso e terrível, O Senhor dos senhores não faz acepção de pessoas, porém não aceita subornos” (70)

Como então podemos dar para Deus dinheiro ou outro bem qualquer ou ainda fazer as coisas para Ele esperando receber benção em troca? Em meio a tantas invenções doutrinárias e revelações espirituais o que nos resta é voltar para a Palavra de Deus para não sermos manipulados por aventureiros da fé e da religião, certo é também dizer que pessoas que recebem ou fazem este tipo de revelação, praticando tais ações em nome de Deus, não passam de charlatões, adivinhos e aproveitadores da boa fé popular.

Freqüentar uma Igreja com desculpa de servir a Deus, quando na verdade o nosso principal e maior interesse e nos darmos bem financeiramente ou socialmente é enganar a nós mesmos. E quem faz isto está na verdade vivendo uma vida espiritual de fachada, de aparência, menosprezando a própria necessidade que tem de Deus e inconscientemente se julgando não precisar dele.

Na bíblia existem alertas específicos para os ambiciosos de plantão, vejamos alguns: ”...trabalhai não pela comida que perece, mas pela que permanece para a vida eterna” (71) “porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele” (72) ‘’...os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína (73)


CITAÇÕES BÍBLICAS:

 

57– Deuteronômio, 28:1.14

58– Gênesis, 12:1.5

59– Gênesis, 2:8

60– Gênesis, 22:12.13

61– Gênesis, 6:12.17

62– Genesis, 5:32; 7:6

63– Genesis, 7:17.24

64– Hebreus, 11:1.29

65– 1° João, 4:1; Efésios, 5:10

66– Mateus, 16:24; Marcos, 8:34

67– Mateus, 10:38

68– Apocalipse, 3:17

69– Apocalipse, 3:18

70– Deuteronômio, 10:17

71– João, 6:27

72– 1° Timóteo, 6:7

73– 1° Timóteo, 6:9

 Todas as Citações são da Bíblia Vida Nova Edição Revista e Atualizada no Brasil