O Jejum à luz do contexto Bíblico
As três formas de jejum

Jejum é abstinência parcial ou total de alimentação com finalidades espirituais. Essa prática vem desde o Antigo Testamento, onde o povo de Israel jejuava por diferentes razões (Sal.60:10; II Sm.12:16; Et.4:16). Ela foi incorporada ao Novo Testamento, onde entre outros casos, a Igreja de Antioquia é uma clara demonstração de que os cristãos primitivos a utilizavam, a exemplo de Paulo (At.12:2,3; II Co.6:5;11:27). Vejamos as três formas de jejum:
Jejum parcial: Esta é a forma que compreende a abstenção de determinados alimentos, enquanto que outros são ingeridos, como fizeram Daniel e seus amigos na Babilônia. Ali a dieta constava apenas de legumes e água (Dan.1:1-15).
Jejum total: Esta forma compreende a abstenção de todo tipo de alimentação, exceto de água. Foi esse tipo de jejum que Jesus fez no deserto durante 40 dias (Mt.4:2; Lc.4:2).
Jejum absoluto: Esta forma compreende a abstenção de alimentação e água, como ordenou Ester aos judeus e foi praticado por Paulo após sua conversão (Et.4:16; At.9:9).

Observação: Frise-se que neste dois exemplos o jejum não perdurou mais de três dias, isto porque o organismo não pode permanecer mais tempo sem água, pois é ela quem elimina as toxinas e mantém o corpo hidratado. Por falta desses conhecimento e da Bíblia, muitos crentes se excedem e acabam cometendo sérias aberrações, com graveis transtornos à sua saúde e tremendas conseqüências para a obra de Deus.

O que dizer do jejum de Moisés e Elias?

Alguns irmãos "santos demais" apontam o jejum de Moisés e Elias por quarenta dias para justificar seus excessos e rebeldia contra o ensino da Palavra de Deus. No entanto, o exemplo deles foge à regra, porque foi praticado sob condições sobrenaturais (Êx.24; Dt.9:9,19; I Reis.19).E ambos relacionados com o monte de Deus, o Sinai. A exceção de Jesus, a Bíblia registra apenas esses dois casos prolongados, dando a entender tratar-se de algo incomum que não pode ser repetido, sob condições normais, por contrariar as leis da natureza estabelecida pelo próprio Deus [Quando eu trabalhava em Roraima, em 1987, conheci um Pastor que tentou a façanha de jejuar quarenta dias, mas no 25o dia da consagração foi levado para o pronto socorro com fraqueza e desidratação. Será que Deus agradou-se daquele jejum imprudente? È claro que não!!!]. Portanto, jejum sem água não pode exceder a três dias sob pena de sujeitar o organismo a graves enfermidades e até a morte. Deus não aceita sacrifício de tolo ainda que a finalidade seja a "santidade".
O jejum de Jesus durante 40 dias foi total e não absoluto. O fato de ter tido fome e não sede, após o jejum, como registra Mt.4:2, reforçado por Lc.4:2, pressupõe que ele tenha bebido água durante os quarenta dias [O que de fato Ele o fez ? Jesus sendo homem estava sujeito as leis da natureza, portanto, Ele não iria contrariar as leis que o próprio Pai estabelecera ? o Seu jejum foi total e não absoluto].

A oração é intensificada pelo Jejum

A oração é intensificada quando o jejum é acrescentado a ela. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que intensificaram as suas orações pelo jejum. Embora o jejum seja claramente ensinado e praticado tanto no Antigo como no Novo Testamento, não me lembro de ter ouvido, nos últimos quinze anos, qualquer pessoa pregar, afundo sobre o assunto. Por que a Igreja se cala tantas vezes quando o assunto é jejum? De que maneira Satanás conseguiu silenciar tantos líderes cristãos, hoje, sobre esta questão? ? Nas páginas milenares das Escrituras, o jejum é uma prática que intensifica a oração dos homens de oração. Todos os homens usados poderosamente por Deus praticaram o jejum. Observemos:
Moisés jejuou duas vezes em 40 dias (Dt.9:9,18)até que seu rosto brilhasse com a glória de Deus. Josué jejuou depois da derrota em Aí (Js.7:6). Nos dias dos juizes (Jz.20:26), todo Israel jejuou. Davi jejuou, antes de ser coroado, quando seu filho ficou doente, quando seus inimigos estavam doentes (Sl.35:13), e por causa do pecado do seu povo (Sl.69:9,10). Jeosafá e seu povo jejuaram até que Deus disse: "Neste encontro não tereis que pelejar" (II Cr.20:17). Eles venceram, jejuando e orando, sem uma hora de combate ou derramamento de sangue. Elias, Elizeu, Esdras, Neemias, Ester, Daniel, Paulo, todos ficaram conhecidos nas páginas da Bíblia Sagrada pelo seu jejum. A oração é intensificada poderosamente, quando nela é adicionado o jejum.
Em 1987, orei e jejuei por três dias consecutivos com a finalidade de ser Batizado no Espírito Santo. Intensifiquei a minha oração com um jejum absoluto, sem comer e sem beber água. No final da consagração, fui Batizado no Espírito Santo no momento em que dei graças pelo café [aquele cafezinho que gosto de tomar!]. Todos que estavam ao meu redor caíram em prantos, sob a Unção do Espírito de Deus. Nunca me esquecerei daquele memorável dia! O Senhor tomou um irmão poderosamente em profecia e disse-me:

"O Meu poder derramarei sobre a tua vida para que sejas uma
benção para muitos. Porei em tuas mãos um Ministério de fogo,
onde centenas de pessoas beberão da água que estás bebendo
agora. Muitos irão a ti em busca dessa Unção que derramo so
bre a tua vida e Eu, o Teu Senhor, os abençoarei. Confundidos
e envergonhados serão todos os que se levantarem contra ti,
pois Eu estarei na tua frente aplainando todos os teus caminhos".
(Esta profecia foi-me outorgada às 9:30 da manhã de um Sábado do ano
de 1987. Tenho inscrita comigo desde o dia em que Deus usou o Seu Pro
feta para entregar-me).





O ensino de Jesus sobre o Jejum

Conformo está registrado em Mt.6:16-18, o Senhor Jesus não só o praticou, como deu a sua aprovação ao verdadeiro jejum. O que ele reprovou foi a atitude hipócrita dos fariseus (v.16), que o praticavam com o mesmo propósito de suas orações em público: para serem admirados e reconhecidos pelos homens. Era apenas uma prática formal, visual, ritualista, com semblantes desfigurados para exteriorizar uma aparência de piedade que de fato não refletia o interior. Por fora, crentes de primeira linha. Mas por dentro, sepulcros caiados. No exterior, orgulhosa santidade. Mas, no interior, corações cheios de ódio, inveja e maledicência [Muitos irmãos na Igreja possuem esse tipo de santidade: na aparência são verdadeiros santos, mas por dentro estão cheios de mágoa e ódio contra o próximo e suas línguas, são um verdadeiro chicote para machucar os outros. E o mais interessante é que esses irmãos vivem jejuando! ? São semelhantes aos fariseus da época de Jesus].
O Senhor condenou o jejum dos fariseus, ao mesmo tempo em que deixou claro quatro princípios básicos:

1) - O jejum não é fruto de tristeza e nem motivo para ela, v.16
2) - O jejum não é para ser visto pelos homens, mas aceito por Deus, v.17,18
3) - O jejum não é ato de penitência, mas de adoração ao Senhor, v.18
4) - O Jejum não é um ato de hipocrisia, mas de sinceridade, v. 16b

É com este prisma que tanto o cristão maduro quanto o cristão neófito na fé devem praticar o jejum.

Preparando-se para Jejuar

Devemos nos preparar para jejuar? ? Evidentemente que sim. Pois, tenho visto muitos irmãos consagrarem de modo errado e se prejudicarem. Certa ocasião perguntei de um médico cristão qual o modo correto para se iniciar um jejum. Esta foi a sua resposta e explicação: "Não devemos encher o estômago de comida, como fazem alguns horas antes de iniciar a consagração, pois, torna o jejum praticamente sem sentido. É recomendável ir - se eliminando os alimentos pesados, substituindo - o por comida leve, como legumes e frutas não cítricas, até a hora de iniciar a consagração. Infelizmente muitos não fazem isso!
Ao encerra a consagração, deve-se observa o mesmo processo, principalmente se o jejum for prolongado [devemos ter muito cuidado com o jejum prolixo]. As transformações no metabolismo e a ausência prolongada de alimentos exigem que a retomada seja parcial, paulatina e em menor quantidade, com legumes e frutas não cítricas, isto porque o organismo passou a manter-se através de energias acumuladas no corpo, cessando durante o período a produção de ácidos e enzimas digestivos. Se a retomada for abrupta, o estômago não estará preparado para a digestão, o que ocasionará sensação de mal-estar e até mesmo danos à saúde . Conheço muitos irmãos doentes por praticarem o jejum imprudentemente!"
Analisando as palavras do nosso irmão, que é autoridade no assunto, creio que devemos realmente nos preparar antes de adentrarmos no jejum, pois fazendo assim estaremos consagrando com sabedoria e preservando a saúde do nosso corpo que é o Templo do Espírito Santo (I Co.6:19,20).

Uma palavra aos debilitados

É um contra senso que pessoas debilitadas, com problemas de saúde, queiram praticar o jejum sem estarem em perfeita condições físicas e mentais. Conheço muitos irmãos imprudentes que jejuam sem estarem em condições (Deus não aceita jejum proveniente da insensatez). O jejum em si, quando praticado de maneira correta e observadas as exigências clínicas, não causa nenhum mal à saúde. No entanto, recomendo que tais pessoas o evitem, pois Satanás que é oportunista só quer uma brecha para agir (Ef.4:27).

O Jejum e a oração é uma questão de disciplina

O jejum e a oração só são praticados por quem é disciplinado. Muitos irmãos na Igreja tem dificuldades de jejuar e orar, pois são indisciplinados.
Tem se dito com razão que o futuro pertence ao disciplinado. Esta qualidade deve pertencer a todo aquele que almeja uma vida de consagração. Pois, por grandiosa que seja a nossa vontade de orar e jejuar, sem disciplina jamais conseguiremos. O jejum e a oração, em si, exigem disciplina por parte daquele que consagra. Só a pessoa disciplinada conseguirá subir aos mais altos níveis ou patamares do jejum e da oração.
Os grandes vultos da história da consagração foram homens e mulheres que se disciplinaram, com o objetivo de alcançarem uma vida poderosa diante de Deus. Por exemplo, Lutero dizia: "As três primeiras horas do dia dedicarei ao Senhor em oração". John Wesley afirmava: Muitos são os meus serviços, porém, passarei as minhas primeiras horas do dia em oração". Charles Finney disse para sua esposa: "Consagrarei as primeiras quatros horas do dia em oração a parti de hoje". Hudison Teylor nunca permitiu que o sol da China o "despertasse, pois, ante do subir da alva ele já se encontrava na presença do Senhor". O grande apostolo Paulo escreveu: "Orai sem cessar". Todas estas afirmações revela-nos que o homem de consagração deve ser antes de tudo, um homem disciplinado. Conheço muitos irmãos sinceros que começaram uma vida de jejum e oração, mas, fracassaram. Por que? ? Porque faltou-lhes determinação e disciplina. "Sem disciplina não há vida de jejum e oração, pois, a consagração exige determinação e essencialmente disciplina".
Alguns anos atrás, Deus mostrou-me como eu era indisciplinado na minha vida de consagração. Havia períodos em que eu consagrava constantemente e períodos em que a consagração, em minha vida, era quase inexistente. Em outras palavras, minha vida de consagração parecia uma montanha-russa: ora lá em cima, ora lá em baixo. Certo dia, quando eu estava lendo a Bíblia no meu devocional, Deus falou-me no íntimo: "Até quando oscilarás na minha presença? Não me agrada a tua vida de consagração diante de mim". Estas palavras, no meu coração, foram como sal em ferida brava ou como água gelada em dente cariado, foi terrível! Deus estava exortando-me seriamente a ser disciplinado em minha vida de jejum e oração. Foi nessa época que Deus me ensinou a seguinte verdade: "Vida de consagração inconstante desagrada a Deus e não produz em nós espiritualidade". Deus não quer que tenhamos uma vida de jejum e oração aleatória na sua presença. Sua vontade é que estabeleçamos um período para jejuarmos e um horário de oração, para que tenhamos um compromisso de consagração com ele em nossa vida. Isto exige disciplina! ? Você está disposto a pagar o preço para obter uma vida de consagração poderosa? Todos os grandes homens da história da Igreja foram homens dispostos a pagar o preço da disciplina para possuírem uma vida de jejum e oração fervorosa, viva e poderosa diante de Deus. Que nós também possamos pagar o preço da disciplina, pois o jejum e a oração é uma questão de disciplina!

O Jejum deve ter um propósito

No Novo Testamento as pessoas jejuavam sob três condições: 1)- Para servir ao Senhor, 2)- Para ordenar homens ao ministério e 3)- Para buscar a Deus em momentos de extrema aflição. Nós devemos sempre ter um propósito ao jejuarmos. Não jejuemos porque alguém disse para fazê-lo. Há muitos irmãos que jejuam aleatoriamente, sem propósito ou porque alguém os incentivou para jejuar. Não jejue por jejuar, mas, jejue com um propósito específico. Vejamos dentro do contexto bíblico homens que jejuaram com propósito:

a)-Daniel jejuou por 21 dias com o propósito de receber de Deus entendimento sobre uma revelação (Dan..10:2-21).
b)-Neemias jejuou alguns dias com o propósito de Deus restaurar Jerusalém e receber do rei Artaxexes a liberação para ir ter com seus irmãos (Nee.1,2).
c)-Jeosafá e o seu povo jejuaram com o propósito de vencer uma guerra, então Deus lhes disse: "Neste encontro não tereis que pelejar" (II Cr.20:17). Eles venceram a guerra sem uma hora de combate ou derramamento de sangue.
d)-Paulo e Barnabé jejuaram com o propósito de consagrar anciãos ou presbíteros nas Igrejas (At.14:23).

Em 1986, jejuei e orei, tomando só agua, durante dois dias completos. Nesses dias de consagração o meu propósito específico era: para que Deus usasse a minha vida no Ministério. No final da consagração, encontrava-me em casa, orando, deitado num estofado quando subitamente contemplei em visão o SENHOR JESUS! Ele atravessou a parede da sala, vindo em minha direção com as mãos estendidas. De suas mãos, saiu um poder extraordinário, que caiu sobre mim. Naquele momento, senti uma Unção especial e tremenda sobre o meu corpo semelhante, a uma onda de choque elétrico de 220w que me traspassava repetidamente. Era como ondas de amor liquefeito, pois, desconheço outra maneira de descrever esta experiência. Não existem palavras no meu português ou em qualquer outro idioma para descrever o maravilhoso poder derramado no meu coração. O Senhor não me disse uma palavra, contudo sei, pelo seu Espírito, que recebi uma Unção especial, que permanecerá comigo durante toda a minha vida e Ministério! Glória a Deus! (Todo jejum deve ter um propósito específico!!!).

Porque praticar o Jejum

01- É um ato de consagração a Deus: O jejum é ato de completa consagração, pois ele simboliza o ato de entrega sem reservas ao Senhor através do despojamento da própria carne. Embora seja uma prática distinta em si mesma, a oração é a força que o impulsiona (Mc.9:9). Portanto, devemos praticar o jejum conscientes de que a nossa vida pertence ao nosso amado e Senhor Jesus. É importante ressaltarmos também que o jejum faz parte do culto racional (Rm.12:1).
02- Libera o espírito para ter comunhão com Deus: Outro efeito do jejum, digo por experiência, é que libera o espírito para entregar-se por inteiro ao relacionamento com Deus. À medida que a carne se mortifica, o nosso espírito fica livre para exercitar o que ele mais deseja: "Ter comunhão com Deus". Quando se jejua a oração é mais proveitosa, a meditação na Palavra de Deus torna-se mais profunda e a sua preciosa presença é visibilizada de forma gloriosa.
Em 1997, tive uma experiência tremenda na sala de minha casa. Nunca me esquecerei do ocorrido, quando Deus derramou do seu Espírito na vida do Pastor Eliaquim, um ministro da Igreja Batista (um dia antes, eu havia consagrado ao Senhor um jejum parcial, sentia a presença de Deus intensamente sobre mim). O fato mais marcante foi este: durante a oração em que eu ministrava com imposição de mãos sobre ele, o Espírito Santo outorgou-me a seguinte visão: Uma pomba sobrevoando a cabeça do Pastor e um cálice de óleo, sendo derramado sobre o seu corpo. Foi nesse exato momento que ele foi Batizado no Espírito Santo. Lembro-me de que, minutos antes da visão, fiz uma oração mais o menos assim: "Senhor Jesus, Batiza o teu servo com o Espírito Santo, pois ele precisa urgentemente dessa unção. Peço não porque ele merece, mas porque o teu sangue vertido no calvário nos proporciona esta tão grande Benção!".
Quando o Pastor Eliaquim recebeu o Batismo no Espírito Santo todos nós caímos literalmente sob o impacto da presença do Espírito de Deus. Havia três pessoas nessa reunião de oração: Eu, o Pastor Eliaquim e o Sandrueliton, o Afifo, um irmão de nossa Igreja. Tenho certeza que nós jamais nos esqueceremos dessa experiência santa e apoteótica! O jejum libera o espírito para ter comunhão com Deus, sua presença é percebida de forma intensa.
03- Exerce poder medicinal sobre o corpo: Quando o jejum é praticado com propósitos espirituais, o poder medicinal exercido sobre o corpo é secundário, mas não menos importante. Zelar pela saúde está implícito na Palavra de Deus (I Cor.3:16,17). O jejum desintoxica o organismo, eliminando o excesso de reservas energéticas acumuladas nas gorduras localizadas, torna o corpo mais ágil e menos sujeito às fadigas e previne contra certos tipos de doenças.
Esta é a razão pelo qual o jejum absoluto, sem água, não pode exceder a três dias. O meu professor de Biologia disse em uma de suas aulas sobre o funcionamento do organismo humano: "Se uma pessoa deixar de ingerir água por um período prolongado, as toxinas se acumulam, ao invés de serem eliminadas pela água, prejudica a circulação sangüínea e o funcionamento normal dos rins, podendo criar situações irreversíveis que ocasionam até mesmo a morte". Portanto, tenhamos cuidado ao jejuar, lembrando que o excesso é prejudicial, mas o equilíbrio no jejum é medicinal.
04- É uma arma defensiva e nos fortalece nas Batalhas espirituais: O jejum é uma arma defensiva e nos fortalece nas batalhas espirituais. Quero compartilhar com você a seguinte experiência que tive durante uma consagração em 1988: Encontrava-me repousando em meu quarto, quando subitamente fui envolvido por uma força maligna. Tentei mover-me, mas para minha surpresa, eu estava completamente estático. Então, senti alguém se aproximando querendo me tragar. Lutei e relutei tentando escapar daquela força estranha, mas foi debalde. Por diversas vezes quis clamar o poderoso nome de Jesus, porém, não consegui, pois a minha boca parecia estar amordaçada por alguma coisa que não dá para descrever. Então, quase desmaiando por falta de ar, fui enfraquecendo aos poucos, pensei que iria morrer asfixiado. Mas foi nesse exato momento que tive uma visão horrenda: ?Abriu-se em minha frente um imenso telão semelhante ao de um cinema, e dentro dele vi uma grande mão negra apertando um pequeno homem?. Fiquei atônito em saber que aquele homenzinho era eu! Então ele clamou em alta voz e com autoridade: em NOME DE JESUS, SAI! Imediatamente aquela grande mão negra (o demônio da morte) que o apertava foi se encolhendo como se fosse plástico perto do fogo. Nesse exato momento, recuperei-me da falta de ar e senti a presença refrescante e libertadora do Espírito Santo.
Esta experiência revelou-me a grande realidade de Efésios 6:12. Os demônios estão trabalhando em prol do reino de Satanás, e guerreiam contra todos os salvos. Se você é um salvo, então, saiba que agora mesmo existem demônios se opondo contra a tua vida. Eles almejam destruir a tua comunhão com Deus e anelam estabelecer o reino fracassado do diabo sobre vocês!!! Portanto, jejue para se defender nas batalhas espirituais contra as hostes derrotadas de Satanás. ? Eu posso lhe dizer com experiência de 15 anos que o jejum é uma arma defensiva e nos fortalece nas batalhas espirituais! (Não precisamos jejuar para derrotar Satanás, pois ele e sua gangue foram derrotados na cruz do calvário por Jesus, o Nosso Senhor ? adonay-Nissi . cf. Cl.2:15; I Jo.4:4).
05- Adiciona fé à oração: Você sabe ao jejuar que sua oração está sendo ouvida pelo Senhor. Pois, os santos tanto do Velho como do Novo Testamento adicionaram fé às suas orações por meio do jejum. Eles sabiam que Deus ouvia um homem consagrado. Não há dúvida que o jejum adiciona fé à oração. Permita-me contar a seguinte experiência:
Em 1998, numa sexta-feira (eu estava jejuando), antes de ministrar no culto da madrugada, estava orando no Espírito pelo culto quando subitamente veio no meu espírito uma palavra de sabedoria dizendo-me: "Hoje virá ao culto uma serva minha com um caroço no seio direito. Ela está muito aflita e não quer ser operada. Chame-a à frente, pois vou curá-la instantaneamente". Quando comecei a ministrar a Palavra, lá estava a irmã, então fiz tudo como o Espírito Santo falou-me (foi necessário fé!). Você sabe qual foi o resultado? ? Aquela senhora enferma foi curada na hora perante toda a Igreja. Ela testemunhou perante 180 pessoas, entre lágrimas, dizendo: "Na hora da oração senti o fogo do Espírito sobre o meu corpo. Eu fui curada a gora mesmo!!!".
06- Abre o seu coração para que o Espírito Santo o toque, o encha e o use mais completamente: Quando Jesus passou seus quarenta dias no deserto em oração e jejum para ter a capacitação sobrenatural de Deus, lemos que Ele voltou "no poder do Espírito Santo" (Lc.4:1a). Em outras palavras: Jesus estava revestido da unção do Espírito Santo e aberto completamente para ele. O jejum ajuda a colocar de lado o que é tangível e a esperar nos recursos celestiais. Tenho experimentado grandes resultados em minha vida através do jejum. É tremendo!!!
Em 1993, no mês de junho no dia 09, em plena consagração [estava jejuando 10 dias com propósito de vencer uma grande tribulação que estava passando no Ministério], recebi uma revelação por meio de visão e ouvi a voz do próprio Senhor Jesus ordenando-me: "Inicia um vale de intercessão, pois, Eu trarei muitos de longe e os abençoarei pelo Meu Espírito. Te usarei como canal de benção para muitos!".
Em obediência a esta revelação, iniciei o vale de intercessão com apenas 15 pessoas no dia 12 de junho de 1993, e desde esse ano até a data de 16/06/2000 mais de 1.000 pessoas foram Batizadas no Espírito Santo, centenas foram reveladas, restauradas e curadas pelo poder de Deus! ? Eu glorifico a Deus por aqueles 10 dias de consagração que passei na sua presença!

O Jejum deve ser feito em segredo

Muitos irmãos que conheço [os chamados "espirituais"] fazem dos seus jejuns motivo de alarde, isto é, desfiguram o rosto, andam com um odor terrível e com um ar de espiritualidade dizem: "Hoje já perdi até as contas de quantos dias estou jejuando". Isto é pura hipocrisia! ? A Bíblia nos ensina que o jejum deve ser feito em segredo. Não precisamos tocar trombetas durante o jejum. Foi o próprio Jesus que nos ensinou: "E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porém tu, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está o culto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará" (Mt.6:16-18). Quando o jejum é feito secretamente, a recompensa é certa: "...E TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO, TE RECOMPENSARÁ".

O jejum deve ser discreto, secreto, íntimo e pessoal.

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]