1.    INTRODUÇÃO

Epicuro buscou seu estudo na história, época em que tudo era centrada na pólis (cidade estado) época também que ocorreu a expansão da cultura grega. No momento em que o auge era a pólis, a ligação entre a busca da virtude e busca da felicidade era dado pela política, surge Epicuro com ideia de que dever haver o desligamento dos cidadãos, ou seja, não tinha mais a ideia de que um cidadão decidia pelo outro, isso importava também em desligar a ética da política; Para Epicuro a ética está no individuo, a ética centrada no individuo. A busca pelo ideal de felicidade não esta no conjunto político, mas sim em cada individuo. Essa ideia parecia na época meio absurda por eu o individuo não seria capaz de sozinho buscar e alcançar a plena felicidade, mas hoje isso é claramente perceptível na vida dos seres humanos.

 

  1. 2.    DESENVOLVIMENTO

Essa idéia de Epicuro é de grande praticidade na sociedade em que vivemos e se levarmos ela para dentro dos cursos universitários, especificamente o da administração podemos perceber que o aluno pode buscar e alcançar seu sucesso acadêmico e profissional basta acreditar no seu potencial.

Na ideia de Epicuro basta que cada uma faça sua parte para que se possa chegar a um sucesso coletivo, não é esperando pela atitude da sociedade ou dos rumos políticos que vamos alcançar o prazer de viver e de ter uma vida mais prazerosa. Dentro do curso iremos passar por muitas angustias medos, duvidas e baseando-se no livro de Epicuro devemos encarar tudo isso com serenidade e confiança de que tudo irá dar certo, basta acreditar que a felicidade primeiramente depende de nossas atitudes. O livro nos mostra que diante das adversidades que iremos enfrentar das dúvidas durante o decorrer do nosso curso as amizades são necessárias para que consigamos nos manter sempre vivos e com os pés no chão, sem fraquejar e acreditando que para manter a felicidade é preciso  ter sempre em vista o prazer de uma vida simples entre amigo.

Epicuro afirmava que a felicidade é fruto de 3 (três) coisas: Amigos, Liberdade e Reflexão sobre a própria vida. Hoje isso ganha ainda mais concretude por que na vida os amigos são essenciais para um bom desempenho tanto pessoal, intelectual, emocional, psicológico e também de suma importância dentro do nosso curso, pois podemos montar grupos de estudos para tirar dúvidas, resoluções de exercícios para o bom desempenho acadêmico; A liberdade implica dizer o que se pensa sem ter medo de ser recriminado, pois não existe amizade sem ter a liberdade de expor o que pensamos o que fazemos; Para Epicuro a liberdade vem da possibilidade de escolher com quem iremos trabalhar e essa ideia levada para a administração de uma empresa ou para um curso universitário tem todo sentido, pois sempre que estamos perto de pessoas que no fazem bem, nos trazem confiança a tendência é produzir mais e com mais qualidade; A reflexão sobre a própria vida mostra a sabedoria dos ser humano em reconhecer um erro e consequentemente pedir desculpas, é saber de seus acertos e ensinar e expandir esse conhecimento. Segundo Epicuro quando detectamos um problema e anotamos fica mais fácil elimina-lo ou amenizar suas consequências.

No âmbito do curso de administração podemos encaixar perfeitamente esse 3 (três) importantes elementos ditos por Epicuro, senão vejamos: Dentro de uma classe todos devem ser e demonstrar amizades, tanto entre alunos, quanto entre esses e os professores; Deve existir a liberdade de expressar sua opinião quando ocorre a discordância sobre determinada matéria  ou ponto de estudo, sem ter o medo de ser rejeitado ou tratado com indiferença pelo professor ou pelos colegas de sala; E saber avaliar ao final de cada dia de estudo o que foi proveitoso naquele estudo, e avaliar o que não deve se repetir, pois muitas vezes algumas atitudes machucam e causam um clima ruim dentro daquele ciclo, e quando ocorre uma analise, reflexão sobre o ocorrido se torna mais fácil a correção e consequentemente o restabelecimento do bom convívio com todos.  

  1. 3.    CONCLUSÃO

Portanto a felicidade não existe se não tivermos a capacidade e a coragem de avaliar nossas atitudes e buscar a cada dia o sentido para a palavra felicidade. Não se consegue chegar à plena felicidade se não somos capazes de fazer uma alta analise, uma alto critica de nós mesmo, ou seja, se  ficarmos sempre nos escondendo por trás de fantasias, medos, angustias nunca saberemos o que realmente significa a palavra felicidade. O curso de administração vai continuar nos mostrando eu para consigamos alcançar a real felicidade acadêmica e futuramente a profissional temos que saber buscar situações e aprender que a felicidade depende de nós, mas que sozinhos não iremos alcançar nossos objetivos e é por isso que temos que sempre manter e cultivar um grande e confiável ciclo de amizades. Essa reflexão dentro de uma empresa ou de um curso acadêmico é bastante salutar, pois irá evitar muitas confusões, indecisões e consequentemente sempre teremos um bom convívio, uma boa relação com todos.

Pela presente analise podemos chegar a conclusão de que não adianta ter muito dinheiro, se não temos um ciclo de amizades boa, se não temos liberdade de escolher as pessoas com as quais iremos nos relacionar e principalmente se não somos capazes de fazer uma alto analise de nossas atitudes. Apesar de ter sido escrito a muito tempo esse livro a cada dia mais mostra

a realidade da nossa sociedade, ou seja, como devemos agir e pensar para que consigamos a tão sonhada felicidade.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). Trad. e apresent. de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: UNESP, 1997.