O inimigo não para o servo de Deus

 

*Referência Bíblica: Atos dos Apóstolos 28.1-10

 1 Estando já salvos, soubemos então que a ilha se chamava Malta.

2 Os indígenas usaram conosco de não pouca humanidade; pois acenderam uma fogueira e nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio.

3 Ora havendo Paulo ajuntado e posto sobre o fogo um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, apegou-se-lhe à mão.

4 Quando os indígenas(bárbaros) viram o réptil pendente da mão dele, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, pois, embora salvo do mar, a Justiça não o deixa viver.

5 Mas ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum.

6 Eles, porém, esperavam que Paulo viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado muito tempo e vendo que nada de anormal lhe sucedia, mudaram de parecer e diziam que era um deus.

7 Ora, nos arredores daquele lugar havia umas terras que pertenciam ao homem principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou bondosamente por três dias.

8 Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Públio; Paulo foi visitá-lo, e havendo orado, impôs-lhe as mãos, e o curou.

9 Feito isto, vinham também os demais enfermos da ilha, e eram curados;

10 e estes nos distinguiram com muitas honras; e, ao embarcarmos, puseram a bordo as coisas que nos eram necessárias.

 

     Quando estava na ilha chamada Malta, o apóstolo Paulo foi atacado por uma víbora (serpente venenosa) em um determinado momento em que se refugiava do frio. Diante daquela situação, Paulo não pediu socorro aos que estavam próximo a ele e não se desesperou, mesmo sabendo que poderia morrer em poucos instantes. Alguns duvidaram dele, pensando até que Deus o tinha salvado do imenso mar para fazê-lo morrer com uma simples picada de uma víbora. Percebemos na introdução do quinto versículo a presença da conjunção adversativa “mas”, que indica contrariedade, ou seja, a atitude de Paulo foi diferente do que era esperada pelos que estavam presentes naquele local. Irmãos, às vezes o desespero vem em primeiro lugar, mas Paulo não se desesperou e não se atemorizou, afinal Deus sempre está conosco e devemos confiar Nele. O que aconteceu com o apóstolo foi para que o nome do Senhor fosse engrandecido e para que fosse respeitado naquele lugar, visto que o compararam a um deus, mas Paulo em momento nenhum fez disso algo que o beneficiasse e para que se fosse exaltado. Ele continuou a curar os enfermos como fazia de costume e seguiu com a sua viagem.

    Em muitos momentos das nossas vidas somos acometidos por víboras, somos atacados, perseguidos, injuriados por elas e o desespero vem e consequentemente a falta de fé. Nós devemos fazer como Paulo, nos acalmar e nos humilhar diante de Deus. Devemos ter mansidão e longanimidade para enfrentar a víbora de cada dia. Muitos são aqueles que duvidam da nossa capacidade (versículo 6) e querem que desistamos diante das lutas. A Bíblia não cita se Paulo falou com o Senhor em pensamento (em oração) ou se o Senhor falou com ele, mas o que sabemos é que Paulo soube lidar com a situação e não se vangloriou por causa disso, porque sabia que era pela permissão de Deus. Assim como foi com Davi diante do gigante ( 1 Samuel 17.37 “ Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”.), como foi com Daniel na cova dos leões( Daniel 6.22 “O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”)e com Jó ( Jó 42.10 “O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía) em meios às adversidades, devemos vencer as lutas confiando em Deus e acreditar na vitória. O Senhor sempre está conosco, o inimigo não para o servo de Deus, não se sinta ameaçado(a) pelos bárbaros que conhecemos na nossa vida, não duvide do poder de Deus porque para Deus nada é impossível (Lucas 1.37).

Deus seja louvado!                                                                                                       

Daiana Silveira Moura

e-mail: [email protected]