Com o descobrimento do Brasil, chegaram também os jesuítas trazendo consigo um método que ensinaria os indígenas a ler e escrever, mas também ensinariam a sua religião. Os jesuítas ensinavam as indígenas e os colonos e foi assim o começo do conhecimento das letras no Brasil. O trabalho dos jesuítas se deu até o surgimento de problemas com a Coroa Portuguesa e por consequência tiveram problemas nas colônias também então foram expulsos daquelas terras.
Com a expulsão dos jesuítas a educação desarticulou-se e o governo não conseguiu organizar qualquer outro sistema que substituísse a ação dos jesuítas. Que pena, pois a principal missão dos jesuítas era de estruturar escolas onde pudessem ensinar a ler, escrever, contar e cantar mais principalmente criar um lugar para preparar novos missionários (jesuítas). Após a expulsão desaparecem também as ideias pedagógicas que dava sustentação ao ensino dado pelos jesuítas. Presa as determinações do Reino, a educação sofria na sua edificação precária, tinham dificuldades para encontrar mestres eficientes por causa do grande número de leigos atuando nas escolas de primeiras letras. Como já sabemos as meninas não tinham acesso para aprender a ler e escrever, os meninos sim. As meninas aprendiam a bordar cantar entre outras atividades. Mas passando o tempo as moças de família passaram a ser instruídas nas escolas particulares por leigos tanto quanto nas religiosas.
Após a república mudanças surgiram e todo o mundo discutia como parte do desenvolvimento a educação inclusive o Brasil. As mudanças promoveram um novo valor atribuído à escola e a intenção de levá-la a população, pois o Brasil queria se igualar aos grandes países. Com a preocupação de ensinar, a escola normal voltava-se para a formação de professores, a ideia agora era de introduzir classes mistas colocando mulheres para ensinar meninos e meninas juntos, pois era vista com bons olhos o objetivo de ampliar a escolaridade da população.
No decorrer dos anos chegaram ao Brasil escolas estrangeiras com novos métodos de ensino e novas ideias pedagógicas também. Com a Reforma Geral da Instrução Pública, a escola se desenvolveu e foi procurada por muitos inclusive as moças que queriam ampliar seus conhecimentos antes negados. O sistema de educação sofreu altos e baixos até chegar aqui.
Com o passar dos tempos às escolas vem se aprimorando e abrindo um leque de ofertas a estudantes que buscam se capacitar cada vez mais, pois a busca pelo conhecimento vem de uma luta antiga pouco depois do descobrimento do Brasil e continuara até que todos sejam alfabetizados.