Aspectos Biográficos - V.T

Polarizada entre o sucesso e a redenção, a vida dos bravos filhos de Roma no Brasil do século XIX constitui-se em evidente batalha pela sobrevivência e objetivação dos sonhos forjados ainda no velho continente. Assim foi com  Vitale Tambellini, jovem toscano de Lucca que aventurou-se nas terras tropicais brasileiras e, na ânsia de melhoria de vida e conquista de um novo mundo, renunciou ao zelo da família e da terra de origem e partiu para o Brasil.

Estabeleceu-se na cidade paulista de Amparo, na região de Campinas, onde outros familiares já viviam e recomendavam o burgo, medida certa à prosperidade e obtenção de bons resultados.

Como muitos italianos, Vitale transferiu para o Brasil seus conhecimentos culturais e técnicos, ainda pouco presentes no interior do país. Iniciou produção de licores, xaropes e vinagre, inicialmente em pequena produção artesanal, todavia, a empresa Tambellini expandiu-se, tornando-se próspero grupo empresarial da cidade de Amparo, produzindo milhares de litros diariamente, produção esta comercializada em todo o país. Seus principais produtos eram o ‘Aperitivo Vitale’, ‘Vinho Quinado’, ‘Chumbo Grosso’, ‘Fernet’ e o tradicional ‘Guaraná Nonó’, de consumo nacional.

O Grupo Tambellini, pela qualidade e representatividade de seus produtos foi agraciado com Medalha de Ouro e Diploma de Mérito na Primeira Feira Industrial de São Paulo, no ano de 1926.

Produziam também diversas qualidades de doces, na firma ‘A Pioneira’, sob responsabilidade de Arthur Caleffi Tambellini, filho do industrial Vitale. Foram pioneiros ainda, na instalação de cinemas na cidade de Amparo, sendo proprietários dos Cine Santa Helena e Cine Variedades, ambos localizados na principal via pública da cidade.

Certamente, a figura de Vitale Tambellini ilustra de forma cristalina o padrão de sucesso alcançado por italianos no Brasil, tal como alcançou o Conde Francesco Matarazzo e o Conde Rosolfo Crespi, este último amigo pessoal do biografado.

Transcrevo aqui as homenagens da população amparense perante esse ilustre cidadão que tanto engrandeceu e enriqueceu a cidade de Amparo.