Resumo:

É cada vez maior a procura por fontes de energia alternativas com objectivo de substituir os derivados do Petróleo, especialmente após a crise da década de 70.

                Uso do gás natural como combustível veicular está em ascensão a nível mundial, como constatado em mais de 60 países que optaram por este combustível alternativo. Há duas razões principais pelas quais estes países optaram por implementar projectos de Gás Natural Veicular (GNV). As vantagens do GNV podem ser encaradas de duas perspectivas diferentes, que podem ser inicialmente consideradas conflituantes, mas que na verdade têm uma ligação íntima:

  • Por um lado, em alguns países, o gás natural é escolhido como um meio de reduzir drasticamente os custos da saúde sociais, devido à redução das emissões poluentes, principalmente partículas, benzeno e ozono nível do solo;
  • Por outro, noutros países, optaram pelo GNV como um instrumento económico, tirando proveito de seu baixo custo, com a finalidade se expandir em termos de deslocações. Fretes com custos baixos representando uma poupança expressiva, influenciaram o crescimento do sector rodoviário, ao mesmo tempo libertaram excedente exportável de petróleo e combustíveis sólidos para gerar rendimento a Nação .

Contudo é de realçar que os países que optaram pela forma de conveniência económica também receberam benefícios para o ambiente derivados da utilização de GNV. Estes benefícios extra, em comparação com os países que seguem metas de ar limpo será, obviamente, mais "limpo" do que os de programas de economia orientada. A tecnologia GNV tem desenvolvido em sintonia com a evolução tecnológica dos veículos. No processo de desenvolvimento da indústria automóvel mundial, alguns factores têm um papel importante. Estes factores consistem em exigências do mercado, aumento de custos de combustível, dos regulamentos internacionais, preços, qualidade e diversidade de veículos...mas na última década, o papel de veículos em crise energética e a catástrofe ambiental é mais importante do que outros. De acordo com o consumo irregular de combustíveis fósseis e a poluição alta das grandes cidades, centros de pesquisa e indústrias de veículos têm feito avanços efectivos para substituir os combustíveis efectivos por alternativos e novas energias. Esses desenvolvimentos tem como base o GNV, e o seu grande avanço pode conotar o gás natural como o combustível de transição uma vez que este se está aproximar do combustível que todos aspiram e que se prevê que será o seu sucessor natural, o “hidrogénio”.

Este trabalho concentra-se numa abordagem universal sobre o uso do combustível alternativo, o GNV, para motores a gasolina e Diesel que crescem como uma tecnologia moderna do mundo e que repercutem um impacto significativo na economia e no ambiente. Tem também como objectivo fazer uma análise custo-benefício da conversão dos autocarros urbanos ao GNV e dos veículos ligeiros de frotas empresariais.

Palavras-Chave: Gás Natural, Gás Natural Veicular, GNV; VGN, Gás Natural Comprimido, GNC