O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

 

 

O professor da Escola Dominical deve estar atento aos avanços tecnológicos e científicos. Essas mudanças impactam a sociedade e consequentemente a igreja.

 

Não podem ser alheios a esses acontecimentos pois esses refletem diretamente na nossa prática.

 

São alunos com laptop, celular, orkut, facebook, blog, a própria forma de comunicação do homem mudou.

 

Identifica-se uma sociedade complexa em um mundo globalizado. Se o professor não acompanhar esses avanços pode ser sucumbido pela avalanche de informações.

 

Ensinar a Palavra de Deus não é uma tarefa fácil. O orkut, o facebook estão lotados de alunos, mas quantas horas esses alunos dedicam-se ao estudo da bíblia?

 

Com os avanços dos meios de comunicação o professor passa a ocupar uma posição secundária e tais meios a primazia em conceder informações e sugestões aos alunos.

 

O professor deve rever a sua prática. Sendo um bom educador, amante da leitura, do estudo, do aprendizado contínuo, o mestre sabe que ensinar não é transmitir conhecimento.

 

Na era da informação, o mestre deve lançar mão dos recursos tecnológicos e oferecer aos alunos uma visão contemporânea. Na exposição dos conteúdos aos alunos devem ser motivados a intervirem na realidade revertendo a passividade.

 

Como tem sido as nossas aulas? Nosso alunos estão interessados? O aluno que “navega na internet” terá interesse por uma mensagem distante da sua realidade?

 

Estamos diante de um novo aluno com novas características, um novo espectador. Não posso utilizar os mesmos métodos de 30, 40 ou 50 anos atrás.

 

A sociedade está em constante mudança e esta não é mais local e sim mundial. O aluno de hoje interage com pessoas de outras países e continentes.

 

O professor deve construir uma nova comunicação com os alunos.

 

O educando passa a ter participação na construção do conhecimento. Professor e aluno aprendem.

 

A tecnologia pode potencializar o ofício do professor.

 

 

 

Jurema de Souza Martins

Assembléia de Deus Ministério Barão de Petrópolis

Congregação Filadélfia – RJ

Preletora, educadora cristã

[email protected]

http://preletorajurema.blogspot.com