O IMAGINÁRIO INFANTIL E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Jane Ferreira Senra e Silva

Lucinaira Maria Cristo

O presente trabalho trata-se de uma análise realizada a partir de contribuições das narrativas de Monteiro Lobato no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 4 e 5 anos do Centro de Educação Infantil Eusébio Justino de Camargo de Nova Olímpia-MT. Um estudo de caso realizado por intermédio de pesquisa das obras de Monteiro Lobato tendo como fundamentação teórica obras de Henri Wallon.

Para Wallon a criança de 3 a 6 anos de idade vive a fase denominada de “Estágio do Personalismo” que se caracteriza pela formação da personalidade se fazendo necessário lidar com as emoções que se apresenta através da vivência do real e do imaginário. Com base nisso, o trabalho em questão teve como objetivo principal o estímulo ao imaginário das crianças através de algumas obras de Monteiro Lobato, contribuindo assim, para que os alunos formulassem conhecimentos acerca do contexto em que vivem.

Além de ser fonteriquíssima de conhecimento, o trabalho com a literatura na educação infantil possibilita o contato da criança com a linguagem escrita e com a leitura de forma prazerosa. Sendo assim, a rotina de trabalho com as narrativas é fundamental para a formação de futuros leitores. Diante disso destacou-se nessa pesquisa o trabalho desenvolvido pelas professoras da educação infantil da escola supracitada com algumas obras literária possibilitando o contato com o repertório de Monteiro Lobato que abordou o cotidiano familiar de forma criativa.

De acordo com os objetivos propostos observamos junto aos alunos envolvidos uma melhor capacidade de concentração, maior interesse em ouvir e apreciar narrativas, bem como, uma melhora nas expressões: corporal e oral. Sendo necessário destacar o envolvimento da família na realização de várias atividades desenvolvidas no decorrer dos trabalhos com as crianças, contribuindo assim, para a socialização entre alunos, família e escola.

Palavras-Chave: Criança, Literatura e imaginação.