.


Podemos analisar a questão do velho como a questão da criança, ambos precisam ser respeitados como seres completos, autônomos e dignos de se posicionarem .
A diferença consiste em que a criança você encaminha através da educação, do amor e acima de tudo com a verdade.
A criança também ensina, basta ter humildade para observá-la, escutá-la e compartilhar suas idéias, expectativas, esperanças, ouvir suas intuições e compreender o modo lúdico que ela vê o mundo.
Suas descobertas desde o primeiro ano de vida, faz-se também através dos objetos que a cercam, fonte de manipulação para o reconhecimento do meio em que estão inseridas.
A criança deve ser assistida e sempre ter o direito de expressar-se através da fala, do choro, de gestos e outras manifestações. Cabe aos seus responsáveis, o diálogo e não repressões que conduzam a violências físicas, morais ou emocionais.
No contexto social, o idoso também precisa de autonomia para expor-se, caminhar e participar ativamente da construção histórica da nação e ter suas experiências reconhecidas na formação de um contexto crítico, onde a história da humanidade é repleta de retalhos que não se encaixam pela ausência de respeito aos que não estão na idade ideal.
As duas parcelas que formam a sociedade; crianças e velhos, contribuem ativamente para decisões assertivas no seio familiar e no mesmo lócus, parecem dissociadas e culturalmente distantes e só se unem quando crianças e avós se abraçam e juntas pensam naquilo que uma representa para outra.
A função do velho na sociedade é mais que ser avô, avó, ele representa um ser experiente, cheio de luz que pode abraçar também todas as criaturas que buscam respostas e força para continuar.
Não pretendo exaltar o velho, mas acordá-lo para ouvir sua intuição, avaliar suas críticas, abrir o coração e permitir que a criança que caminha ao seu lado, possa também fazer parte de suas reflexões, de suas orações e acima de tudo, caminharem de mãos dadas.
Os jovens que também são netos, precisam valorizar seus velhinhos e todos os velhinhos da esfera terrestre, assim como seus pais, enfim é toda uma escala hierárquica que nessa cadeia de valores contribuem para um mundo melhor, onde a criatura humana possa ter a visão de respeito e amor ao próximo que é a máxima Divina.

Irene Fonseca