CRISTO ama e ajuda os homens, sobretudo os humildes, a superar suas dificuldades pelo amor, pela fé e pela certeza de que DEUS é nossa ajuda. JESUS fala do REINO que traz vida por isso ele começa sua atividade na Galiléia, região distante do centro econômico, político e religioso do seu Pais, a pregação de JESUS tem a mesma radicalidade que a de João Batista: É preciso total mudança de vida, porque o REINO DO CÉU está próximo. “O REINO” é o tema central de sua pregação e cobre toda a sua vida pública. Ele consiste substancialmente na libertação do homem. De seu mundo interior dos instintos, das paixões, das servidões espiritual, das maldades e dos ódios; numa palavra: do pecado e seus precedentes. Também da libertação exterior: Da escravidão, da opressão, da discriminação social, da injustiça do legalismo,,do medo e até certo ponto, da morte. Esta Libertação chama-se REINO DE DEUS porque é operada pela graça, força sobrenatural intima e profunda, comunhão de vida com DEUS.
Não é possível praticar o amor que CRISTO quis instaurar entre os homens, sem uma prévia conversão intima do sujeito humano e uma transformação profunda das estruturas sociais. Neste sentido e só neste sentido, pode-se dizer que CRISTO foi revolucionário e até o maior revolucionário da História, porque ninguém sacudiu as consciências intensamente quanto ele. Por isso não hesitou em combater todas as estruturas sociais e Religiosas que estivessem em oposição com o novo homem e o novo comportamento que ele propunha inaugurar. Insurge-se não somente contra os profanadores do templo e seus opressores espirituais, os fariseus e escribas.
É difícil encontrar em qualquer literatura do mundo uma invectiva tão contundente contra a autoridade espiritual constituída como a de CRISTO contra os chefes espirituais de seu tempo. Nem Poupa as criticas e ironias contra a autoridade política, embora manda dar a “Cesar o que é de Cesar”. Numa sociedade dominada pela opressão moral e pelo medo, CRISTO levanta a bandeira da liberdade espiritual e do AMOR. A liberdade iniciada por JESUS não é para ser abafada ou ficar escondida, mas para se tornar conhecida e contagiar a todos, para atingir o mundo inteiro.